Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 051ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/06/2010
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, senhores e senhoras da imprensa, o que me traz à tribuna neste dia é motivo, deputado Pedro Uczai, de muita felicidade.
Na semana passada, a secretaria da Agricultura, através de concurso feito há algum tempo - o secretário Antônio Ceron deu continuidade a projeto iniciado por este deputado, assim como o secretário Enori Barbieri -, por determinação do governador Leonel Pavan, chamou 120 médicos veterinários para trabalhar na Cidasc e 50 engenheiros agrônomos, deputado Jorginho Mello, para trabalhar na Epagri.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Merísio)(Faz soar a campainha.) - Deputado Moacir Sopelsa, v.exa. me permite uma consideração, pois cometi um equívoco. Assim, para encaminharmos a sessão de forma correta, a bancada do PMDB, no dia de hoje, tem o último tempo no horário dos Partidos Políticos. Como esta sessão é do calendário especial, não há Breves Comunicações. Assim, passaremos diretamente ao horário destinado aos Partidos Políticos.
Então, consulto se é possível converter o discurso de v.exa. para o horário dos Partidos Políticos.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, não sei quem está inscrito pelo PMDB. É v.exa., deputado Manoel Mota, que fala pelo PMDB? Se v.exa. me permitir, dividiremos o tempo.
(O deputado Manoel Mota aquiesce.)
O SR. PRESIDENTE (Deputado Gelson Merísio) - Agradeço a compreensão do deputado Manoel Mota e do deputado Moacir Sopelsa e peço desculpas pelo equívoco na condução da sessão.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Como estava dizendo, isso me deixa feliz porque Santa Catarina é um estado que tem na agricultura, na produção de cereais, leite, suínos, aves, alho, cebola, maçã e na pesca, uma forte economia. Esses profissionais estarão mais próximos, trabalharão junto ao nosso produtor. Esse trabalho começou a ser realizado pela Acaresc, órgão que iniciou a extensão rural, e teve continuidade com a Epagri.
Nos últimos anos o quadro de profissionais da Epagri foi ficando muito enxuto, deputado Sargento Amauri Soares, pois vários profissionais se aposentaram e não foram contratados novos funcionários para atender à necessidade da empresa para manter o nível do trabalho. Agora, com a contratação desses 50 profissionais, poderemos continuar mostrando para o país que a agricultura de Santa Catarina tem tecnologia, tem qualidade, tem sanidade. E aí se insere o trabalho da Cidasc, empresa que teve início, se não me falha a memória, no governo de Colombo Salles. Na época chamava-se Cafasc, Campanha de Combate à Febre Aftosa em Santa Catarina, agora é Cidasc, e tem feito, juntamente com os nossos produtores, um trabalho que é exemplo para o mundo, pois somos um estado de excelência em sanidade, em tecnologia e em qualidade de produtos.
Imagino que o governo caminhando dessa forma, pensando dessa forma, vai recompor os quadros tanto da Cidasc, quanto da Epagri, a fim de que tenhamos a quantidade necessária de técnicos para atender aos produtores que precisam ser atendidos.
Santa Catarina já teve mais de 300 mil propriedades agrícolas; hoje os levantamentos mostram que estamos com um pouco mais de 180 mil propriedades agrícolas. Contudo, nosso estado, dentro do país, ainda é o que possui o maior número de propriedades agrícolas, deputado Genésio Goulart, o maior número de produtores vinculados à agricultura.
Quando exalto a agricultura é porque a produção de alimentos no campo vai servir às cidades, vai melhorar a qualidade de vida dos que moram nos grandes centros, colocando à mesa de todos aquilo que dá dignidade às pessoas: o pão nosso de cada dia.
Por isso, venho à tribuna neste dia, deputado Manoel Mota, para dizer que estou muito feliz com essa novidade. Assim, quero cumprimentar o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que permitiu que fosse realizado o concurso, e cumprimentar também o governador Leonel Pavan, que chamou os concursados, que se vão somar ao competente quadro técnico dessas duas empresas que são um orgulho para todos nós.
Quero deixar registrado nesta Casa que amanhã, quinta-feira, a Câmara de Vereadores do município de Concórdia irá homenagear a Embrapa, outra grande empresa que, inclusive, já tivemos a oportunidade de homenagear aqui. Os meus cumprimentos, portanto, ao grande trabalho que a Embrapa efetua em prol do desenvolvimento do nosso estado e do nosso país.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)