Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/08/2013
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Quero primeiramente deixar registrado e cumprimentar os aniversariantes do dia de hoje: o deputado Ciro Roza, o nosso secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, o nosso companheiro e amigo secretário Gelson Sorgato. Desejo que possam ter muito sucesso na sua vida. E quero dizer que temos o privilégio de ser seus amigos.
Vejo aqui presente o prefeito do município de Ouro. Quero cumprimentá-lo juntamente com sua comitiva. E quero também dizer que a festa que deve acontecer no próximo domingo em homenagem a Frei Crispim é para homenagear uma pessoa de muita fé, que contribuiu muito com a esperança na nossa região. Por isso, o movimento é uma festa justa em homenagem a esse grande pregador da palavra de Deus.
No último sábado tive o privilégio de, juntamente com outros deputados, estar em Joaçaba, na companhia do nosso governador Raimundo Colombo, onde na ocasião ele deixou assinado um convênio com a prefeitura municipal, para a pavimentação e revitalização do acesso a Joaçaba, construído há mais de 40 anos. Esse acesso não vai atender só ao município de Joaçaba, mas à nossa grande região do meio-oeste de Santa Catarina.
O governador também autorizou a pavimentação e revitalização da estrada que vai de Luzerna a Tangará, uma obra necessária, que vem ao encontro do desenvolvimento do meio-oeste do estado.
Tive a felicidade de acompanhar o governador em suas missões em Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e demais municípios. O governo vive um momento diferente, em que tem a possibilidade de contribuir com as regiões.
O ex-governador Luiz Henrique da Silveira deu prioridade à construção dos acessos aos municípios, e foram realizados, se não me falha a memória, 54 acessos, mas ainda falta um na região meio-oeste, de Paial a Chapecó. Isso ocorreu não por culpa do governador, mas por empecilhos que as leis, a burocracia, nos impõem. Mas precisamos registrar que são muitas obras. E temos o dever e a obrigação de tornar isso público.
Em Joaçaba, há poucos dias, na homenagem feita pelo deputado Jorginho Mello, ouvimos que o município é o terceiro no Índice de Desenvolvimento Humano, apenas atrás de Florianópolis e Balneário Camboriú.
O índice de 0,866 representa um padrão muito elevado de desenvolvimento. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação, produto interno bruto e produto per capta, como um indicador do padrão de vida.
Também é a cidade com maior número de médicos que atendem pelo SUS em Santa Catarina. As pessoas têm qualidade de vida. Isso se demonstra pela vontade de fazer o bem que a população possui. Por isso quero agradece ao prefeito Mamao, ao vice-prefeito Marcos Weiss, a toda a administração municipal e a toda gente de Joaçaba. E Concórdia foi desmembrada de Joaçaba, quando esta ainda se chamava Cruzeiro. De um grande município temos dezenas de outros municípios e todos com índices de desenvolvimento importantes. Isso graças ao trabalho da gente.
Eu costumo dizer, deputados, que o agronegócio em Santa Catarina nos coloca em destaque não só brasileiro, mas mundial. E foi quando os mais velhos investiram no agronegócio em Santa Catarina. E posso citar como exemplo: em Joaçaba, o sr. Marcos Weiss, em Concórdia, o sr. Atílio Fontana, em Chapecó, o sr. Ari, o Plínio.
Essas pessoas implantaram as suas indústrias em Santa Catarina, não por sermos o estado com melhor topografia, nem por sermos um estado grande, mas por termos aqui uma população trabalhadora, como a questão da agricultura, do atender às pessoas, a questão do atendimento humano, que está na formação do povo catarinense, do oeste catarinense.
Eu sempre digo que para produzir alimentos nas pequenas propriedades não pode ter preguiça, é preciso ter vontade de trabalhar. Não tem sábado, não tem domingo, não tem chuva, não tem feriado, não tem férias. Essa é uma exigência que a profissão faz. Por isso, o reconhecimento que faço ao município de Joaçaba, mas, especialmente, às regiões produtoras de alimento.
Agradeço ao governo do estado por esses investimentos que faz, que são possíveis, porque teve o apoio do governo federal.
Quando governamos um município, um estado, um país, somos governantes de todos aqueles que moram no município, no estado ou no país.
Tenho certeza de que esses investimentos que estão previstos, outros que estão acontecendo, outros que estão sendo anunciados, na melhoria das rodovias, na melhoria da infraestrutura, dos nossos municípios, na melhoria da saúde, na melhoria da educação, é o governo do estado que está no caminho certo. E vamos poder desenvolver melhor as regiões que nos últimos tempos tiveram menos investimentos.
Parabéns ao governador!
Parabéns à nossa gente de Joaçaba!
Entendo que é dessa forma que contribuiremos para o desenvolvimento do nosso estado e dos nossos municípios.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)