Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/08/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, eu quero continuar, deputado Antônio Aguiar, dizendo que a preocupação é de todos os 40 deputados, pois estamos vivendo um momento muito sério e, claro, de muita preocupação.
Se formos ver os hospitais do interior - e estão aqui vereadores do município de Concórdia, cuja presença já registramos -, ficamos preocupados porque estamos sem leitos. Os leitos estão totalmente tomados e em alguns hospitais não há vagas na CTI. Isso gera pânico nas pessoas. Eu sei que tanto as secretarias municipais de Saúde, quanto a secretaria estadual de Saúde e o governo do estado estão preocupados, estão tentando achar a melhor forma de equacionar a situação; sabemos também que o governo federal procura buscar a melhor a forma, mas acho que são necessárias, neste momento, ações decisivas.
O que podemos fazer para aumentar as vagas nas CTIs? Como podemos facilitar o aumento de leitos nos hospitais? Precisamos de CTIs móveis, de leitos em hospitais de pequenos municípios que possam ser adaptados e melhorados para acolher as pessoas que precisam de atendimento.
Então, é um momento, deputado José Natal, de muita preocupação. Nós, do oeste de Santa Catarina, temos um clima muito ruim, um clima úmido, de muito frio, propício para a gripe comum e junto com ela vem a gripe A, fazendo vítimas e levando um número grande de pessoas aos hospitais.
O deputado Kennedy Nunes disse que as informações às vezes são distorcidas, que as informações precisam ser prestadas com veracidade. Assim, neste momento devemos buscar parceria com os veículos de comunicação para tranquilizar a população de uma forma segura. A população precisa ficar tranquila e ter o atendimento na hora em que precisar.
Deputado Joares Ponticelli, sei que a região de Tubarão tem tido sérios problemas, que está tendo extremo cuidado, mas que está perplexa, não sabe o que precisa fazer, está preocupada, está desesperada, como a maioria dos nossos municípios. Então, nós temos que construir uma possibilidade conjunta para dar segurança às pessoas que precisam de fato de atendimento, seja no posto de saúde dos municípios, seja nos hospitais, ou seja através do apoio do governo estadual e do governo federal. O certo é que temos que dar tranquilidade à nossa população.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli- V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Sei o quanto v.exa. está preocupado com essa questão, assim como todos nós, até porque a minha cidade de Tubarão e a sua cidade de Concórdia foram as primeiras a confirmar os casos de morte pela gripe A. De quinta-feira para cá a situação de Tubarão, infelizmente, agravou-se bastante. O prefeito Manoel Bertoncini, juntamente com todos os agentes, inclusive o próprio secretário Dado Cherem, não teve outra saída senão decretar situação de emergência no município. Todas as atividades escolares da rede municipal, estadual e particular, inclusive a nossa Unisul, foram suspensas. Formaturas foram canceladas; restaurantes, bares, casas de show e cinemas foram fechados pelo prazo de 30 dias.
Realmente hoje, pela manhã, em Tubarão, a impressão que se tinha era de uma manhã de domingo e não de terça-feira, por causa do pouco movimento. As pessoas estão preocupadas com a gripe A. Entendo que essas medidas provocam grande impacto, inclusive na economia, mas precisam ser adotadas.
O prefeito Manoel Bertoncini reconhece que houve excesso em alguns questionários, mas a essas alturas acho melhor pecar por excesso do que por omissão. É preciso quebrar a cadeia. A cidade de Tubarão, deputado Genésio Goulart, infelizmente está com grande número de casos suspeitos e é preciso, sim, a adoção de medidas como aquelas que foram adotadas, ontem, pela prefeitura, pela secretaria da Saúde, porque toda prevenção neste momento é necessária para que se rompa esse ciclo, pelos menos nesse período crítico, e dê-se segurança à população.
Parabéns pela manifestação, deputado Moacir Sopelsa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado.
Como v.exa. disse, apesar da sensibilidade do governo do estado, do secretário da Saúde, dos prefeitos, do governo federal, acho que precisamos construir uma segurança ainda maior.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)