Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/10/2013
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Kennedy Nunes, é um prazer ser anunciado por v.exa. como representante da bancada do PMDB. E é um prazer também falar em nome da bancada do meu partido.
Cumprimento todos os srs. deputados, as sras. deputadas, a imprensa.
Deputado Kennedy Nunes, falarei sobre as cooperativas de Santa Catarina. Na semana passada, numa quinta-feira, tive a felicidade de, junto com o deputado Reno Caramori, participar de mais um encontro das mulheres cooperativistas, do conhecimento do cooperativismo, mais especialmente das famílias cooperativistas.
Quero dar uma mensagem cumprimentando os dirigentes cooperativistas pelo encontro valorizando a mulher cooperativista. E quando se valoriza a mulher cooperativista com certeza também está se valorizando a família e o jovem.
As mulheres têm no seu dia a dia, nas nossas famílias, nas nossas casas, nos negócios, na presença de todas, nas ações feitas diariamente deputado Volnei Morastoni, presença de espírito nesse trabalho que nos orgulha a todos. E a outra homenagem que quero fazer no dia de hoje é à Cooperativa Alfa, situada em Chapecó, mas espalhada em todo o estado de Santa Catarina, pelos seus 46 anos de existência.
A Cooperativa Alfa surgiu em 29 de outubro de 1967. Foi denominada Cooperativa Tritícula Oeste Catarinense. Depois foi denominada de Cooperativa Mista Agroindustrial de Chapecó Ltda. E atualmente, Cooperativa Agroindustrial Alfa.
Essa cooperativa tem 16.407 associados, 2.372 funcionários e atua no ramo de supermercados, de lojas de insumos e de equipamentos agropecuários. Tem suas principais atividades na produção de soja, de milho, de trigo, de leite, de aves, de suínos, de feijões e de outros cereais.
Fundada em 20 de outubro de 1967 pelos srs. Aury Luiz Bodanese, Setembrino Zanchet e outros 35 agricultores, a cooperativa chega hoje aos seus 46 anos com saúde financeira compatível às melhores e maiores corporações do país, segundo dados publicados pela revista Exame. Com base em 2012, a Alfa é a 10ª empresa no ramo da produção agropecuária, com faturamento de US$ 715 milhões por ano. A cooperativa tem uma projeção inicial para um faturamento, em 2014, de US$ 1,7 bilhão.
Hoje, em Chapecó, a Câmara de Vereadores, concede ao presidente da empresa, Romeo Bet, pelo reconhecimento do seu trabalho e das suas funções junto com a diretoria da Cooperalfa, o título de Cidadão Chapecoense. Importante lembrança da Câmara de Vereadores, dos nobres vereadores do Parlamento de Chapecó, conceder essa honraria que como disse destaca-se entre as melhores e maiores do nosso país.
Quero deixar registrado aqui o nosso reconhecimento, e tenho certeza de que posso falar em nome de todos os parlamentares da Frente Parlamentar do Cooperativismo desta Casa, o reconhecimento da importância do cooperativismo para o nosso estado.
Srs. deputados, a empresa destaca-se principalmente nas atividades que desenvolve no oeste de Santa Catarina, a agricultura, o agronegócio, a produção de leite, de aves, de suínos e de cereais, que está na economia, senão de todos os 295 municípios, mas na grande maioria deles. Tenho certeza de que todos os municípios de Santa Catarina têm no agronegócio a mola mestre do desenvolvimento da arrecadação de impostos para fazer frente aos seus trabalhos.
Aí está o cooperativismo. E hoje homenageio a Cooperativa Alfa, e posso fazer isso em nome de todas as cooperativas de Santa Catarina, que são para todos os catarinenses e brasileiros um exemplo de trabalho e de desenvolvimento.
O cooperativismo que ajuda agregar, o cooperativismo que ajuda compartilhar, o cooperativismo que ajuda a cooperar, e é através dele que organizamos os segmentos. E falo sobre o segmento agropecuário porque é aquele que é mais forte dentro do cooperativismo, mas nós podemos falar do cooperativismo na área da saúde, na área dos transportes, na área financeira, no cooperativismo em todos os setores onde as cooperativas estão organizadas.
Também estivemos, no último final de semana, em Palmitos, comemorando os 80 anos de fundação daquela cooperativa, a mais antiga do estado de Santa Catarina. É um exemplo daquilo que é feito e é compartilhado com aqueles que são os seus verdadeiros proprietários, que são os seus associados, em que podemos levar adiante e fortalecermos a economia do nosso estado e do nosso país, desde que nas cooperativas haja pessoas sérias, pessoas competentes, pessoas que querem o desenvolvimento e o bem dos seus associados, como podemos citar o exemplo do estado de Santa Catarina.
Por isso rendo aqui a minha primeira homenagem ao Encontro da Mulher Cooperativista, que foi na quinta-feira passada, ocasião, já disse, em que estavam presentes perto de 900 mulheres, e ao presidente da Cooperalfa, que será hoje na Câmara de Vereadores de Chapecó, uma justa homenagem a quem tem, acima de tudo, espírito cooperativista. E também presto uma homenagem aos 80 anos da Cooperativa A-1, em Palmitos, a mais antiga do estado de Santa Catarina.
Em nome dos seus dirigentes, quero cumprimentar todos os associados, todas as famílias dos seus associados, os dirigentes cooperativistas, especialmente as famílias daqueles que fazem o cooperativismo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)