Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 075ª SESSÃO ORDINARIA

Em 09/10/2001
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sra. Presidente e Srs. Deputados, às vezes as pesquisas nem sempre revelam aquilo que é a verdade, até porque conheço muitos Municípios que as pesquisas davam um candidato e quem governa é outro. Também vi em muitas eleições estaduais os votos serem diferentes das pesquisas.
O Deputado Nelson Goetten deve ter cuidado para não vestir os lobos de pele de cordeiro. Precisamos ter sinceridade. Ela existe em todos os Partidos Políticos, sendo que há bons e maus políticos. Não podemos julgar as pessoas por um ato de um ou de outro.
Assomo à tribuna hoje para falar sobre a CPI do Leite. Há pouco o Deputado Milton Sander falou a respeito das conclusões que trouxe de Minas Gerais, onde se vê que o produtor é massacrado e o consumidor não tem vantagem nenhuma.
Vamos tentar buscar, isento de qualquer interesse, informações para clarear, para trazer para o nosso produtor uma solução a este problema que ele vive pagando para trabalhar na sua atividade. Aliás, que não é muito diferente em todos os setores da agricultura. Aliás, que não é muito diferente, Deputada Odete de Jesus, em todos os setores da agricultura.
Se no nosso País tivéssemos um poder aquisitivo mais justo, mais digno, quem sabe não precisássemos nos voltar para a exportação de alimentos. Bastava que déssemos alimentos para a população brasileira, porque mais de 25 milhões de brasileiros, quase 30 milhões de brasileiros passam fome.
Diria que o que se diz hoje do preço baixo do leite - fala-se em excesso de produção - é uma injustiça que se está cometendo, porque se déssemos oportunidade para que as pessoas humildes, as pessoas com dificuldade pudessem usar o leite como alimento, tenho certeza de que teríamos falta desse produto no País.
Mas no dia de ontem tivemos, vamos dizer assim, a última rodada, com a participação dos representantes de todos os produtores. Quero fazer justiça aqui à cobertura que está dando a imprensa falada, escrita, televisionada, procurando ajudar para que CPI consiga caminhar e tenha realmente um resultado positivo para todos os setores.
Sempre disse que não há um produtor que não necessite da indústria, uma indústria que não necessite de um produtor e também uma indústria que não precise da rede de distribuição, como é a rede que distribui o leite.
Mas houve, quem sabe na manchete do jornal A Notícia, até uma pequena injustiça que se cometeu contra as cooperativas: Em momento nenhum dissemos - e foi levantado no dia de ontem - que as cooperativas são responsáveis pelo baixo preço do leite. O que discutimos ontem - e precisamos que seja esclarecido, e eu aproveito este momento para esclarecer isso - é que as cooperativas fizeram um trabalho brilhante na questão da produção do leite, que fizeram um trabalho grande na melhoria da sanidade do rebanho, que fizeram um trabalho grande na produtividade de leite, aumentando a produtividade por animal alojado, que fazem um trabalho elogiável no recolhimento do leite, passando em todas as comunidades, buscando de pequenos, de médios e de grandes produtores, fazendo um verdadeiro trabalho social.
Mas, por outro lado, as cooperativas esqueceram, deixaram de estar naquela ponta, do lado de lá, onde precisaríamos agregar valores ao produto. E ficaram na produção de leite e esqueceram a parte da indústria.
É isso que colocamos no dia de ontem, até porque precisamos ainda caminhar. Nós não conhecemos nenhum dado, portanto não podemos ainda e não temos o direito de emitir nenhuma opinião, de dizer, ainda nesse estágio em que está a CPI, que o lado "a" ou o lado "b" tem culpa.
Então, quero fazer essa correção. Vou ter um contato com a jornalista do jornal A Notícia, que, na maior e na melhor das intenções, procurou divulgar o trabalho da CPI, mas que, na verdade, as suas palavras, na forma colocada, não vieram ao encontro daquilo que nós desejamos e queremos.
Mas também quero deixar registrado nesta Casa, Srs. Deputados e Sra. Presidente que conduz os trabalhos neste momento, Deputada Odete de Jesus, que não temos também aquela democracia que ouvimos das Lideranças da base do Governo dizerem que tem no Governo do Estado.
Desde o primeiro dia em que instalamos a CPI, através do seu Presidente e do seu Relator, encaminhamos ao Presidente desta Casa a solicitação para que pudessem ser liberados dois técnicos, um da Cidasc e outro da empresa de pesquisas do Governo do Estado, da Icepa, para poderem auxiliar o trabalho que pretendemos fazer e desenvolver na CPI do preço do leite.
No entanto, até o presente momento não fomos comunicados se vamos ter oportunidade de termos esses técnicos ou se vai ser negada a sua participação como auxiliares na CPI do Leite, embora tenhamos amparo no Regimento da Casa para solicitarmos essas pessoas para atuarem na CPI.
Embora a base do Governo, o seu Líder, o Deputado que acabou de se pronunciar diga que o Governo atual tem um percentual altíssimo de aceitação, não podemos dizer a mesma coisa quando solicitamos um trabalho através dessas empresas que acabamos de citar, e que são subordinadas à Secretaria da Agricultura.
Portanto, acho que o trabalho que pretendemos desenvolver na CPI do Leite não será apenas do Deputado Presidente, do Deputado Relator ou dos Deputados que fazem parte dessa CPI, mas sim através de todos os Parlamentares desta Casa.
Temos certeza de que todos querem que o encaminhamento da CPI do Leite seja o que todos desejamos, o que a população catarinense deseja, que não proteja um ou outro setor, mas que se faça justiça a todos. Tanto do consumidor quanto do produtor para que tenha um preço justo, digno, uma vez que o que recebe pelo litro do leite é uma vergonha, porque R$0,14 não se oferece a ninguém. Ninguém pára para juntar R$0,14 caído na rua! Mas se paga a um produtor por litro de leite! E Santa Catarina tem quase 70 mil produtores que vivem dessa atividade.
Quero aproveitar, Sra. Presidente, para cumprimentar os representantes do Município de Concórdia, o Vereador Carlos Cunha e o Suplemente de Deputado Federal Glicélio Morgan, acompanhados de mais um amigo, que visitam a Assembléia Legislativa. Que V.Exas. se sintam em casa. Tenho certeza de que este recinto é de todos os catarinenses.
Por isso a minha alegria e o meu prazer de anunciar sua presença no Parlamento catarinense.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)