Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 044ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/05/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. deputada Ada De Luca, presidente desta sessão, srs. deputados, sras. deputadas, quero, com alegria, com prazer, registrar a presença dos vereadores de Irani, Mauri Ricardo de Lima, Ozaide Antônio Alves da Rocha, do PSDB, e o Marco Osório de Oliveira, do Democratas, terra que tenho orgulho de ser representante, cujo povo é ordeiro, progressista e trabalhador. Espero que se sintam em casa aqui em Florianópolis e que possam alcançar os objetivos dos pleitos que estão fazendo nesta Capital.
Srs. deputados, gostaria também de cumprimentar o deputado Elizeu Mattos, a prefeita municipal Adelaide Salvador e o vice-prefeito Cleinor Zozimo Zampieri, de Irani, pela realização da Expo Irani, que teve sua abertura na sexta-feira passada, quando tivemos a participação da indústria e do comércio daquele município, especialmente da mostra da agropecuária, do leilão de bezerros de corte, que aquele município possui e faz com muita qualidade, com muita tradição, expondo animais de extrema qualidade e produtividade de carne.
Da mesma forma, quero registrar aqui que participei, no domingo de manhã e parte da tarde, da abertura do leilão agropecuário de bovinos, deputado Antônio Aguiar, no município de Ouro Verde, no extremo oeste de Santa Catarina, onde tivemos a oportunidade de ver a qualidade dos animais apresentados e a festa que o prefeito Sadi de Oliveira da Luz realizou naquele município.
Srs. deputados, participei, também, na sexta-feira passada, da homenagem que o CDL de Concórdia - que completará 39 anos de existência - fez aos seus 20 primeiros empresários fundadores. Ouvimos os depoimentos dos nossos comerciantes, falando das dificuldades existentes na região oeste e no meio-oeste de Santa Catarina, há quase 40 anos, quando não havia sequer uma via de asfalto, o que causava muitas dificuldades pela falta de comunicação com as grandes cidades, principalmente com a nossa Capital. Então, quero deixar registrada nesta Casa a importância do reconhecimento do CDL àquelas primeiras pessoas que ajudaram a desbravar e fazer a força do nosso município.
Sr. presidente e srs. deputados, embora tenha citado todos esses eventos importantes do setor agrícola, preciso também registrar as dificuldades que a nossa agricultura está passando, pois nós ainda não temos uma política agrícola, deputado Antônio Aguiar, de sustentação ao nosso homem do campo. Em vez de vermos a nossa produção crescendo em quantidade e em qualidade - e o nosso produtor sabe muito bem fazer isso - vemos, deputado Valmir Comin, esse crescimento nos preços e o desânimo dos nossos agricultores.
Pude ver na manhã de domingo, quando participei da reunião em Ouro Verde, junto com todos os prefeitos da Amai e com a secretaria regional de Xanxerê, a preocupação desses prefeitos quando demonstraram a queda de suas receitas, a perda do poder aquisitivo que as áreas, os municípios que dependem da produção agrícola estão tendo. Os municípios industrializados agregam valor aos seus produtos, aumentam o seu movimento econômico, enquanto nós, os municípios agrícolas, têm dificuldade de agregar valor aos seus produtos. As prefeituras estão padecendo com isso e perdendo parte da sua receita.
Srs. deputados, agora teremos novamente a oportunidade de votar o nosso Orçamento - e semana que vem começaremos a discutir o Orçamento regionalizado - e tenho que registrar aqui a importância, o valor que o governador Luiz Henrique da Silveira tem dado aos prefeitos do interior do nosso estado, principalmente, deputado Antônio Aguiar, aos prefeitos do oeste, do planalto norte e do planalto serrano de Santa Catarina. Antigamente as coisas se concentravam muito nas cidades grandes, nas cidades litorâneas, mas hoje o governador, sensibilizado, está levando esses recursos também para os pequenos municípios.
Srs. presidente e srs. deputados, o município de Ouro Verde foi um dos que o governador contemplou com acesso asfáltico, dando incentivo e ânimo para os cidadãos daquele município trabalharem na sua atividade. Mas o que nos preocupa é que temos que encontrar um jeito de descentralizarmos ainda mais o poder de recursos para esses pequenos municípios, pois sem a participação do governo do estado e sem a participação efetiva do governo federal eles tendem a padecer.
Deputado José Natal e deputado Elizeu Mattos, líder do governo, vejo a maneira tranquila com que o governador tem-se pronunciado sobre o julgamento do seu processo, que deverá acontecer quinta-feira. Tenho absoluta certeza de que há de se fazer justiça, porque em momento algum o governador procurou usar o poder da máquina para buscar a sua reeleição, tanto que foi o único candidato do país que teve o desprendimento da renúncia do mandato. Deixou o seu mandato para poder fazer a sua campanha eleitoral em igualdade de condições com os demais candidatos.
Por isso, tenho absoluta certeza de que o julgamento que acontecerá quinta-feira terá, sem dúvida nenhuma, o senso da justiça e do bom entendimento. Desta forma, o governador continuará a fazer o trabalho que vem fazendo pelo estado de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)