Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/11/2020
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Inicia cumprimentando o novo conselho de administração da Cooperativa Aurora. Parabeniza o presidente eleito, Neivor Canton, o vice-presidente, Marcos Antônio Zordan, e o secretário, Romeo Bet. Conta que também foram eleitos os conselheiros Luiz Carlos Chiocca, Cláudio Post, Élio Casarin e Sérgio Marcon. Deseja sucesso aos novos componentes do conselho administrativo e destaca a importância do cooperativismo para o Estado de Santa Catarina, muito bem representado pela Cooperativa Aurora.
Discorre sobre a delicada situação da saúde pública no oeste catarinense, por conta da pandemia de Covid-19. Destaca o cuidado que o momento exige e expõe preocupação com eventos e aglomerações, citando a importância de que sejam cumpridos os protocolos e medidas de restrição.
Faz relato da estiagem no oeste do Estado, mencionado a dificuldade que os agricultores têm enfrentado por conta do momento adverso. Pensa que mais de 50% das lavouras que foram plantadas estão perdidas, e outras estão sem previsão para o plantio. Cita o expressivo aumento no preço do milho e da soja.
Afirma que o Estado precisa pensar em alternativas para minimizar o prejuízo que está acontecendo e cita o considerável aumento do custo de produção de alimentos.
Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Lembra que foi colega de Neivor Canton quando cursou sua pós-graduação em Direito Administrativo. Faz elogios ao presidente da Cooperativa.
Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Comenta a eleição da cooperativa, diz que conhece a carreira de Neivor Canton e deseja sucesso ao novo presidente da Aurora.
Deputado Valdir Cobalchini (Aparteante) - Faz referência a eleição municipal de 2020, e cumprimenta todos os candidatos do MDB. Cita a considerável influência do Partido, que tem o maior número de Prefeitos eleitos no Estado catarinense. [Taquigrafia: Roberto]