Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 075ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/10/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada.
A primeira coisa que desejo fazer aqui é cumprimentar todos os presentes, parabenizá-los e dizer aos senhores que tenho certeza da competência - pelo tempo que eu o conheço, são quase dois anos -, do deputado Edson Dias (Piriquito), que a partir do dia 1º de janeiro de 2009 será o prefeito da bela cidade de Balneário Camboriú. Quem não quer ser prefeito de uma cidade igual a Balneário Camboriú?
Parabéns ao deputado Edson Dias (Piriquito) pela sua vitória, pelo seu trabalho. V.Exa. merece e tenho a certeza de que cumprirá o compromisso que assumiu perante os seus eleitores.
Não posso deixar de registrar aqui que nós passamos, sem dúvida nenhuma, por um momento em que firmamos cada vez mais a democracia dentro de nosso país.
No dia da eleição, 5 de outubro, nós comemoramos 20 anos da nossa nova Carta Maior, a nossa Constituição. Srs. deputados, todos aqui viram que, nas últimas eleições, muitas vezes nós estávamos com o número 11 na lapela; daí a pouco já estávamos com o 15, com o 13 e com o 25. Foi realmente uma eleição em que a democracia deixou que cada região, cada município pudesse fazer a sua escolha. É claro que cada partido procurou buscar o melhor para o seu time.
Na região de Concórdia, nos 16 municípios nós tivemos a oportunidade de eleger oito prefeitos, um junto com o PP, outro com o DEM e outro com o PDT, onde somos vice. Enfim se construiu, e espero que tenhamos conseguido. E o eleitor teve a oportunidade de escolher o melhor para o seu município e para si próprio.
Não tivemos o mesmo êxito em Concórdia, onde continua a administração do PT, méritos ao PT, mas quero também registrar a disponibilidade, a vontade do nosso ex-colega deputado, ex-prefeito e ex-presidente do Tribunal de Contas, Luiz Suzin Marini, que colocou o seu nome à disposição para disputar o pleito naquele município.
Eu ouvi há pouco um deputado falar sobre as nossas questões ambientais, e aqui na Assembléia Legislativa eu acredito que nós poderemos, a partir deste momento, entrar no debate da nossa lei ambiental, do código ambiental de Santa Catarina.
Claro que se não tivermos a consciência, o juízo, dificilmente amanhã poderemos respirar, mas defendo, deputado Antônio Aguiar, que precisamos respirar e alimentarmo-nos. Não adianta respirar sem alimento nem ter alimento sem poder respirar. Temos que ter ar puro para respirar, temos que ter o alimento; por isso, precisamos buscar nessa lei ambiental, nesse código ambiental, o equilíbrio. Tenho defendido isso, vou defender isso. Acho que temos que ter a consciência de que precisamos continuar produzindo sem agredir o meio ambiente, sem poluir o meio ambiente. E existe consciência para isso, principalmente dos nossos produtores.
Quando vejo que nas estatísticas do nosso estado menos de 10% das cidades têm redes de esgoto, tratamentos, fico preocupado. E não podemos agora jogar tudo em cima daqueles que têm a incumbência de produzir alimentos. Temos que dar a eles a oportunidade de conservar, preservar e não poluir, mas temos que dar a eles a oportunidade de produzir.
No encaminhamento desse código ambiental, dessa lei ambiental, que tramitará na Assembléia, a minha postura, a minha direção, será no sentido de encontrar o equilíbrio e deixar que o nosso produtor tenha segurança de produzir. Mas as cidades também precisam se adequar, só que para isso precisam ter os recursos para infra-estrutura e segurança, para que se possa ter preservação e conservação.
Então, primeiro, quero dizer que fiquei feliz por participar de todos os pleitos. E, em segundo lugar, esse será o maior projeto, sem desmerecer qualquer outro projeto, mas esse é um dos projetos de maior importância que vamos ter que discutir, a partir de agora, na Assembléia Legislativa, que se refere à nossa questão ambiental. E espero que isso possa começar a ser discutido também em Brasília, que o nosso Congresso Nacional também pense na direção do desenvolvimento, do equilíbrio e da produção.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOLPESA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar v.exa., pedir para o deputado Piriquito usar o tempo do partido neste momento histórico e parabenizar Balneário Camboriú por essa vitória estupenda de um povo guerreiro.
(Palmas das galerias)
Gostaria que o deputado Piriquito descesse rapidamente das galerias para usar o horário do partido e depois voltasse para cumprimentar os seus companheiros.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOLPESA - Claro, deputado Manoel Mota, gostaria que o deputado Piriquito fizesse uso da palavra e ao mesmo tempo parabenizo s.exa. pela sua vitória, pelo excelente trabalho que fez. A democracia nos ensina que precisamos respeitar os resultados, seja onde for, e que quem participa da democracia perde e ganha. Inclusive, eu disse aqui, no início do meu pronunciamento, que o deputado Piriquito teve a felicidade e o reconhecimento do povo de Balneário Camboriú para ser o próximo prefeito a partir do ano que vem.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)