Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/09/2013
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Cumprimento o deputado Romildo Titon, que conduz esta sessão, os srs. deputados e deputadas, aqueles que acompanham esta sessão pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital.
Quero agradecer, deputado Darci de Matos, as palavras de v.exa. e quero também deixar registrado que os 40 parlamentares desta Casa reconhecem a importância do cooperativismo no estado de Santa Catarina.
Quando nos pronunciamos por termos uma ligação mais forte com as cooperativas de produção, com as cooperativas agrícolas, é porque conhecemos a sua importância, deputado Sílvio Dreveck, para o estado catarinense.
Por isso, podemos divergir de pensamentos, mas ninguém aqui deixa de reconhecer a importância que o cooperativismo tem para o nosso estado e para o nosso país. O cooperativismo é uma forma de organizar as pessoas. O cooperativismo é a forma de construir riqueza e de distribuí-la, deputado Nilson Gonçalves.
Por isso, nesta tarde, quero dar os meus cumprimentos e o meu abraço a cada um de vocês.
O que me traz à tribuna nesta tarde, deputado Neodi Saretta, v.exa. que também é do meio-oeste de Santa Catarina, é falar sobre a criação da Frente Parlamentar da Suinocultura, cujo requerimento contou com a assinatura dos 40 deputados, o que mostra a importância e a grandeza que tem a suinocultura para o nosso estado.
Por isso, quero convidar os srs. parlamentares para, após o término da presente sessão, em torno das 17h, uma reunião com vistas à eleição presidente e do vice-presidente dessa frente, deputado Silvio Dreveck.
Anotei algumas coisas acerca da importância da suinocultura em nosso estado. Temos 6,2 milhões de cabeças de suínos no estado; temos 415 mil matrizes. Se fizermos uma conta rápida, deputado Padre Pedro Baldissera, veremos que a produtividade por matriz alojada dá mais de 22 leitões por porca/ano.
Nós já tivemos 60 mil produtores de suínos em Santa Catarina. Hoje temos pouco mais de nove mil produtores, os demais abandonaram a atividade ao longo dos últimos 20 anos. Mas a produção não diminuiu. O que a frente pode fazer para ajudar os produtores que ainda têm como atividade principal a suinocultura, é organizá-los para que possam alcançar seus direitos junto às agroindústrias, que hoje dominam cerca de 90% da produção do estado. É uma produção verticalizada e talvez apenas 10% da produção ainda estejam nas mãos dos produtores independentes.
Podemos também, através da frente parlamentar,
deputado Dado Cherem, propiciar uma melhor estrutura na questão do transporte, da melhoria das rodovias, da criação de ferrovias, pois Santa Catarina é o maior produtor de suínos, o segundo maior produtor de aves e o quinto maior produtor de leite, deputado Sargento Amauri Soares.
Outra questão: como não somos autossuficientes na produção de milho e de soja, é preciso trabalhar para termos armazéns que possam armazenar esses produtos. O governo federal os compraria, armazenaria através da Conab e quando houvesse necessidade colocaria à disposição dos produtores. A mesma coisa com o farelo de soja.
Não foi por vontade própria que tantos produtores deixaram a atividade. Dos 60 mil produtores, hoje temos menos de 10 mil. Por quê? Porque a atividade não propiciava o sustento dos nossos produtores.
Hoje, com aqueles que ainda conseguiram resistir, Santa Catarina abre mercados importantíssimos, como o mercado do Japão, o mercado da Rússia, o mercado dos Estados Unidos e da Europa.
Houve, sim, o trabalho técnico, o trabalho dos governos; houve trabalho e investimento do poder público, mas o trabalho maior, eu não tenho dúvida, deputado Padre Pedro Baldissera, foi dos nossos produtores. Foram eles que fizeram o dever de casa, foram eles que pagaram, com o seu sacrifício e com o seu trabalho, para que Santa Catarina pudesse ser este estado de excelência na questão da sanidade animal.
Por isso, após elegermos o presidente e o vice-presidente dessa frente, no dia de amanhã receberemos a Comissão Parlamentar da Suinocultura da Câmara dos Deputados, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, o presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, os nossos deputados estaduais, os técnicos e as representações dos nossos produtores.
Por isso deixo aqui mais uma vez um agradecimento aos 40 parlamentares que subscreveram o requerimento que propiciou a criação dessa frente parlamentar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)