Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/03/2014
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Nilson Gonçalves, srs. deputados, sras. deputadas, senhores e senhoras que assistem a esta sessão na tarde de hoje, servidores da Fatma, também quero cumprimentar a nossa imprensa.
Eu recebi quando chegava a este plenário uma carta aberta à sociedade catarinense, dos servidores da Fatma.
Eu venho de uma região e para aqueles que a conhecem sabem que a nossa economia no meio-oeste e oeste do nosso estado, o agronegócio, é a agricultura, a suinocultura, a avicultura, a produção de leite.
Eu tive toda a minha vida vinculada a essa atividade por causa da minha família. E hoje como parlamentar, eu estou no quarto mandato, eu sou diariamente procurado pelas pessoas que precisam de uma licença. Eu tenho plena consciência que o quadro de pessoal da Fatma é muito inferior do que as demandas que a Fatma precisa exercer.
Então, quero dizer a vocês que não saberia encontrar uma solução para os funcionários, mas quero dizer que todos têm o meu total apoio em busca da melhoria e do melhor, e quando falo melhor não é porque os servidores não querem fazer o seu trabalho, mas tem que colocar mais servidores na atividade. E quando vocês reivindicam melhorias nos salários, sou um deputado que faço parte da base do governo, mas também reconheço quando se precisa melhorar o salário do servidor público, quando se precisa melhorar a possibilidade do trabalho do funcionário público.
Quero cumprimentá-los e dizer que são pessoas respeitosas, que estão respeitando o Parlamento, e nós temos o dever e a obrigação de encontrarmos soluções para essa empresa, que é importantíssima para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina.
Estou dizendo isso não é porque vocês estão presentes neste plenário, mas porque essa é a minha opinião.
Precisamos dar agilidade às ações, porque as pessoas que estão esperando o nosso trabalho querem solução. Muitas vezes não conseguimos dar essa agilidade, porque não estamos nos locais.
Aqui ouvi falar da regional de Joaçaba, na regional de Chapecó, na regional de Videira, e nós de Concórdia pertencemos à regional de Lages. Então, pela importância que tem a Fatma e pelo trabalho que precisa prestar, teria que ter uma regional também em Concórdia, não apenas para ter um gerente regional, um cargo de confiança, mas para ter técnicos, pessoas que possam ajudar, para que o produtor não fique meses sem licença.
Por isso cumprimento todos vocês e quero dizer que dentro das minhas possibilidades podem contar com o meu apoio.
O Sr. Deputado Carlos Chiodini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Carlos Chiodini - Quero dizer que suas colocações são coletivas na nossa bancada e aqui nesta Casa, no sentido de melhorar as condições dos servidores da Fatma que hoje se fazem aqui presentes.
Todos os investimentos dos diversos setores do segmento produtivo passam primeiramente pelo crivo, pela análise do órgão ambiental. E ele estando aquém da expectativa da sociedade, com seu quadro de servidores descontentes que não consigam atender as demandas que o nosso estado precisa, e o Brasil é um país que cresce e Santa Catarina cresce ainda mais. Então, temos que fazer justiça e reivindicar as melhorias devidas fazendo coro ao seu discurso aqui neste momento em que se encontram também os servidores da Fatma. Estamos juntos nesta reivindicação.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Agradeço o aparte de v.exa., nobre deputado.
Eu o sucedo na liderança da bancada e v.exa. me sucede na presidência da comissão de Agricultura. Já tive oportunidade de dizer que v.exa. vem de uma região bastante industrializada, mas sei que tem sensibilidade e sabe o quanto é importante a produção primária no nosso estado, principalmente no agronegócio de Santa Catarina.
Quero justificar que o deputado Neodi Saretta, não pode acompanhar a passagem do governador por Concórdia e por Seara, e me associo ao motivo de tristeza e de dor de v.exa., pois nesse final de semana passado perdeu uma das pessoas de sua confiança, uma concordiense, de uma família que tem o respeito de todos e que acompanhava v.exa. há muitos anos. Vai ficar na nossa lembrança o trabalho da boa pessoa que era a nossa amiga Dirlei.
Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, o governador do estado mais uma vez esteve na nossa região e me sinto contemplado e feliz quando vejo que podemos, através do Executivo, realizar as obras que precisamos na nossa região. Concórdia, deputada Ana Paula Lima, há muito tempo espera por um contorno a altura do crescimento do nosso município.
Sábado o governador entregou a ordem de serviço no valor de R$ 34 milhões. E outra alegria que sentimos, sei que posso compartilhar com o deputado Neodi Saretta, é que uma empresa de Concórdia ganhou essa licitação. E isso vai dar uma alternativa, vai dar outra visão de desenvolvimento para o nosso município. Também no município de Seara, que tem um acesso difícil.
Muitas pessoas perderam a vida, quem sabe dezenas, centenas de pessoas que precisavam passar pelo município de Seara, na descida de Chapecó para chegar a Seara. Muitos caminhões, muitos carros desgovernados, fizeram com que os seus condutores perdessem a vida.
E há também, deputado Reno Caramori, uma obra, que eu devo fazer justiça e agradecer a sensibilidade do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira pela importância de ter tido essa decisão. Quero, em nome da nossa gente do meio-oeste de Santa Catarina, fazer este agradecimento.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Sobre outro tema, ainda, deputado Moacir Sopelsa, nunca se sabe a hora de partir. Nunca sabemos quanto tempo vamos ficar aqui na terra, estamos de passagem.
Mas, o que me causou muita dor, muita tristeza, e já compartilhei isso com o deputado Neodi Saretta, foi a perda, realmente, de Dirlei Magnani. Ela foi chefe de gabinete do deputado Neodi Saretta, mas ela fez aqui uma conquista com todos os funcionários desta Casa e com todos os deputados, pela sua postura ética, o seu comportamento, o seu riso, pela forma como atendia as pessoas.
Então, compartilhando com o deputado Neodi Saretta e com todo o seu gabinete, tenho certeza de que foi uma perda irreparável, mas um exemplo também.
A gente nunca sabe a hora que vai, mas temos certeza que, nos 48 anos da Dirlei, ela plantou muita coisa boa na política e fora da política, porque com um sorriso estampado no rosto ela nos ensinou muito.
Não trabalhei com ela, mas cativou a todos nós. Então, realmente foi uma pena a perda da Dirlei tão precocemente.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Ana Paula Lima, incorporo as suas palavras ao meu pronunciamento.
Também o vosso sentimento de dor, de perda desta amiga. Eu ainda tive a felicidade de conviver, minha mulher foi colega de infância da Dirlei. Elas eram vizinhas, como nós chamamos as pessoas que residem perto.
Então, eu deixo aqui os meus sentimentos e o meu agradecimento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)