Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/07/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, o partido do PMDB é uma mãe! O deputado Nilson Gonçalves é meu amigo e tenho uma admiração muito grande por ele, como também o deputado Serafim Venzon. No horário do PSDB, ele cede o tempo ao PMDB. O aparte do deputado Nilson Gonçalves foi maior do que o horário do partido do PSDB, mas é um prazer, é uma alegria deixá-lo falar. E o deputado Peninha é muito cortês com o chapéu dos outros fazendo regalia! Mas quero agradecer ao deputado Rogério Mendonça, pois v.exa. é uma pessoa que admiro e tenho uma estima muito grande.
Srs. deputados, assomei à tribuna para comentar dois assuntos. Primeiramente, quero cumprimentar o prefeito Dário Berger, que possui uma história política, um prefeito que vem de um pequeno município e teve a felicidade de governar o segundo maior município da Grande Florianópolis, que é São José. Hoje ele é prefeito da nossa capital e teve mais uma vez uma vitória na Justiça, a Justiça prevalecendo, tirando esse peso das suas costas.
Eu acho que se houvesse irregularidade na questão da sua candidatura, isso devia ter sido feito antes da eleição e não depois que o prefeito já havia sido eleito.
Entendo que mais uma vez a Justiça foi correta, fez aquilo que devia fazer e espero que o prefeito possa continuar com o seu mandato fazendo realizações, sendo o prefeito empreendedor que sempre foi.
Um dos assuntos, deputado Antônio Aguiar, que eu gostaria de levantar e saber, deputada Angela Albino, v.exa. que é de Florianópolis, sobre a greve dos transportadores, deputado Cesar Souza Júnior, que também é daqui.
Acho que isso já está passando dos limites. Eu não quero entrar no mérito de quem tem ou não tem razão, mas se estão faltando com o respeito à população. É o nosso comércio, são os usuários, são todos aqueles que precisam do transporte urbano, são aqueles, inclusive, que usam os automóveis, pois hoje, ontem e antes de ontem se instalou esse caos aqui na capital e isso precisa ser resolvido.
Eu acho que já é uma questão de posição da própria Justiça que se discuta, que se defenda os direitos daqueles que estão buscando o salário, mas que se respeite também o direito daqueles que precisam ir e vir.
Para mim é necessário que se vá buscar, que se tenha diálogo, mas se não há diálogo, que se dê o direito àqueles que precisam desse transporte. Quem sabe a própria Justiça possa fazer isso.
Vejo quando se diz que é um direito, é uma obrigação que 20% do transporte precisa ser mantido, mas eu não vejo nenhum ônibus transitar, não vejo esses 20% que são de obrigatoriedade do sindicato colocar para transitar.
Não discuto o direito daqueles que estão buscando uma melhoria no seu salário, mas discuto o direito daqueles que precisam ir e vir, que têm necessidade de ir ao seu trabalho, mas que não conseguem ir porque causa dessa greve.
Então, é necessário que sejam tomadas providências, que seja feita justiça, para que tudo volte à normalidade.
Eu não estou aqui no final de semana, mas durante a semana estou e vejo quanto as pessoas precisam do transporte coletivo para se locomover, mas não conseguem.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)