Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/04/2010
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, deputado Dagomar Carneiro, quero dar as boas-vindas ao prefeito!
Aproveito para dizer, deputado Dagomar Carneiro, que o deputado Padre Pedro Baldissera nos deixará por dois meses, a partir da próxima semana. Desejamos que o deputado Padre Pedro Baldissera faça uma caminhada saudável, de sucesso, porque ele merece. Parabéns, deputado Padre Pedro Baldissera!
Hoje, sr. presidente, quero dizer da tribuna desta Casa, com muita alegria e com muito prazer, que no dia 15 próximo, amanhã, portanto, é o aniversário da grande Cooperativa Aurora, que completa 41 anos de existência, deputado Padre Pedro Baldissera.
(Passa a ler.)
"No ano de 1969, em uma assembleia com o feito oficial de constituir uma sociedade cooperativa, 18 homens se uniram, representando oito cooperativas do oeste de Santa Catarina, para formar a Cooperativa Central Oeste Catarinense - a Aurora.
Quem teve essa iniciativa foi o saudoso Aury Bodanese. Ele e os demais fundadores mal sabiam que o intuito inicial de melhorar as condições do produtor rural de suínos e conseguir espaço no mercado iria tão longe.
A Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e referência mundial na tecnologia de processamento de carnes, com 15 cooperativas filiadas, mais de 70 mil associados e mais de 13 mil funcionários, e gera um mix de 800 produtos, entre carnes de aves e suínos, lácteos e pizzas.
A Aurora é prova de que a união é a melhor forma de alcançar resultados. Regida pelos princípios do cooperativismo, que se baseiam no trabalho coletivo e na partilha dos resultados, conquistou o mercado e tornou-se referência mundial. O forte compromisso com o consumidor e com todos que participam da cadeia produtiva faz com que a Aurora equilibre seus objetivos empresariais com o compromisso social, valorizando o produtor rural e garantindo força e qualidade à produção.
Sua visão administrativa é: 'Ser referência como cooperativa fornecedora de alimentos'.
A Coopercentral Aurora, sediada em Chapecó, atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Para comemorar a data, a direção da entidade vai organizar um almoço festivo com palestras para os dirigentes das cooperativas associadas e convidados.
A Coopercentral Aurora, ao completar nesta quinta-feira, dia 15, os seus 41 anos, firma cada vez mais sua crescente participação no mercado nacional, consolidando-se como uma das maiores expressões do cooperativismo brasileiro e ocupando vitoriosa posição entre os maiores grupos agroindustriais do país.
A Coopercentral Aurora é um orgulho para Santa Catarina, e na qualidade de presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo junto à Assembleia Legislativa, quero, em meu nome e em nome dos demais membros da Frencoop-SC, parabenizar todos os 70 mil associados e fornecedores da Aurora nas pessoas dos diretores Mário Lanznaster, Neivor Canton e Marcos Antônio Zordan. Esses três dirigentes é que fazem o sucesso dessa cooperativa.
Aproveito também para registrar, com orgulho, mais dois eventos que ocorrerão durante este mês no oeste catarinense e que mostram também a força da nossa região.
Dentro das festividades alusivas aos 56 anos de Seara, que é o segundo maior município em população e em economia do nosso meio-oeste -, a cidade realizará a 4ª Exposição Feira Industrial e Comercial de Seara - Efaics -, com diversos shows nacionais, no período de 22 a 25 de abril."
Quero, como representante daquele município, convidar todos para participarem dessa festividade junto ao povo searaense, que é um povo trabalhador, lutador e que faz o seu desenvolvimento.
Da mesma forma, gostaria de registrar que em Xanxerê, a partir do dia 30, haverá mais uma edição da Festa Estadual do Milho, a Femi 2010, evento que já se tornou referência interestadual, pela sua grandiosidade e organização.
Ontem à noite, na Assembleia, o prefeito municipal, juntamente com os srs. deputados, divulgaram essa festa que irá acontecer em Xanxerê, mostrando a todos os catarinenses a força do agronegócio do oeste de Santa Catarina.
Portanto, quero parabenizar o município de Xanxerê, a sua agricultura, a sua indústria e o seu comércio, que engrandecem o oeste de Santa Catarina.
Por fim, sr. presidente, gostaria de dizer que terei a felicidade, no dia 17, juntamente com o nosso ex-governador Luiz Henrique da Silveira, de receber, no município de Irani, o título de cidadão honorário.
Quero dizer que fico orgulhoso e grato pela homenagem que a Câmara de Vereadores de Irani me presta, por proposição do vereador João Guerreiro e aprovada pelos demais vereadores. E isso me deixa feliz, pois sei que eles reconhecem o trabalho que fiz por aquele município.
Mas, deputado Dagomar Carneiro, fico ainda muito mais feliz porque está sendo reconhecido também o trabalho do nosso ex-governador Luiz Henrique da Silveira, um governador que também pensou no desenvolvimento dos pequenos municípios, que pensou no oeste de Santa Catarina. Prova disso é o asfaltamento da ligação entre os municípios de Irani e Lindóia do Sul, uma obra que custou mais de R$ 28 milhões e que vai proporcionar àquele município, que tem dificuldades, que tem um povo humilde, que tem um povo sacrificado, uma melhor condição de desenvolvimento. Aquele é um dos municípios menos industrializados do meio-oeste catarinense, mas que tem ao seu redor grandes indústrias, como a Celulose Irani, como os frigoríficos estabelecidos em Ipumirim, Lindóia do Sul e até mesmo em Concórdia. Mas, efetivamente, o município de Irani carece de oportunidades de trabalho para a sua gente.
E não tenho dúvida de que com o investimento feito pelo governador Luiz Henrique, e agora seguido pelo governador Leonel Pavan, que está dando continuidade a esse trabalho, vamos dar uma vida melhor, mais justa e mais digna também ao município de Irani.
Quero reconhecer aqui que fico muito grato por estar sendo homenageado no dia 27 do corrente, tornando-me mais um cidadão daquele município. Fico feliz e isso aumenta ainda mais o meu compromisso e a minha responsabilidade de trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento do meio-oeste de Santa Catarina.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)