Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 112ª SESSÃO ORDINARIA

Em 19/10/1999
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria hoje de reportar-me a um trabalho que foi feito e concluído no ano de 1997.
A Bancada do Oeste está tentando se organizar independentementede Partido Político, e vamos tentar levar para o Oeste os recursos que merecemos do Prodec relacionado ao turismo.
Em 1997, num trabalho conjunto das universidades e das microrregiões, tanto no Estado de Santa Catarina como no Estado do Rio Grande do Sul, através dos gabinetes dos Vice-Governadores da época, pudemos desenvolver um trabalho de estratégia para o desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai, que iria da região de Lages até as regiões que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul.
Esses dias ouvimos aqui o Deputado Gelson Sorgato tentando persuadir que se desengavetasse esse projeto, uma vez que havia, em 1997, o reconhecimento do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento. Então, essa região seria reconhecida e poderia ter, a fim de se desenvolver, as mesmas condições que têm as regiões com subsídio no Nordeste.
Trazemos este assunto à tribuna no dia de hoje porque entendemos que neste momento temos um catarinense que pode nos ajudar, o Deputado Federal Renato Vianna.
Hoje pela manhã, debatendo esse assunto na Comissão de Agricultura, pudemos verificar que quase 50% das famílias que vivem da agricultura têm abandonado o campo nos últimos dez anos. E nós, que somos do Oeste de Santa Catarina, que temos a suinocultura como uma de nossas atividades, vimos com muita tristeza, nos últimos dias, ser denegrida a imagem da carne suína pelos jornais (o Deputado Neodi Saretta levantou ontem este assunto desta tribuna), mais especificamente pelo Diário Catarinense, que estampou uma foto de suínos alimentando-se nos lixões. Eles chamaram de suínos, mas eu chamaria de porcos, porque os suínos do nosso Estado não são criados dessa forma!
Nada temos contra o jornal que veiculou essa matéria, mas achamos um exagero a maneira como foi colocada, pois os suínos catarinenses não se alimentam nos lixões. A verdade é bem diferente!
Faço este registro para que possamos resolver através das Secretarias da Agricultura e da Saúde esse problema, a fim de que não fique essa mancha na suinocultura catarinense, que nada deve e que é uma das melhores do País, podendo ser comparada com a suinocultura de qualquer país desenvolvido do mundo.
Portanto, da mesma forma que a Bancada do Oeste vai defender os recursos do Prodetur para aquela região, que possamos desengavetar esse projeto e levá-lo adiante, posto que já está elaborado, já dá todas as prioridades e especifica aquilo que poderia ser desenvolvido na Bacia do Rio Uruguai, uma vez que temos lá algumas centenas de pequenas propriedades ainda.
O Sr. Deputado Heitor Sché - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Heitor Sché - Nobre Deputado, ponho-me à disposição de V.Exa. para participar dessa reivindicação justa. Quero dizer que teria a maior honra de integrar a Bancada do Oeste, embora já esteja me considerando um dos excluídos.
Fui candidato oficial em São Miguel d’Oeste pelo meu Partido, o PFL; fui candidato oficial da região de Campos Novos, também pelo meu Partido; peguei uma expressiva votação em todo o Oeste, principalmente nos Municípios de Riqueza, Princesa, Maravilha e Paraíso. Por isso, embora não seja do Oeste, tenho um compromisso muito grande com aquela região, e coloco-me à disposição dos Deputados que lá residem para, juntos, trabalharmos pelo seu desenvolvimento.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Agradeço o seu aparte, Deputado Heitor Sché, e pode ter certeza de que não foi nem é pensamento da Bancada do Oeste excluí-lo. Vamos ter muito prazer e muita alegria em contar com V.Exa. Com a sua competência e com o seu conhecimento, vamos ter mais força para dar ao Oeste.
O Sr. Deputado Romildo Titon - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Concedo, com prazer, um aparte ao Deputado Romildo Titon, que foi um dos pioneiros da idéia de compormos uma Bancada para defender os interesses do Oeste de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Romildo Titon - Deputado Moacir Sopelsa, parabenizo-o pelo seu pronunciamento.
