Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 137ª SESSÃO ORDINARIA

Em 07/12/1999
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, mais uma vez a minha sincera saudação a todos esses ilustres visitantes que estão aqui nesta Casa na tarde de hoje.
Deputado Manoel Mota, gostaria de endossar as suas palavras. As BRs-101, 282 e 470 foram construídas pelos mais velhos, pelos mais antigos, e hoje, embora se cobre mais tributos, mais impostos, não se tem o cuidado de, pelo menos, mantê-las.
Nós, muitas vezes, somos questionados quando vamos na nossa base conversar com o nosso eleitor. E neste sábado mesmo, na televisão lá em Xanxerê, fui questionado do porquê o meu Partido, eu sou do PMDB, dá sustentação ao Governo Fernando Henrique Cardoso.
Eu sempre defendi o Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e o Senado, da mesma forma que o meu Partido, que não é o do Governador, mas tenho que ter consciência de que os bons projetos devam ser votados favoravelmente, votando aquilo que é bom, que vai ao encontro da nossa sociedade. Mas lamento que hoje não podemos dizer a mesma coisa do nosso Presidente da República, do Governo de Fernando Henrique Cardoso.
São muitos os setores que nós podemos dizer que estão praticamente abandonados, não são só as rodovias, é o nosso pequeno empresário, é o nosso jovem, que nos últimos anos não tem tido a oportunidade de encontrar um emprego. E nós vemos que muito pouco é feito para que se possa viabilizar uma mudança.
Nós vemos no Oeste, a cada dia que passa, mais agricultores abandonando o campo, porque não podem mais sustentar a sua família com o trabalho da roça, ficam apenas os filhos mais velhos que não têm outra opção para sair do interior, pois os filhos mais jovens vão tentar buscar, às vezes com mais dificuldade, às vezes com menos sucesso, uma vida mais justa e mais digna na cidade.
Ocupo este horário reservado ao meu Partido, Srs. Deputados, para dizer que muitas vezes os políticos são desmoralizados, os políticos ficam numa situação de descrédito. Por quê? Porque como temos bons profissionais, bons agricultores, também temos bons políticos, mas também temos o exemplo dos maus políticos, e são esses que nós precisamos tirar da vida pública, pois precisamos colocar pessoas que realmente tenham compromisso com a nossa sociedade.
Por isso, neste Parlamento, apesar das dificuldades, pois sou filho de agricultor, quero fazer junto com os demais Parlamentares algo de bom, de útil e de proveitoso para a sociedade. E hoje, Deputado Pedro Uczai, podemos ter a oportunidade de votar o seu substitutivo ao projeto do Governo do Estado, que com certeza trará melhores dias aos nossos idosos.
Deputado Pedro Uczai, quem sabe na hora da votação eles possam estar aqui presentes, todos os Parlamentares, dando apoio para que este projeto seja aprovado, até porque vai beneficiar aqueles que fizeram o progresso do nosso País, do nosso Estado e dos nossos Municípios.
Quero dizer que a nossa Bancada, não tenho dúvida disso, haverá de apoiar e tenho certeza que as outras Bancadas também, porque todos reconhecem a importância que têm as pessoas da terceira idade para o progresso do nosso Estado e do nosso País.
Quero, com muita sinceridade, dizer que vejo com muita alegria a presença dos senhores aqui, embora talvez não precisassem estar aqui se tivéssemos, em todas as esferas políticas, pessoas compromissadas com todos, especialmente com aqueles menos favorecidos.
Mas desejo que esta tarde seja de pleno êxito e que possamos alcançar aquilo que é melhor para cada um. E tenho certeza, caros Deputados, que hoje todos haverão de olhar para os rostos cansados, para as mãos calejadas, para o corpo corcunda, fruto do trabalho desenvolvido em favor do progresso do nosso Estado, mas alegres pela conquista que obterão.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)