Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/08/2012
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Reno Caramori, que preside esta sessão, srs. deputados, sras. deputadas, o que me traz mais uma vez a esta tribuna no dia de hoje, deputado José Milton Scheffer, é que ontem tive a oportunidade de falar sobre os insumos que estamos trazendo de outros estados para o agronegócio ou para a produção de suínos, aves ou frangos.
Hoje, vi o relato do secretário executivo do Sindicarne sobre a dificuldade que estamos tendo nos portos devido à greve dos fiscais. Aliás, a greve dos funcionários públicos federais está em todos os setores, e aqui não quero entrar na discussão do mérito dos funcionários, pois todos devem lutar por melhores salários. Mas o que me preocupa é que posições precisam ser tomadas.
Deputada Dirce Heiderscheidt, os fiscais têm o compromisso, por legislação, de liberar 30% daquilo que chega aos portos. E se formos ver a questão da carne suína e de aves, se liberarmos 30% daquilo que entra nos portos, sendo que Santa Catarina exporta 40% dos seus suínos produzidos no estado e mais ou menos 30% das aves que são produzidas no estado são exportadas...
Somos o segundo maior produtor de frangos do país e o maior produtor de suínos do país, não sei até quando. Se exportar 30%, os 70% ficarão parados no porto, e já existe um estoque que não tem mais onde deixar. Além de perdermos contratos com as empresas e os compradores internacionais, contratos que foram conseguidos a duras pena, muitos produtores sucumbirão, porque não se dá a estrutura para esses produtos serem carregados.
Então, tem que chamar a atenção do governo federal, do ministério da Agricultura, do ministro da Agricultura, que não tive uma impressão de um homem esforçado para a agricultura, quando estive lá para discutir a questão da suinocultura. Parece que o ministro da Agricultura não conhece muito a área, apesar de ser do meu partido. E não tenho que estar aqui defendendo o partido ou acusando o partido, estou aqui fazendo uma defesa da economia do estado de Santa Catarina. Mas ele precisa tomar posições imediatas, sob pena de nós, com relação àquilo conquistado durante tantos anos, pagarmos o preço desses contratos, se não forem cumpridos, e esses compradores irem buscar o seu produto em outros países.
Quando disse que são muitos os setores em greve, vejo o setor de ensino, as nossas universidades, as escolas agrotécnicas, os nossos fiscais; então, o governo federal, a presidente Dilma Rousseff, precisa tomar uma posição e atender ou discutir, conversar essas solicitações que existem por parte desses servidores, pois cada um vai buscar o seu direito, aquilo que precisa ter.
Não podemos fugir da responsabilidade de quando num setor importantíssimo como esse, das exportações e importações, deixarmos as nossas indústrias sem atenção.
O Sr. Deputado José Milton Scheffer - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não, deputado, sei que v.exa. também é um profundo conhecedor da questão do agronegócio. E eu gostaria de ouvi-lo.
O Sr. Deputado José Milton Scheffer - Deputado Moacir Sopelsa, cumprimento v.exa. pelo seu pronunciamento, pelo senso de oportunidade do momento e necessidade da sociedade catarinense.
Os nossos portos servem a todo o Brasil; muitos produtos são importados daqui e são importantes para a nossa economia.
É realmente muito preocupante, pois o início da cadeia produtiva de muitos setores da indústria e do agronegócio, do produtor de frango, do produtor de suínos, já sofre com a questão da logística no preço dos insumos. E v.exa. fez um pronunciamento no dia de ontem a respeito disso. E agora está ainda mais prejudicado o acesso ao mercado externo, que é fundamental para a cadeia produtiva, que hoje vive esse momento de crise.
Precisamos, sem dúvida nenhuma, sensibilizar o governo federal, as autoridades, para as pessoas que não estão relacionadas com esse cabo de força entre funcionalismo público federal e governo federal.
Não podemos prejudicar os produtores, a nossa indústria de carnes, os nossos industriais de Santa Catarina, porque não é fácil conquistar o mercado externo.
Sabemos do esforço que é feito pelas instituições para conquistarem o mercado externo. E não podemos perder para nós mesmos. Neste momento o Brasil está dando uma demonstração, através desta greve, de que estamos preparados para enfrentar a concorrência externa. E quero aqui me somar ao seu discurso.
É preciso uma ação rápida para diminuir os prejuízos desses setores, para que não possamos perder nossos clientes externos que são fundamentais para a nossa economia, agravando ainda mais a crise.
Estamos numa época de crise mundial, e o Brasil não pode se dar o luxo de fechar seus portos para o comércio externo, tanto para a entrada quanto para a saída de mercadorias, porque hoje o mercado está globalizado, está internacionalizado, e não podemos perder a oportunidade.
Por isso, quero me somar ao seu clamor, ao seu pedido para que as autoridades possam resolver o mais breve possível essa situação que é fundamental para a sociedade catarinense e para o nosso país.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado José Milton Scheffer.
Consulto o deputado Aldo Schneider se gostaria de usar parte do horário do PMDB.
Finalizo, dizendo que essa situação precisa ser discutida, que precisamos encontrar uma forma de acertar, nos primeiros dias, nesta semana, porque vejo que a situação fica muito difícil. Vamos acumular prejuízos para um setor que vem há muito tempo já com crise.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)