Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/02/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Nilson Gonçalves, srs. deputados e sra. deputada, eu vou dividir o meu tempo com a deputada Ada De Luca.
Sr. presidente, venho, no dia de hoje, à tribuna desta Casa para dizer que na semana que passou estive, deputado Altair Guidi, com o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, na região da Amauc vendo algumas obras que precisam ser realizadas. Eu sempre digo que se nós queremos fixar a nossa gente do interior, nas pequenas cidades, principalmente no campo, precisamos dar-lhes a infraestrutura necessária.
Eu tive a felicidade de, juntamente com o secretário, visitar algumas obras que estão em andamento e outras que precisam ser eleitas como prioridade e ser executadas.
Durante esse roteiro, tive a oportunidade, deputada Dirce Heiderscheidt, de ir a Piratuba - e lá temos o prefeito Adélio Spanholi e o vice-prefeito Claudirlei Dorini -, que será o primeiro município - pelo que tenho conhecimento - a ter 100% de ligação telefônica no interior e com a possibilidade de internet. Isso tem que ser registrado e dado como mérito ao prefeito, porque é qualidade de vida que estaremos dando à nossa gente.
Eu sempre digo que o filho do agricultor compete de maneira desfavorável com o estudante que mora na cidade, pois se um aluno tem acesso à internet terá muito mais condições de fazer melhor o dever de casa ou uma pesquisa, do que aquele que não tem acesso a ela.
O próprio agricultor, deputado Neodi Saretta - e v.exa. também teve a oportunidade de ser prefeito de Concórdia -, através da internet, tem acesso ao mercado, descobre novos negócios, enfim, fica por dentro das notícias do mundo.
Por isso, quero fazer esse registro aqui e parabenizar a administração municipal de Piratuba, na pessoa do prefeito Adélio Spanholi, pela iniciativa e pela visão de desenvolvimento e de futuro que teve, levando a telefonia a todas as residências do interior do seu município, com a possibilidade também de acesso à internet.
Aproveito para dizer também que amanhã, em Concórdia, a Copérdia - Cooperativa de Produção e Consumo - realizará mais uma Tecnoeste. Trata-se de um evento que envolve o agronegócio, a agropecuária, a indústria, o comércio e dá a oportunidade de o nosso produtor conhecer novas tecnologias, novas experiências e trocar informações. Lá se pôde conhecer novos equipamentos mais modernos e também assistir a palestras que orientaram os nossos agricultores na questão da produção, daquilo que precisa para ter qualidade de vida e para manter-se no campo produzindo e tendo lucro.
Por isso, parabéns à Copérdia; parabéns ao presidente Valdemar Bordignon - e o governador vai estar presente participando da abertura; parabéns, principalmente, a todos os cooperativados, aos associados na Copérdia; parabéns a todos os expositores que lá deverão estar, porque sem eles não haverá o evento com a grandeza que lá veremos nos dias 23, 24 e 25.
Por último, deputada Ada De Luca, quero dizer que tive a oportunidade, srs. deputados e sras. deputadas, de manifestar-me muitas vezes sobre a SC-401, a rodovia que dá acesso às praias do norte da Ilha de Santa Catarina. E quero fazer aqui justiça e cumprimentar o governador Raimundo Colombo.
Eu disse muitas vezes que o estado estava dando um calote, deputado Nilson Gonçalves, na empresa que construiu um pouco mais da metade do trecho e que tinha um contrato pelo qual tinha o direito para receber o devido pagamento do governo do estado. Disse também que até então ninguém se havia manifestado no sentido de ressarcir o investimento que a empresa fizera.
Quero cumprimentar o governador por duas questões. A primeira, por decidir que tem que pagar a dívida. É uma dívida que o estado tem com a empresa. E a segunda, por dizer que vai pagar aquilo que é real, aquilo que é de fato devido, e não aquilo que às vezes se pensa que se pode cobrar.
Por isso, deputada Ada De Luca, vou finalizar dando os parabéns ao governador por essa iniciativa de fazer justiça a uma empresa que ficou em dificuldades porque o governo não cumpriu o contrato.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)