Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/03/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente srs. deputados e sras. deputadas, o primeiro assunto que queremos trazer à tribuna desta Casa diz respeito a uma viagem que tivemos a oportunidade de fazer, neste final de semana, à região de Xanxerê, Seara e Concórdia, acompanhando o nosso candidato a governador, Eduardo Pinho Moreira, e os deputados federais Valdir Colatto e Celso Maldaner. Nessa ocasião pudemos conversar com os prefeitos, fazer avaliações das nossas regiões, organizar o nosso partido, planejando-nos para as eleições tanto proporcionais quanto majoritárias do ano que vem. São questões que estão aí e todos os partidos políticos estão nessa direção de se organizar para as próximas eleições.
Foram reuniões importantíssimas, contando com a participação de todas as lideranças desses municípios, onde o nosso pré-candidato pôde fazer as suas colocações e apresentações.
Outro assunto que quero deixar registrado nesta Casa é que no dia 12 deste mês tivemos o aniversário de emancipação política do município de Arabutã. Esse município progressista do meio-oeste de Santa Catarina, meu líder deputado Antônio Aguiar, foi emancipado no dia 12 de dezembro de 1990.
É um município que tem na sua base econômica a agricultura e a agropecuária, que lhe dão uma representação de 95% à sua economia, restando 5% para o setor da indústria; tem como principal destaque a produção de suínos, a avicultura e a produção de leite; tem uma população aproximada de quatro mil habitantes, sendo que 95% são de origem alemã. Até a sua emancipação, em 12/12/1990, 99% das pessoas eram de origem alemã.
É um município que tem dificuldades, sim, mas que procura, com a sua competência, com a participação da população, superar as dificuldades na área da saúde. O Hospital Osvaldo Cruz é mantido pela comunidade, presta um grande serviço à população e é uma referência dentro da Associação Catarinense dos Hospitais.
Mas quero fazer aqui um destaque especial à questão da segurança pública.
Temos visto todos os dias, com muita tristeza, deputados Professor Grando e Antônio Aguiar, o crime tomar conta das cidades, fazendo com que as coisas aconteçam de uma forma selvagem. Mas no município de Arabutã faz 18 anos que não acontece nenhum homicídio; é um município que, através da sua população, serve de exemplo.
Por essa razão quero cumprimentar esse município que tem uma população que trabalha, que é ordeira, que quer o bem de todos. Espero que as coisas continuem assim e que o crime e a desordem não cheguem àquele município; um município que investe muito em turismo, que realiza anualmente a Kerb Fest, que tem levado muitos participantes à cidade.
Por isso, eu gostaria de deixar aqui registrado, neste momento, os meus cumprimentos, os meus parabéns ao município de Arabutã.
Deputado Joares Ponticelli, tenho acompanhado todos os seus pronunciamentos contra as secretarias de Desenvolvimento Regional. Eu tenho uma ótima amizade com v.exa., mas preciso discordar do nobre deputado.
Eu quero falar sobre as secretarias que conheço, deputado Manoel Mota, quero falar sobre as secretarias de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Seara, Xanxerê e Joaçaba, onde, srs. deputados, houve investimentos em todos os setores, e eu vou citar alguns deles.
Havia colégios que não ofereciam, deputado Herneus de Nadal, as mínimas condições para se freqüentar e não davam segurança e conforto aos professores e alunos. Por isso houve investimentos altíssimos deste governo nesse setor.
Com relação à saúde, no próximo dia 30 o governador estará em Arabutã inaugurando uma unidade, um posto de saúde que vai ser referência àquele município.
O governador estará também inaugurando um trecho asfaltado para a sede do município de Alto Bela Vista; já inaugurou naquela região o acesso asfáltico de Arvoredo; construiu a ponte de Paial e está fazendo agora o asfalto de Paial até o rio Chapecó. Quanto ao asfalto de Irani a Lindóia, já foi licitado, faltando apenas a ordem de serviço.
Quero deixar também registrado aqui que foi feito o asfalto de Faxinal dos Guedes até Barra Grande, asfalto esse que os empresários especialmente daquele município de uma das maiores empresas de papel do nosso estado esperavam há mais de 30 anos. Eles tinham a promessa do governador de que faria a obra e ele fez, bem como os acessos aos municípios da região da secretaria de Xanxerê.
Enfim, têm sido feitos vários investimentos em asfalto.
Por isso, deputado Joares Ponticelli, v.exa. que tem o meu respeito, é preciso ser dito aqui que nunca foram feitos tantos investimentos, e não vê quem não quer, quanto os que estão sendo feitos nesses últimos anos.
É preciso registrar aqui, da mesma forma, os investimentos feitos na agricultura. Prova disso é a Cidasc, que há 20 anos não contratava um médico veterinário, e o governo atual deu essa oportunidade de dobrar o quadro desses profissionais, dando continuidade àquilo que tínhamos começado, deputado Padre Pedro Baldissera. É claro que outros governos, como o do PT, do antigo PFL e atual Democratas, também procuraram dar a Santa Catarina a qualidade sanitária que nós temos.
