Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/09/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sra. presidente, srs. deputados, sra. deputada, venho à tribuna desta Casa, em primeiro lugar, para cumprimentar o cooperativista Luís Hilton Temp, que recebeu a medalha do cooperativismo na última semana. Ele é uma pessoa de uma importância muito grande para o cooperativismo, até devido ao trabalho que tem prestado ao setor.
Em segundo lugar, quero agradecer à Mesa desta Casa, que na última terça-feira aprovou o nosso requerimento no sentido de criar a Frente Parlamentar Cooperativista. E devemos, na próxima semana, com os deputados que assinaram o pedido, a proposta, fazer uma reunião, eleger o coordenador desse fórum, para, a partir daí, chamarmos o presidente da Ocesc e começarmos a trabalhar uma proposta em defesa do setor cooperativista, uma vez que todos nós, os 40 parlamentares que estão aqui, com certeza, temos reconhecimento pela importância do trabalho que desenvolve o setor cooperativista do estado de Santa Catarina.
Um outro assunto que quero levantar nesta manhã diz respeito à audiência pública que realizamos, na segunda-feira passada, em Chapecó, para tratar das questões ambientais, deputada Ada De Luca. Acredito que, das últimas audiências públicas, essa foi uma das mais concorridas, com a participação de todos os segmentos que envolvem a questão ambiental no nosso estado e no nosso país.
Lá estavam o Ministério Público, o Poder Judiciário, além de um grande número de parlamentares desta Casa. Pudemos contar também com a participação efetiva dos prefeitos, do secretário estadual da Agricultura, dos secretários municipais de Agricultura e de muitas lideranças dos nossos municípios, tendo em vista a importância do tema que estava sendo discutido.
Nobres colegas, tenho o apoio da comissão de Agricultura, dos parlamentares que fazem parte da comissão de Agricultura, e tenho certeza de que na comissão do Meio Ambiente desta Casa também terei todo o apoio para que Santa Catarina possa, realmente, encaminhar uma proposta em defesa, deputada Ana Paula Lima, das questões ambientais do nosso estado. Tenho certeza também de que poderemos contar com o apoio dos parlamentares federais, dos nossos senadores, porque vivemos, deputado Silvio Dreveck, no interior e sabemos da importância da questão ambiental na agricultura dos pequenos municípios. Sabemos o que estamos criando, o impacto que causará, o impacto negativo que vamos ter para o estado de Santa Catarina, se tivermos que obedecer a essa legislação que está em vigor. E esse é um levantamento que a Epagri se propôs a fazer e que foi apresentado em Chapecó. Ele mostra que podemos perder mais de 40 mil famílias que estão vinculadas à agricultura.
Todos os dias, nesta Casa, ouvimos e vemos também, deputado Manoel Mota, através dos nossos veículos de comunicação, televisão, jornais, a imprensa toda, que a insegurança é difícil de ser contida nas grandes cidades. E sabemos que muitos pobres infelizes são oriundos de famílias que saíram do interior e foram para a cidade em busca de uma vida melhor. Então, temos que trabalhar, que nos unir em defesa da permanência dessas famílias de agricultores no campo, para que continuem a missão de produzir alimentos e que consigam sobreviver com dignidade.
Temos tido e acredito que vamos ter sempre o apoio dos nossos parlamentares, sei que vamos ter sempre o apoio do nosso governador Luiz Henrique, para que juntos possamos também sensibilizar o governo federal, porque é no Congresso Nacional que o governo federal tem o poder de mudar a legislação no sentido de que atenda essa necessidade de Santa Catarina.
Por isso, quero deixar mais uma vez registrada, nesta Casa, a nossa preocupação. E vamos trabalhar juntos. Vamos ter mais uma audiência pública, em Lages, solicitada pela Câmara de vereadores, uma outra em Joaçaba, enfim, vamos trabalhar em todas as macrorregiões, para que se possa sensibilizar também as autoridades, o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Ibama, a Fatma, porque precisamos de parceiros para trabalharmos essa questão que entendo de muita importância para o estado de Santa Catarina.
Concedo ao deputado Manoel Mota o restante do tempo que pertence ao PMDB, porque s.exa. deve falar muito em beatificação, aqui, na tribuna.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)