Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/04/2012
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, primeiramente, quero informar que irei dividir o meu horário com o deputado Manoel Mota.
Assomo à tribuna nesta manhã para dizer que ontem tive a oportunidade de participar do aniversário da Cooperativa Central Aurora. São 43 anos de funcionamento de uma cooperativa que agrega mais de uma dezena de cooperativas filiadas e que no agronegócio é a segunda maior empresa de Santa Catarina, perdendo apenas para a união da Sadia com a Perdigão, a BRF.
Da Cooperativa Central Aurora, que tem seus negócios focados na suinocultura, na avicultura e na produção e industrialização de cereais, tive a oportunidade de acompanhar os dados do seu crescimento em 2010 e 2011 e compará-los com 2012.
Faz alguns anos que a suinocultura passa por uma dificuldade muito grande. No oeste, no meio-oeste e no extremo oeste temos uma economia muito forte calcada na suinocultura, e esse setor vem amargando prejuízos há muitos anos, porque o produtor não consegue cobrir o custo de produção. O custo dos principais insumos para a produção de suínos, como soja e milho, está muito alto e o custo final do suíno não cobre o custo de produção. Não queremos que o produtor de milho não ganhe dinheiro, ele também precisa ganhar dinheiro, assim como o produtor de soja, mas precisamos que o suíno tenha um preço compensatório.
A cada ano que passa, acreditamos que o próximo será melhor, que a atividade começará a ser rentável, começará a dar lucro. Mas entra ano e sai ano e a suinocultura amarga essa crise, com centenas de produtores deixando a atividade.
Isso, inclusive, começa a gerar reflexos na receita dos nossos municípios. O oeste, o meio-oeste e o extremo oeste de Santa Catarina estão empobrecendo, estão ficando mais pobres, a sua receita é cada vez menor. Estão perdendo competitividade para outros municípios. Concórdia, por exemplo, que era o 7º município no índice de desenvolvimento da receita, hoje é o 32º. E não é diferente nos outros municípios. Os municípios em que a avicultura e a suinocultura são a base da economia, estão padecendo porque o agricultor está abandonando o agronegócio, base da economia local e com o empobrecimento da agricultura, as cidades também empobrecem.
Ontem, junto à Cooperativa Central Aurora, vimos esses levantamentos, que vêm ao encontro daquilo que estamos vivendo, daquilo que estamos sentindo. Da mesma forma, vimos a cooperativa fazendo seus investimentos, tentando sair do sufoco e inaugurando uma central de inseminação artificial de suínos das mais modernas do país. Conta com algo em torno de 450 machos reprodutores para coletar sêmen e melhorar o material genético, melhorando a conversão alimentar, melhorando a qualidade da carne, numa parceria com uma das melhores empresas do país. Assim, a Cooperativa Central Aurora mostra o seu potencial e a sua preocupação com a qualidade que precisa ter o setor agrícola, notadamente a produção de suínos.
Ainda não temos o reconhecimento que deveríamos ter, mas mesmo que não tenhamos, tenho certeza de que fomos, somos e sempre seremos grandes colaboradores para o desenvolvimento do país. Quem sempre bancou e pagou todos os planos dos últimos governos foi a agricultura, que conseguiu colocar na mesa do consumidor alimento mais barato e com qualidade. Isso vem desde o governo do presidente José Sarney. E os outros governos também calcaram seus planos na agricultura, inclusive o atual, com o seu programa de cestas básicas distribuídas às pessoas mais pobres.
Hoje, deputado Manoel Mota, se v.exa. for ao mercado vai encontrar frango a menos de R$ 2,00 o quilo, enquanto o custo de produção é bem maior. Em contrapartida, ficamos felizes quando o consumidor consegue comprar, mas na maioria das vezes o produtor trabalha com prejuízo e lá na ponta o consumidor não consegue comprar porque os preços são exorbitantes. Então, existe ainda uma cadeia nesse meio que atravessa e é a maior vilã, é aquela que fica com o maior lucro.
Por isso, cumprimento mais uma vez a Cooperativa Central Aurora, uma grande industrializadora de alimentos, que vive a dificuldade do nosso produtor, mas que com competência e tecnologia busca dias melhores para seus associados. O cooperativismo em Santa Catarina é um orgulho para nós e deixo registrados nesta Casa os meus parabéns à Cooperativa Central Aurora, ao seu presidente, à sua diretoria e a todos os seus associados.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)