Eu sei que falta muito e sei também que nós estamos vivendo um momento que não é apenas de Santa Catarina, não é apenas do Brasil, é do mundo. Eu acho que o governo que se presa, o governo que quer se manter com seriedade precisa pensar, sim, nas suas folhas de pagamento, no pagamento daqueles que prestam serviços. Isso vale para o poder público e vale também para a iniciativa privada. Quem trabalha, quando chega ao fim do mês, precisa receber.
É preciso dizer também que no estado, nos últimos anos, em muitas regiões, na região do deputado Reno Caramori, por exemplo, obras que há muitos anos eram esperadas, agora acabaram acontecendo, por decisão do governador.
E não importa qual é o partido que estará no poder amanhã, porque as secretarias Regionais podem ser melhoradas. Elas podem ser repensadas. Mas a população cobrará que elas tenham continuidade, porque, queiramos nós ou não, o governo está mais perto da população, o governo está mais junto da população e deixou também de se ter, deputado Manoel Mota, aquela questão de que se fulano era de um partido diferente do partido do governador deixava de ser atendido.
Todos os prefeitos têm o direito de apresentar os seus projetos e ver as obras acontecerem, em todos os municípios, independentemente da cor do partido a que o prefeito pertence.
Então, são ações que aconteceram pela determinação do governador Luiz Henrique, pela experiência do governador Luiz Henrique e pela pessoa que é o nosso governador.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não, deputado Manoel Mota.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar o eminente deputado Moacir Sopelsa e dizer que o deputado Joares Ponticelli fica desesperado porque 54 municípios que não tinham acesso, inclusive do partido dele, estão sendo pavimentados, porque o governador trabalha em Santa Catarina, para o povo catarinense, e não olha as cores partidárias e os prefeitos.
O partido do deputado Joares Ponticelli está sendo atendido, aí ele fica desesperado. Ele foi líder na região de Tubarão, mas deixou de fazer Jaguaruna e Camacho, que já está quase chegando, mas ele não fez! Ele deixou de fazer lá em Santa Rosa de Lima. Lá não fizeram, mas estamos fazendo. Ele deixou de fazer o aeroporto e foi lá dizer para a imprensa que iria ter pronta, agora, a segunda etapa. Então, ele precisa ir lá e pedir desculpas para a imprensa e para a população.
Ele falta com a verdade, quando ele diz que o deputado Mota não votou nas obras de Tubarão.
O presídio está em terraplenagem; então, ele precisa ir lá e pedir desculpas, dizer para a população: "Vocês me desculpem pelo que falei do deputado Mota, porque não era verdadeiro". Ele precisa fazer isso!
Então, são essas questões precisam ser revistas.
Ele veio fazer um comentário a respeito da questão de Braço do Norte, porque o governador tinha prometido o asfalto. O governador prometeu e assume o que prometeu. Ele está esperando o projeto ficar pronto, e o prefeito pode chamar para fazer o convênio, para licitar a obra, do partido dele.
Assim é que administra um homem de bem, como o governador Luiz Henrique. É por isso que Santa Catarina reconhece como um dos melhores governadores da história, realizando, trabalhando e gerando emprego e renda. É assim o governador, que ainda trabalha com os prefeitos do deputado Joares Ponticelli, que não tiveram a coragem nem a competência de realizar quando foram governo.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado deputado Manoel Mota.
Eu ainda quero, nesses minutos que me faltam, trazer à tribuna desta Casa uma questão que nos preocupa muito, deputados Reno Caramori e Joares Ponticelli. V.Exas., assim como nós, convivem com a agricultura, assim como a maioria dos deputados. E, deputado Padre Pedro, quando vejo as notícias nos jornais, como a dificuldade da Sadia e de outras empresas, como o acontecido no último sábado na Perdigão, com um prejuízo incalculável naquele incêndio, fico estarrecido.
Essas empresas representam não só a economia, mas a parte social do estado de Santa Catarina, pois temos a Sadia com mais de 80 mil empregados, a Perdigão com mais de 70 mil empregados.
Então, que se dê a essas empresas políticas de fortalecimento, assim como para a nossa agricultura, deputado Manoel Mota, para o nosso estado, que se dêem os investimentos que estão deixando de acontecer.
Eu sempre tive certeza de que Santa Catarina sairia da crise antes dos outros países, pela produção de alimentos que temos. Mas se perdermos o potencial das nossas indústrias, das nossas cooperativas - e todas elas estão passando por uma dificuldade muito grande junto com os nossos produtores -, se perdermos, deputado Valmir Comin, a estrutura das empresas, nós vamos perder a estrutura dos nossos produtores, que é um dos patrimônios que Santa Catarina tem na sua agricultura: a produção de alimentos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)