Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/10/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Também gostaria, da mesma forma, de cumprimentar o deputado Edison Andrino e dizer que estamos solidários com o nosso ex-governador, diante daquilo que s.exa. acaba de mencionar da tribuna.
Iria usar esse horário do partido para falar sobre dois assuntos, mas como não vou ter tempo, apenas cumprimentarei o deputado Padre Pedro Baldissera por haver abordado a preocupação com os produtores integrados.
Quero voltar a falar sobre esse assunto, mas quero deixar registrado que é uma preocupação verdadeira e que foi importante o pronunciamento do deputado Padre Pedro Baldissera, porque realmente vemos a agricultura, a suinocultura e a avicultura empobrecendo. Ao mesmo tempo, estamos vendo as nossas indústrias a cada dia com mais dificuldades financeiras também. E tudo isso é uma questão de sobrevivência dos nossos municípios, porque essas atividades têm uma importância muito grande no desenvolvimento do estado.
Srs. deputados na semana que passou esta Assembleia aprovou, eu não estava presente, uma moção de nossa autoria reconhecendo um trabalho que os bombeiros militares Adair Flamia, Cristian Aurélio, Salmo Ramos Filho e o bombeiro voluntário Luiz Carlos Matos fizeram no rio do Peixe, no dia 16 de agosto de 2009. Esses bombeiros praticaram um ato elogiável, colocando em risco as próprias vidas, para salvar pessoas que tentavam atravessar o rio do Peixe.
A Assembleia aprovou uma moção pedindo que o comando-geral do Corpo de Bombeiros, através do coronel PM Álvaro Maus, reconheça o ato de bravura desses bombeiros. Entendo que estaremos fazendo justiça não só àqueles três bombeiros militares e àquele bombeiro voluntário, mas também estaremos fazendo justiça a todos os bombeiros do estado de Santa Catarina.
Inclusive, nos últimos dias, deputada Ana Paula Lima, tivemos muitos problemas, pois o estado foi assolado por muitas intempéries, chuva de granizo, vendavais, chuva torrencial, ocasião em que os bombeiros sempre estiveram presentes salvando vidas. Por isso, apresentei essa moção e espero que a corporação possa dar a esses bombeiros o reconhecimento devido a um ato de bravura.
Quero encerrar dizendo que gostaria, e vou empenhar-me pessoalmente nisso, que esses bombeiros sejam reconhecidos pelo seu trabalho. Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)