Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, eu vou dividir o tempo destinado ao PMDB com v.exa. e pediria que isso fosse registrado no painel.
Srs. deputados e sras. deputadas, o número de mulheres está aumentando no Parlamento, porque as mulheres estão participando efetivamente de todas as ações e especialmente, nesta Assembléia, da política.
Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar a deputada Dirce, pois tenho certeza de que representará bem o estado de Santa Catarina e um dos municípios mais progressistas da grande Florianópolis, o município de Palhoça.
Srs. deputados, quero fazer aqui um agradecimento. Eu tive a oportunidade de na semana passada presidir esta Casa na interinidade na ausência do deputado Gelson Merisio. Quero agradecer a ele e especialmente a todos os líderes de bancada e a todos os srs. deputados e sras. deputadas desta Casa que nos propuseram fazer o trabalho que estávamos dispostos e propensos a realizar.
Por isso faço questão de deixar registrado esse agradecimento e o apoio que tive de todos os srs. parlamentares.
Também quero fazer aqui um convite, srs. deputados. Eu presido, nesta Casa, a Frente Parlamentar do Cooperativismo e temos 26 deputados inscritos. A assessoria do nosso gabinete deve visitar os parlamentares que já se inscreveram e também aqueles deputados que estão no primeiro mandato e que queiram participar da Frente Parlamentar do Cooperativismo, para que possamos fazer realmente a defesa do cooperativismo, das ações necessárias para o seu reconhecimento no desenvolvimento do estado de Santa Catarina.
Hoje, sabemos que o cooperativismo está em todos os setores da economia do país. Deputado Silvio Dreveck, v.exa. vem de uma região produtora e agrícola e sabe o quanto é importante o cooperativismo. E nós que somos de uma região produtora, deputado Antônio Aguiar, sabemos o quanto é importante o cooperativismo.
Eu quero, mais uma vez, ver se tiramos do papel aquilo que é desejo das cooperativas e dos seus dirigentes, ou seja, fazer a lei do cooperativismo para o estado de Santa Catarina. E eu sei que o governador Raimundo Colombo e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, também têm esse interesse. E devemos nos primeiros dias reunir todos aqueles que estão inscritos na Frente Parlamentar do Cooperativismo para ver os encaminhamentos que poderemos dar.
Também quero aqui fazer o registro, deputado Antônio Aguiar, v.exa. que foi líder até poucos dias, da reunião que nós tivemos hoje pela manhã com a bancada do PMDB, com o governador Raimundo Colombo, com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e com o presidente do nosso partido em exercício, deputado João Matos. Pudemos sentir a vontade do governador de dar mais investimentos para os municípios, para as regiões.
Cada um de nós aqui defende os interesses das suas regiões. E eu sei que nós, principalmente do oeste, do planalto norte e do extremo oeste de Santa Catarina, precisamos buscar investimentos de infraestrutura para que as nossas regiões também possam crescer como crescem outras regiões.
Deputado Maurício Eskudlark, v.exa. que teve muitos votos no extremo oeste, que é de São Miguel d'Oeste, sabe da necessidade que nós temos de infraestrutura para garantir o crescimento da região, porque a região tem dificuldades. São municípios que empobreceram, porque não tiveram os investimentos que tiveram os grandes municípios.
Por último, quero dizer que na próxima quinta-feira estaremos no meio-oeste de Santa Catarina acompanhando o secretário de Infraestrutura, deputado Valdir Cobalchini, para saber sobre as rodovias em recuperação, as que estão sendo feitas e as que precisam de continuidade. Também precisamos viabilizar a infraestrutura que o oeste e o meio-oeste de Santa Catarina necessitam, como disse há pouco, para que possa ter o seu desenvolvimento.
Concedo, então, ao deputado Antônio Aguiar o tempo restante do horário destinado ao PMDB.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)