Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/02/2008
O SR. PRESIDENTE (Deputado Julio Garcia) - Ainda dentro do horário reservado aos Partidos Políticos, para concluir o horário do PMDB, tem a palavra o deputado Moacir Sopelsa, por até nove minutos.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, o deputado Romildo Titon, com 40 segundos de antecedência é cumpridor do horário.
Venho a esta tribuna hoje, sras. deputadas e srs. deputados, para falar mais uma vez sobre a questão do embargo das carnes brasileiras para exportação. Mas antes disso não posso deixar de registrar a importância dos pronunciamentos que tive a oportunidade de ouvir hoje dos deputados Romildo Titon, do Padre Pedro Baldissera e do aparte da deputada Ada De Luca sobre a infra-estrutura dos nossos municípios. E tenho que deixar registrado com alegria que vi o anúncio desse investimento que será feito na cidade de Criciúma, sr. presidente Julio Garcia, na sua cidade, de mais de R$ 60 milhões em infra-estrutura, uma vez que o estado de Santa Catarina precisa dessa sensibilidade. E o nosso governador tem essa sensibilidade, pois através da Casan, do seu presidente Valmor De Luca, faz esse trabalho para sairmos do estado crítico de sermos um dos piores estados em infra-estrutura nas nossas cidades.
Também ouvi com atenção o deputado Padre Pedro Baldissera. E não quero de forma alguma que isso pareça uma crítica, não tenho nenhuma dúvida que melhorou a situação das nossas estradas, especialmente a BR-282, na qual está havendo investimentos, melhorias, mas é preciso que sejamos fiscais desses investimentos, uma vez que muitos deles, deputada Ana Paula Lima, são feitos por empreiteiras que, às vezes, parecem gananciosas, e os investimentos não são feitos com aquela qualidade que são licitados. Muitas vezes esses investimentos são de péssima qualidade, e as empreiteiras não cumprem aquilo que foi feito na licitação, no contrato, e os recursos públicos acabam sendo jogados na vala, no ralo, uma vez que o serviço não teve a qualidade que precisa ter.
Srs. deputados, a mesma coisa acontece com o projeto do deputado Elizeu Mattos. Mas precisamos entender que toda vez que criamos um novo imposto, uma nova taxa, uma nova multa, conseguimos fazer com que a sociedade se arrepie, porque estamos cansados de pagar imposto. Mas esse projeto do deputado Elizeu Mattos merece ter o nosso reconhecimento e um estudo aprofundado nesta Casa, para que venha realmente viabilizar aquilo que disseram há pouco os deputados Romildo Titon e Manoel Mota, sobre como está o trânsito hoje no nosso país. E nós, em Santa Catarina, infelizmente registramos o segundo lugar em acidentes e mortes nas rodovias, porque não temos de fato aquela consciência, aquela educação no trânsito, eis que quando estamos dirigindo um veículo precisamos ter responsabilidade com o que estamos fazendo. E muitos dos nossos motoristas fazem do veículo uma arma, ceifando vidas de pessoas sem culpa, usando carros sem condições, dirigindo às vezes embriagados, enfim, sem a responsabilidade que devemos ter quando estamos dirigindo um carro na estrada.
Não posso também deixar de registrar mais uma vez o meu descontentamento, deputado Manoel Mota, o meu sentimento de que este país, que tem na agricultura a sua mola-mestra propulsora do desenvolvimento, que se transforma, srs. deputados e sras. deputadas, a cada dia que passa no maior produtor de alimentos do mundo - e comida não pode e não deveria faltar na mesa de ninguém -, fique mais uma vez nas mãos do poder econômico, daqueles que querem dominar o mundo, encontrando maneiras que não nos permitam alcançar os mercados com os nossos produtos, como na questão da carne, que está inviabilizada pela comunidade européia, a qual argumenta que o nosso país oferece riscos à sanidade animal.
Claro que tenho que entender que também o nosso país precisa se encaminhar para uma melhor qualidade de sanidade animal. Os nossos governos, principalmente o governo federal, o governo central, precisa ter consciência dos investimentos para garantir essa sanidade, para garantir essa qualidade, para que o nosso país possa crescer conforme é a vontade de crescer dos nossos produtores que, com sacrifício e com trabalho, enfrentam às vezes climas e preços adversos, mas assim mesmo, todas as estatísticas mostram um crescimento na agricultura, como está acontecendo com o mercado de carne e de cereais.
Hoje pela manhã ouvia o senador Neuto De Conto, que preside a comissão de Agricultura no nosso Congresso Nacional, numa audiência pública com os ministros, tentando buscar e construir a possibilidade de mostrar aos países importadores dos nossos produtos a importância e a qualidade do que podemos oferecer para o mercado. Mas tem que haver uma posição firme do nosso governo central e das nossas autoridades, mostrando relatórios verdadeiramente, deputado Antônio Aguiar, seguros daquilo que estamos oferecendo lá fora, pois isso vai nos dar a oportunidade de ver o nosso país crescer, de vivermos em um país que pode dar uma qualidade de vida melhor, principalmente, para aqueles que são os nossos produtores, os que têm o compromisso de produzir.
V.Exa., deputado Antônio Aguiar, vem de uma região onde a agricultura tem o seu peso forte, que tem nos últimos tempos mostrado isso, uma vez que grandes empresas acreditam no trabalho daquela região, acreditam nos agricultores daquela região e estão propondo investimentos extraordinários para um desenvolvimento ainda maior do planalto norte.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Gostaria de parabenizar v.exa. pelo tema que está apresentando e que diz respeito também à nossa região, porque hoje, com a Aurora em Canoinhas e com a Sadia em Mafra, o planalto norte, realmente, está afinado com o excelente tema e discurso que v.exa. aqui apresentou.
Quero parabenizar v.exa., como ex-secretário da Agricultura, pela sua capacidade de entender a agricultura e sobre a visão que tem sobre o que acontece no Brasil.
Parabéns, deputado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Obrigado, deputado Antônio Aguiar.
Tenho certeza de que v.exa. tem a sensibilidade sobre a importância da agricultura para o nosso país e para o estado de Santa Catarina. Mas nós, o meu partido e o seu, temos o ministro da Agricultura, o senador Reinhold Stephanes. Então, que ele tenha a felicidade e possa realmente dar os investimentos através do governo federal para a segurança que a agricultura do país precisa. Não tenho nenhuma dúvida de que muitos países desenvolvidos alcançam estatísticas de crescimento extraordinárias com outros produtos. E nós, do Brasil, temos condições de alcançar essas estatísticas de crescimento através da produção de alimentos, se dermos essa oportunidade ao nosso produtor, que sabe produzir, que atende a tecnologia, como é o caso de Santa Catarina, esse estado pequeno que tem apenas 1,12% do território brasileiro e que é o sexto produtor de alimentos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)