Por várias vezes vimos debatendo aqui essa tentativa de unir as forças políticas do Oeste catarinense, tendo em vista a discriminação para com aquela região: na questão da BR-282; na questão do Prodetur, que é um assunto que está em pauta e que deve ser discutido; na questão da Bacia do Rio Uruguai; enfim, numa série de questões.
Nós fizemos a primeira tentativa e nominamos aproximadamente 15 Parlamentares que se identificam com a região Oeste. Na primeira reunião conseguimos reunir oito e na segunda nove Parlamentares, e vamos fazer uma convocação da Bancada do Oeste para amanhã, às 17h, e vamos mandar ofício por escrito para todos os Parlamentares, para que não haja má interpretação.
Sabemos que o Deputado Heitor Sché estava brincando aqui há poucos instantes, mas houve vários Parlamentares que reclamaram com relação a uma notícia que saiu nos jornais, que não foi dada por mim nem por nenhum Deputado.
Acontece que em nenhuma reunião da Bancada do Oeste a imprensa esteve presente para saber quem estava lá ou quem se interessou pelo assunto.
De qualquer forma, saíram nos jornais alguns nomes, não na sua totalidade, de Deputados, os quais nós enumeramos aqui da tribuna da Assembléia Legislativa, assim como os convidamos para fazer parte, como foi o exemplo do Deputado Heitor Sché, que se propôs (nós não o considerávamos como um Deputado do Oeste porque morava na Capital) a participar porque tinha recebido um grande número de votos naquela região.
Então, aproveitando este aparte, queremos convocar os Deputados - e todos vão receber daqui a pouco, por escrito, a convocação - para participarem de uma nova reunião da Bancada do Oeste, na qual vamos definir, Deputado Moacir Sopelsa, quais os trabalhos que essa Bancada vai desenvolver.
Nós sabemos que todos os Parlamentares têm compromissos com as suas regiões, com os seus Municípios, mas existem algumas atividades mais importantes, como essa que V.Exa. trouxe no dia de hoje, em que é necessário um engajamento de todos os Parlamentares que representam a nossa região, como é o caso do Prodetur, da BR-282, etc.
Então, amanhã, nós queremos destacar quais as principais lutas que a Bancada vai ter como prioridade daqui para a frente.
Agradeço a V.Exa. a concessão do aparte, Deputado Moacir Sopelsa.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Agradecemos o aparte, Deputado Romildo Titon, e isso que V.Exa. acabou de levantar é exatamente o que nós estamos trazendo aqui nesta tarde.
Eu já disse aqui desta tribuna que a suinocultura é uma das molas-mestras do desenvolvimento do Oeste, mas nós perdemos pontos quando as coisas são colocadas em prejuízo daqueles que labutam, que fazem, com muito sacrifício, as coisas acontecerem.
Por isso acho que precisamos levar adiante esse projeto que não teve nenhum cunho político na época, apesar de estarem envolvidos os Governos Estadual e Federal, através dos gabinetes dos Vice-Governadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como também todas as associações de Municípios e as universidades, tanto do Oeste de Santa Catarina quanto do Noroeste do Rio Grande do Sul.
Então, este é o caminho para que nós possamos salvar a nossa pequena propriedade, caminho este que foi encontrado por aqueles que conhecem e que têm afinidade com a região. E vamos conseguir sensibilizar, neste sentido, os Governos Estadual e Federal e o Ministério do Desenvolvimento, através das Secretarias, para que possamos minimizar a situação difícil que vive o nosso agricultor.
Nós sabemos que todos os setores estão passando por dificuldades, mas não temos dúvida nenhuma de que o setor que mais empobreceu, nos últimos tempos, foi o da agricultura, porque não recebeu o apoio necessário. E esse setor foi o que mais colaborou, nos últimos cinco anos, para que o País tivesse uma inflação menor que 6% ao ano.
Assim sendo, gostaria de convocar os Deputados não só da região como também todos desta Casa para participarem de uma reunião com a Bancada do Oeste, Municípios estes que têm contribuído muito para o desenvolvimento deste Estado, pois têm a maior produção de alimentos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)