Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 009ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 20/05/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente e srs. deputados, na semana passada mostramos aqui a alegria do oeste de Santa Catarina com a melhoria das estradas. O deputado Pedro Uczai trouxe um bolo em comemoração à BR-282 já concluída no extremo oeste catarinense, divisa com a Argentina e em conclusão na região de Lages com Campos Novos, até a BR-470.
Fico feliz, srs. deputados, por poder trazer hoje, matéria que li no domingo, deputado José Natal, no jornal A Notícia, num encarte de duas páginas, mostrando a alegria das pessoas que residem nos 32 municípios em que o asfalto chegou durante o governo Luiz Henrique da Silveira. Diz o texto: "O asfalto que ajuda e faz falta."
Uma coisa que me preocupa é que se olharmos o mapa de Santa Catarina - não sei se a câmera pode mostrar, para que o telespectador tenha conhecimento -, veremos que no oeste do estado, deputado Altair Silva, tínhamos a maior deficiência de asfalto, que atendia apenas os maiores municípios do estado e o litoral; o oeste catarinense ficava para depois ou esquecido.
A principal deficiência era no extremo oeste, no pé da bota de Santa Catarina, deficiência desse bem importante para o nosso desenvolvimento, para o desenvolvimento da nossa região.
Vou citar os 32 municípios onde o asfalto já foi inaugurado no governo Luiz Henrique da Silveira.
Em 2004: Anita Garibaldi, Braço do Trombudo, Calmon, Cerro Negro, Matos Costa, Morro Grande, Rio Rufino, São Bonifácio e Zortéia;
Em 2005: Bom Jesus do Oeste, Saltinho, Campo Erê e Serra Alta;
Em 2006: Águas Frias, Bela Vista do Toldo, Brunópolis, Guatambu, Major Gercino, Passos Maia e Sul Brasil;
Em 2007: Arvoredo, Celso Ramos, Frei Rogério, Ouro Verde, São Bernardino e Jardinópolis;
Em 2008, até agora: Bandeirante, Coronel Martins, José Boiteux, Santiago do Sul, Tigrinhos e Vitor Meireles.
Para inaugurar até setembro de 2008: Alto Bela Vista, Barra Bonita, Irati, Lajeado Grande, Leoberto Leal, Marema e Princesa;
Entre outubro e dezembro de 2008: Abdon Batista, Chapadão do Lageado, Cunhataí, Entre Rios, Macieira, Mirim Doce, Santa Rosa de Lima, São Miguel da Boa Vista, Timbó Grande, União do Oeste e Santa Terezinha do Progresso;
Projetadas até 2010: Paial e Anitápolis.
Então, deputado Altair Silva, em cinco anos e meio do governo Luiz Henrique/Eduardo Moreira e agora Luiz Henrique/Leonel Pavan, está concluído o asfalto em 32 municípios, faltando 22 municípios para que seja concluído o asfalto, sendo que a extensão de asfalto concluído perfaz um total de 516 quilômetros e a asfaltar até o fim de 2010 mais 382 quilômetros. Lembro-me de que o governador Luiz Henrique dizia, na sua primeira campanha, que queria asfaltar 500 quilômetros. E acredito que nos seus dois mandatos vai conseguir asfaltar mais de 900 quilômetros.
E o importante, deputado Manoel Mota, é que aqui na matéria estão também depoimentos das pessoas que residem nesses municípios. Elas deixaram de transitar no barro, de ter dificuldade no acesso aos seus municípios, e começou o progresso e o desenvolvimento.
Então, eu vejo que o governo federal e o governo do estado estão fazendo a sua parte e eu tenho certeza de que encontramos no governador Luiz Henrique, que dá prioridade aos acessos aos municípios, um grande administrador. Agora mesmo já está com outro projeto, deputado Manoel Mota, começando a chegar o asfalto, a partir do ano que vem, à sede dos distritos. Estivemos essa semana com o governador e com o dr. Romualdo, e sua excelência anunciou que vamos ter a felicidade de ver iniciado ainda este ano o asfalto no acesso que liga Irani a Lindóia do Sul. Então, ele não está somente fazendo a ligação dos municípios que não tinham nenhuma ligação asfáltica, mas está também levando progresso onde passa a produção, os produtos da industrialização. E isso nos deixa satisfeito.
Às vezes colocam aqui a questão de obras inacabadas. Eu poderia citar aqui dezenas de obras inacabadas do governo anterior ao de Luiz Henrique, nas áreas da Educação e da Saúde, que tiveram a continuidade e a sua conclusão neste governo.
Então, trago aqui, deputados Manoel Mota e Altair Silva, a questão do asfalto. Mas eu preciso dizer também que está havendo investimentos, como nunca aconteceu, nas outras áreas: na Saúde, na Educação e na Agricultura - e eu tive a felicidade de ser secretário da Agricultura. Mas é claro que ainda precisamos fazer muito, deputado Herneus de Nadal, porque no longo de quase 100 anos no estado de Santa Catarina nem todos fizeram aquilo que deveriam ter feito, muitos, quem sabe, por não terem a iniciativa do governador Luiz Henrique e outros por não terem tido a oportunidade de fazer.
O Sr. Deputado Altair Silva - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Concedo um aparte a v.exa., pois tenho certeza de que é um deputado que vem defender aqui também o desenvolvimento do nosso oeste de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Altair Silva - Deputado Moacir Sopelsa, quero aqui fazer um registro. O governo de Esperidião Amin, do nosso partido, que antecedeu o de Luiz Henrique, deixou uma grande contribuição: o BID IV. E muitas dessas obras que o atual governador teve o privilégio de concluir foram uma iniciativa também do Partido Progressista.
Gostaria também de deixar o registro que graças a uma atitude do governo federal, que cedeu a Cide, que é o imposto dos combustíveis, há mais de três anos o estado pode ter recursos para investir nas rodovias.
Portanto, quero fazer esse registro da importância dela e deixar aqui uma sugestão: começar e acabar as rodovias e não as fazer por etapas, para que o estado possa reduzir os custos, pegando a obra e levando-a até o seu final.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Altair Silva.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eu quero dizer a v.exa. que Luiz Henrique é uma pessoa que planeja as suas ações. Então, ele planejou aonde queria chegar. Quer dizer, hoje a descentralização faz parte das ações do governo de Santa Catarina. O atual governo recebeu do governo anterior 54 municípios ainda não atendidos. Passaram governos e mais governos e quantas vezes enganaram os prefeitos, quantas vezes mentiram para os prefeitos nas campanhas políticas e não realizaram as obras?! Hoje o governador Luiz Henrique não pergunta qual é o partido do prefeito, se é do PP, do PT, etc. Ele executa! Já fez obras em 32 municípios e está planejado para chegar aos 54 municípios!
Então, é um governo que trabalha, realiza e não discrimina. Assim, pela primeira vez na história de Santa Catarina...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)