Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/10/2010
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente deputado Jorginho Mello, eu vou usar a metade do tempo, pois vou dividi-lo com a deputada Ada De Luca. Aproveito o momento para cumprimentá-lo, deputado Jorginho Mello, pela sua eleição. Quero cumprimentar também a imprensa falada, escrita e televisada, o deputado Pedro Uczai, que a partir do ano que vem estará em Brasília e, tenho certeza, será um grande representante do nosso estado, especialmente do nosso oeste. Cumprimento ainda o deputado Dirceu Dresch, que foi buscar a sua reeleição. Enfim, cumprimento todos aqueles que foram às urnas e tiveram mais uma vez os seus mandatos renovados, assim como cumprimento aqueles que fizeram o seu trabalho, que tiveram o seu desempenho na Assembleia, mas, infelizmente, não conseguiram carimbar de novo o seu passaporte. De todo modo, valeu a pena a participação de todos.
Eu escutava aqui o deputado Dirceu Dresch, depois o deputado Silvio Dreveck. E é verdade que se não conseguirmos buscar algumas determinações, alguns encaminhamentos, as eleições ficarão cada vez mais difíceis, porque o que se viu durante essa campanha política foram situações muito difíceis, pois nem sempre vencem aqueles que têm compromisso com o mandato popular.
Então, precisamos, deputado Jorginho Mello e deputado Pedro Uczai, v.exas. que estarão em Brasília a partir do ano que vem, de uma reforma política já, de uma reforma política com fidelidade partidária de fato. Eu acredito que é preciso por fim também às coligações, deputado Jorginho Mello. Vamos fortalecer os nossos partidos, vamos fortalecer aqueles que têm compromisso com a nação, aqueles que têm compromisso com a população. Vamos aprovar isso, pois é uma coisa que precisa ser muito bem esclarecida, porque quando se fala em financiamento público o eleitor pensa que estamos buscando financiamento para as nossas campanhas políticas. Não! Nós precisamos de financiamento público para que o parlamentar tenha compromisso com a população e não com quem financia a sua campanha.
É por isso que temos que ir urgentemente em busca de uma reforma política que fortaleça mais a democracia que vivemos e que é ainda um pouco tímida.
Isso eu senti na minha eleição e tenho certeza de que a grande maioria que faz política com trabalho, com seriedade, com honestidade também sentiu.
Então, quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram de uma forma ou de outra para me ajudar a conseguir esse quarto mandato de deputado estadual. Quero agradecer à deputada Professora Odete de Jesus, e já disse que também aqueles que não conseguiram carimbar o passaporte por mais quatro anos tiveram um trabalho importante. S.Exa. foi uma guerreira. Quero deixar aqui o meu testemunho da sua garra, da sua luta, sempre em defesa daqueles que mais precisam, das categorias mais necessitadas. Infelizmente, vivemos um momento difícil, que precisa ser repensado. Mas quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram, deputada Ada De Luca, e quero fazer um agradecimento especial a duas pessoas.
Tenho a minha companheira Valentina, deputado Jorginho Mello, que nunca me abandonou, em nenhum momento, e eu tenho que dizer que a minha mulher foi uma pessoa que me ajudou muito na minha eleição. Preciso reconhecer isso.
Sempre se diz que a gente tem que sair de casa bem. E graças a Deus tenho na minha companheira uma pessoa, uma mulher que me entusiasma, que me ajuda muito. Da mesma forma, tenho um irmão, deputada Ada De Luca, que não sei se é ele o mais interessado nas minhas eleições ou sou eu. Então, quero, em nome dele e em nome da Valentina agradecer a todos.
Aproveito a nossa TV Assembléia, a nossa Rádio Alesc, os nossos veículos de comunicação, para agradecer a todos e, em nome deles, àqueles que me ajudaram, àqueles que levaram a minha proposta, que foram buscar o voto.
Nós temos no oeste de Santa Catarina um sistema de levar uma colinha, pois eram seis votos a ser dados nesta eleição. Essas pessoas que fizeram esse trabalho eu garanto que foram as pessoas importantes para que os nossos eleitores pudessem nos dar o voto, pudessem, mais uma vez, garantir-nos mais um mandato.
Por isso, quero deixar registrado na Assembléia Legislativa o meu compromisso, em primeiro lugar, com todos os meus eleitores, mas também com aqueles eleitores que tiveram a vontade de votar em mim e que optaram em votar em outro candidato. Com certeza fizeram isso com muita liberdade, com muita democracia.
Gostaria de reforçar o meu compromisso de trabalho. E continuo sempre dizendo que o tripé da nossa vida é saúde, educação e alimentação, comida. Não há ninguém que se sustente sem se alimentar, não há ninguém que trabalhe se não tiver saúde. Já o conhecimento é que faz com que o nosso país possa ser melhor, possa ser mais justo.
Por isso, enquanto os filhos dos mais pobres não puderem fazer uma faculdade, porque não conseguem pagar a mensalidade, enquanto milhões de pessoas não conseguirem alimentar-se com dignidade, enquanto milhares de pessoas não conseguirem ter, deputado Kennedy Nunes, à sua disposição um leito no hospital, uma consulta médica, um exame médico, teremos que trabalhar muito, porque é só através do crescimento do país que poderemos dar, deputado Pedro Uczai - e sei que v.exa. vai ser um grande deputado em Brasília, pois tem sensibilidade -, essa felicidade às pessoas, para que possamos dizer que estamos vivendo, realmente, num país de muita dignidade.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Em primeiro lugar, quero saudar e cumprimentar v.exa. pela reeleição. O seu trabalho, a sua dignidade, a sua base social propiciaram-lhe essa vitória política e eleitoral.
Em segundo lugar, quero comungar com v.exa. da preocupação em relação à reforma política. Eu tenho dito em discurso em plena campanha eleitoral que não terei disposição mais de disputar nenhum cargo se não fizermos a reforma política do país. É um escândalo a forma como estamos conduzindo os processos eleitorais. A relação desigual do ponto de vista econômico, a relação diferenciada, plural e misturada - vou usar uma expressão popular - de ideologias, de alianças, nos mandatos, nas construções, torna impossível que o eleitor identifique esse rumo ou outro rumo do ponto de vista político-ideológico, do ponto de vista das ideias e das posições.
Em terceiro lugar, quero cumprimentá-lo pela preocupação social, pois nós, parlamentares, temos que estar juntos com o Executivo para construir uma nação, para construir um grande país que distribua renda.
Está em disputa agora, no segundo turno, quem sabe aquele que consiga sensibilizar melhor a sociedade brasileira para os grandes desafios do futuro do país, de uma grande nação, através da inclusão e da ascensão social. Acho que essa é a novidade do governo do presidente Lula, pois ele não só incluiu, mas propiciou a ascensão social de 30 milhões de pessoas. E eu acho que é isso que estará em disputa nesta eleição.
Parabéns a v.exa., parabéns pela sua eleição e parabéns ao trazer dessa tribuna, no dia de hoje, no horário do PMDB, o debate da reforma política, que é central, caso contrário não haverá futuro para os nossos partidos.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Pedro Uczai, quero dizer que agradeço o seu aparte e quero incluí-lo no meu pronunciamento, porque tenho certeza de que v.exa também pensa nessas ações.
Como eu divido o meu tempo com a deputada Ada De Luca, quero apenas cumprimentar, agradecer e parabenizar o nosso governador eleito, Raimundo Colombo, e também os nossos dois senadores, Paulo Bauer e Luiz Henrique, nosso ex-governador, que com certeza foi o grande timoneiro dessa jornada.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)