Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 084ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/10/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, venho à tribuna esta manhã para falar - e gostaria de tê-lo feito ontem, mas as inscrições ultrapassaram o tempo regimental da nossa sessão - como tantos deputados fizeram, sobre o lamentável e triste acidente ocorrido no extremo oeste de Santa Catarina.
Srs. deputados, isso é muito triste, porque tive a oportunidade de participar do evento que a Cooperalfa fez, quando ofereceu a seus mais de 15 mil associados, a oportunidade de ouvirem as lideranças, a palavra do governador Luiz Henrique da Silveira, e também para assistirem ao show do cantor Daniel. Foi um momento de alegria, de festa, quando essa cooperativa completava os seus 40 anos de existência.
Foi lamentável, mas, infelizmente, se juntarmos todos os requisitos para que um acidente dessa magnitude aconteça, não tenho dúvida que o maior de todos é a imprudência. Às vezes, são motoristas que têm a obrigação, a necessidade de trabalhar exaustos, cansados e em determinados momentos provocam esse tipo de acidente, pois foi o que ouvimos até agora através da imprensa e das autoridades, que devem nos primeiros dias fazer todo esse levantamento.
Queria ter me pronunciado no dia de ontem, cumprimentando a Cooperalfa, mas, hoje, infelizmente, temos que dividir o nosso pronunciamento entre a alegria e a tristeza. Mas a vida segue e precisamos continuar.
A Cooperativa Regional Alfa chega aos seus 40 anos com um faturamento de R$ 700 milhões por ano, com uma carteira de aproximadamente 15 mil associados, abrangendo mais de 80 municípios no estado de Santa Catarina. Possui uma equipe de funcionários de 1.512, gerando uma média de R$ 50 milhões de tributos por ano. Uma cooperativa que tem, sem dúvida nenhuma, uma contribuição muito grande no desenvolvimento do nosso estado.
Está alicerçada na suinocultura, na vinicultura, na citricultura, na bovinocultura de leite, bem como nas culturas de trigo, de soja, de milho e de feijão. As principais marcas da Cooperalfa são a Nutrialfa, a Semealfa, a Juba Alfa Mix, a Delis e a Azulão. Tem como objetivo equilibrar a parte econômica com a social e esse é o maior desafio do sistema cooperativista.
Fundada em 29 de outubro de 1967, tendo como seu primeiro presidente, como já foi dito aqui por muitos deputados que me antecederam, o sr. Auri Luiz Bodanese e atualmente é presidida pelo dr. Mário Lanznaster, tendo como vice-presidente o sr. Romue Bet.
Srs. deputados, quero deixar registrado, nesta Casa, o reconhecimento que temos pela importância do cooperativismo em Santa Catarina. Todas as nossas cooperativas dão exemplo, pois trabalham com transparência e procuram dentro do seu quadro de associados atender àquilo que eles precisam, tanto na parte econômica quanto social.
Srs. deputados, quando me refiro às cooperativas de produção agrícola, quero deixar registrado todos os segmentos cooperativos em Santa Catarina como o da saúde, da educação, do transporte, das linhas de crédito, enfim, todos têm uma finalidade importantíssima para o desenvolvimento e para o crescimento do estado de Santa Catarina.
Concluo falando da Cooperalfa, das nossas cooperativas e da importância do segmento. A Mesa Diretora, há uns 20 dias, acatou nossa proposição e ontem tivemos a felicidade de aprovar a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo, frente que existe no Congresso Nacional, no Senado e na Câmara Federal, que existe em alguns estados e que com o apoio de mais da metade dos deputados desta Casa - e acredito que todos tenham a intenção de assinar ainda esse documento - elegeu a sua primeira diretoria.
Eu fico agradecido por ter tido o apoio dos srs. deputados e sinto-me compromissado de trabalhar ainda mais em defesa e em prol do desenvolvimento desse setor.
Procuramos também, como sempre foi a nossa forma de trabalhar, deixar os cinco cargos da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo para os partidos que a compõem, a fim de que cada um tivesse pelo menos um cargo. Pena que nós não temos a possibilidade de ter na direção dessa frente parlamentar a representação de todas as bancadas que têm assento nesta Casa. Mas temos certeza de que vamos procurar buscar isso com o trabalho, com a participação de todos e não apenas daqueles que estão na direção.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Eu concedo a v.exa., deputado Darci de Matos, o aparte, e o DEM tem a possibilidade de ocupar a segunda-secretaria. Esperamos que nos próximos dias possa ser indicado o nosso colega para trabalharmos juntos.
É com muita alegria, com muito prazer que eu concedo o aparte a v.exa.
O Sr. Deputado Darci de Matos - Obrigado, deputado Moacir Sopelsa.
Inicialmente, também externamos as nossas saudações à Cooperalfa, que cumpre um papel econômico e social fundamental em Santa Catarina na sua atuação. Também o parabenizo pela iniciativa da criação da Frente Parlamentar Cooperativista e o DEM, com o maior prazer, irá fazer parte deste movimento na Assembléia Legislativa.
Não poderia, deputado Moacir Sopelsa, deixar de enaltecer o trabalho das cooperativas, pois desde 1844, na cidade de Manchester, na Inglaterra, 28 tecelões se reuniram e organizaram a primeira cooperativa de que nós temos conhecimento.
Este sistema cooperativista excepcional entrou no Brasil pelo Rio Grande do Sul e desde então nós temos cooperativas praticamente em todas as áreas que cumprem com o papel econômico e com o papel social.
Na Espanha, por exemplo, deputado Moacir Sopelsa, nós temos a Cooperativa de Mondragón. Para alguns especialistas, inclusive, o cooperativismo poderá constituir-se na terceira via a nível mundial; nós temos o socialismo, capitalismo e o cooperativismo.
Portanto, v.exa. está de parabéns e nós vamos empreender todas as nossas ações no sentido de fortalecer esta Frente Parlamentar Cooperativista, pois precisamos incentivar e apoiar o trabalho das cooperativas em nosso estado e em nosso país.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Darci de Matos, v.exa. lembrou onde foi formada realmente a primeira cooperativa no mundo.
Eu também quero deixar registrado que vamos trabalhar para atender o pleito do planalto norte, liderado pelos deputados daquela região, especialmente pelo deputado Antônio Aguiar, da instalação de mais um frigorífico no estado de Santa Catarina, que possa atender aquela região, já que não tenho dúvida de que é uma região que terá um grande desenvolvimento e crescerá ainda mais.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)