Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 116ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/12/2017
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Tece comentários em relação ao breve retorno à Casa, demonstrando alegria pela receptividade, enaltecendo o trabalho dos servidores do Poder Legislativo, e suas atividades parlamentares desde o primeiro mandato.
Ao se reportar à fala do deputado Cesar Valduga, salienta que na Alesc tramita projeto de lei que regulamenta algumas ações para desengessar a questão ambiental, exemplificando a renovação de licença ambiental para produção de suínos ou frangos tem os mesmos tramites quando da primeira licença. Menciona que os técnicos da Fatma possuem credenciais para averiguar a parte documental, no que tange à agilidade dos processos.
Comenta a questão das emendas impositivas conquistadas pelo Legislativo catarinense, mesmo frente à crise econômica, enobrecendo o governador Raimundo Colombo e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, pelo reconhecimento de descentralizar os recursos aos municípios, local que se gera os tributos e onde as pessoas necessitam de saúde, educação e infraestrutura, porém, devido à legislação brasileira a maioria dos impostos recebidos concentra-se, primeiramente, em Brasília e depois para os municípios.
Cita a grandeza do agronegócio catarinense, valorizando o trabalho dos agricultores por produzir o alimento que chega às mesas da sociedade catarinense, e que mesmo diante de dificuldades não esmorece, sendo que a secretaria de Agricultura procurou manter os programas que vão ao encontro dos produtores.

Deputado Leonel Pavan (Aparteante) - Corrobora a fala do deputado, destacando o turismo rural. [Taquígrafa: Sílvia]