Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/06/2014
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, deputado Joares Ponticelli, srs. deputados, sra. deputada Dirce Heiderscheidt, senhoras e senhores da imprensa, deputado Neodi Saretta, eu não sei se v.exa. já se pronunciou aqui sobre a nossa sessão solene dos 80 anos do município de Concórdia, mas tenho certeza de que v.exa., quando fizer uso da palavra, também terá orgulho de discorrer sobre a sessão que a Assembleia Legislativa realizou naquele município.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Joares Ponticelli) (Faz soar a campainha.) - Deputado Moacir Sopelsa, quero dizer que naquele mesmo momento eu estava representando a Casa na abertura da 11ª edição da Feagro, em Braço do Norte, junto com um grande número de deputados da região. E na minha breve manifestação justifiquei publicamente a sua ausência, porque v.exa. tem tantos amigos lá e sei que estaria naquele evento, não fosse a missão que v.exa. e o deputado Neodi Saretta estavam empreendendo, em nome da Casa, no município de Concórdia.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Joares Ponticelli. Da mesma forma, lá em Concórdia dizíamos que, embora o requerimento tenha sido apresentado pelo deputado Neodi Saretta e por mim, teve a aprovação dos 40 parlamentares. E mencionamos também v.exa., deputado Joares Ponticelli, que preside esta Casa.
São 80 anos, deputado Serafim Venzon, de um município que tem um povo trabalhador, um povo ordeiro, um povo que contribuiu muito para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina.
E lá naquele momento pudemos ver o que era Concórdia há 80 anos. E talvez um pouco mais, porque há 80 anos é que houve a emancipação político-administrativa do município. Mas com certeza tivemos lá colonizadores que vieram há dez, 15 ou quem sabe 20 anos antes de o município se emancipar, antes de a cidade se tornar município. E precisamos reconhecer a importância que essas pessoas tiveram, o quanto elas trabalharam e o quanto fizeram para que Concórdia, nos seus 80 anos, pudesse ser o município que é hoje.
Naquela época, deputada Dirce Heiderscheidt, os primeiros que migraram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina vieram em busca de constituir uma família e de dar posse, poder e dignidade para os seus familiares.
Como eu disse, naquela época não havia estradas, energia elétrica, nenhum conforto. Muito pelo contrário, todo trabalho que essa gente fez foi com a força de seu braço e do trabalho de cada um.

E isso deixou o município de Concórdia pujante, onde a agroindústria é muito forte e não está presente só no Brasil, mas no mundo todo com a indústria, hoje com a BRF, mas, à época, a Sadia, que também completa 70 anos neste ano. Cresceram juntas, Sadia e Concórdia, uma contribuiu com a outra e nós podemos neste dia em que a Assembleia presta essa justa homenagem, lembrar-nos dos pioneiros, daqueles primeiros que vieram e que começaram o trabalho no nosso município. E lá, com o passar do tempo se instalou o berço da produção de suínos, do material genético de suínos. Lá nasceram as primeiras integrações da produção de frangos.
Lembro-me quando o sr. Atílio Fontana e o dr. Vitor Fontana trouxeram os primeiros animais importados, os primeiros suínos importados dos Estados Unidos dizendo que íamos começar uma leva da produção de carnes suínas. Há época em que o suíno era abatido pelo peso. Quanto maior a produção de gordura, de banha, mais valor tinha o suíno. Os tempos mudaram, vieram os suínos tipo carne. Quando a Sadia dizia que iria fazer uma integração para produção de frangos e que nós íamos abater lá em Concórdia 100, 200 frangos por dia, isso parecia uma coisa que nunca iria acontecer. Hoje, apenas na unidade de Concórdia, são quase 300 mil frangos por dia abatidos e mais de 4.000 suínos por dia. Naquela unidade de Concórdia quase toda a produção de suíno é industrializada, a produção de frango, que além de alimentar o nosso país também tem uma tradição muito forte e exporta, acredito, mais de 70% dessa produção de aves.
Lá estão os mais de 4.000 funcionários da Sadia que trabalham direto. Estão também centenas, milhares de integrados que não estão somente em Concórdia, mas que estão espalhados no país todo. Apenas na unidade de Concórdia temos mais de 1.500 integrados com suas famílias produzindo para que a indústria possa industrializar, fornecer ao país e ao mundo. Isso nos deixa orgulhoso de termos nascido no município que tem essa qualidade de pessoas, essa qualidade de gente. Costumo sempre dizer que as liderança como o sr. Plínio Arlindo de Nês do frigorífico Chapecó; do senador Atílio Fontana, da Sadia; do sr. Brandalise do frigorífico da Perdigão; do sr. Pagnoncelli, do frigorífico Pagnocelli de Joaçaba, escolheram Santa Catarina para colocar as suas indústrias não por ser o melhor estado em topografia nem por ser um estado que tem o melhor clima nem por ser um estado grande, pelo contrário, é um dos menores, se não for o menor da federação brasileira, mas pela nossa gente.
V.Exa., deputado Joares Ponticelli, mencionava a feira de Braço do Norte, a produção de gado Jersey, a produção de leite. Um estado que se consagra com os seus produtores pela qualidade do produto, mas principalmente, pela qualidade da nossa gente, pela qualidade daqueles que fazem o estado de Santa Catarina ser esse estado. Se pegarmos o norte do estado veremos a nossa indústria de metalmecânico, a indústria têxtil, totalmente desenvolvidas em todos os setores.
Se formos mais para o planalto serrano, vamos ver na região de São Joaquim a produção de maçãs; na região de Curitibanos, a produção de alho; em Ituporanga, a produção de cebola, enfim, um estado que tem na sua gente, na sua agricultura, um povo que faz a diferença para nos colocar entre um dos melhores estados do nosso país.
O Sr. Deputado Neodi Saretta - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Neodi Saretta - Agradeço o aparte.
Gostaria de somar-me às palavras de v.exa., pois hoje o horário da nossa bancada não está destinado a este deputado, para fazer referência à sessão solene realizada em Concórdia na semana passada. Foi um belíssimo momento de reconhecimento da história, não apenas de Concórdia, mas de todo o entorno, para a região de um povo trabalhador, que com sacrifício construiu uma cidade forte, pujante, como é também o nosso estado de Santa Catarina, um estado forte e desenvolvido, que tem muitas coisas para melhorar ainda, mas que tem excelentes exemplos.
Então, queria fazer esse registro, parabenizando-o pela fala, agradecendo a parceria que tivemos lá para fazer aquele evento, presidente Joares Ponticelli, com a presença importante da comunidade e da representação política da sociedade. Diversas pessoas comentaram que sentiram-se de fato representadas e homenageadas, porque a homenagem a Concórdia, a sessão solene, não foi para nenhuma pessoa em particular, foi à comunidade regional. Portanto, parabéns a v.exa. pela fala e nos somamos a esta homenagem ao município de Concórdia pelos seus 80 anos.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Neodi Saretta, de fato, como v.exa. mencionou, todas as homenagens, deputado Joares Ponticelli, não foram feitas às pessoas, individualmente, procuramos fazer homenagens a entidades que fazem a representação da nossa sociedade de Concórdia e dividimos a condução da sessão solene com o deputado Neodi Saretta, mostrando a importância que tem também a representação parlamentar nos municípios.
E quero fazer minhas as palavras do deputado Neodi Saretta quando diz que as pessoas de Concórdia e região sentiram-se representadas por este Parlamento, pois temos um compromisso com os nossos municípios, deputado José Milton Scheffer, e ficamos orgulhosos e felizes em estar numa função pública e sentir a confiança das pessoas.
Assim, procuramos fazer o melhor trabalho durante os nossos mandatos, nós, os 40 parlamentares deste Poder, na representação dos seus municípios e dos seus eleitores, sempre colocando acima de tudo a dignidade e a justiça.
Por isso, parabéns mais uma vez a Concórdia, parabéns a nossa gente e parabéns ao estado de Santa Catarina que tem este belo povo trabalhador, como é o nosso povo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)