Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 007ª SESSÃO ORDINARIA

Em 01/03/2000
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, na quarta-feira passada tivemos a oportunidade de representar, em Chapecó, juntamente com o Deputado Milton Sander, a Assembléia Legislativa, através de um plano de desenvolvimento que as universidades do Oeste de Santa Catarina lançaram, mais precisamente a Universidade do Contestado, de Concórdia; a Unoesc, de Chapecó; e a Universidade de Joaçaba.
Foi falado e discutido muitas vezes, nesta Casa, a respeito das dificuldades da nossa agricultura, especialmente do pequeno comércio e das pequenas indústrias do Oeste de Santa Catarina. E o setor agropecuário foi, durante esses últimos tempos, o setor que mais contribuiu para que o Governo Central pudesse dizer que a inflação no nosso País estava controlada. No entanto, o agropecuarista, aquele que trabalha nesse setor, muitas vezes não conseguiu dar o mínimo de conforto à sua família.
Por isso queremos dizer hoje que esse plano de desenvolvimento, fazendo justiça a essas universidades, busca devolver uma vida mais justa, mais digna ao Oeste de Santa Catarina, pois vai contribuir para um direcionamento aos investimentos a serem feitos.
O Oeste - e aqui não quero acusar e nem defender nenhum Governo -, nos últimos Governos, até mesmo no Governo atual, não teve a representação verdadeira que deveria ter e, infelizmente, conseguiu colocar até hoje, no máximo, uma liderança para administrar uma Secretaria que não consegue cumprir com aquilo que estabelece a lei, a qual dá autorização e obriga o investimento para a agricultura, e isso foi aprovado aqui nesta Casa na Legislatura passada.
Então, através do levantamento dessas universidades acredito que sejam feitos realmente investimentos no Oeste e que as famílias oestinas possam desenvolver, progredir, dar uma vida mais justa e mais digna aos seus familiares.
Esperamos, Deputado Romildo Titon, que o Oeste de Santa Catarina não tenha como exemplo os recursos do Prodetur, pois mais uma vez fomos discriminados e enganados, embora todos os Deputados oestinos, independente de sigla partidária, desejassem que fossem alcançados mais recursos para o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina.
Então, a nossa agricultura, as famílias oestinas, o nosso pequeno comércio e a nossa pequena indústria estão cada vez mais enfraquecidos porque não foram verdadeiramente reconhecidos.
Assim sendo, desejamos, através desse trabalho, sensibilizar os Governantes, o Poder Executivo Estadual e o Governo Federal e que realmente possamos levar para o Oeste de Santa Catarina, através das nossas representações, aquele desenvolvimento que tínhamos nos anos 70 quando se desenvolveu a agricultura, a suinocultura e a avicultura, porque hoje essas famílias não têm condições sequer de melhorar as suas propriedades, de dar uma vida melhor aos seus familiares.
Por isso não podia deixar, neste dia, de cumprimentar as universidades de Concórdia, de Joaçaba e de Chapecó pelo trabalho que realizaram, dando esperança de que poderemos levar os recursos para desenvolver o nosso Oeste.
Estarei aqui nesta Casa, juntamente com os demais Deputados que fazem parte do bloco do Oeste, para defender os interesses da nossa região, a fim levarmos para o nosso Oeste aquilo que é de nosso direito.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Nobre Deputado, nós fomos Prefeitos no mesmo período, sendo eu de Ituporanga e V.Exa. de Concórdia. Mas acompanhando-o também durante o ano passado nas atividades realizadas nesta Casa, pude constatar que V.Exa. é um Deputado aguerrido, possui ética e princípios e que a sua principal bandeira tem sido a questão da agricultura e do agricultor. Então, por esse motivo a nossa Bancada está apostando no seu nome para presidir a Comissão desta Casa.
Deputado Moacir Sopelsa, realmente V.Exa. tem razão, estamos vivendo uma triste e dura realidade em Santa Catarina, que é a dos pequenos agricultores, principalmente do Oeste catarinense. E incluo aí também a região do Alto Vale do Itajaí, regiões de pequenas propriedades, onde a agricultura é praticamente de subsistência, o que não está permitindo a sobrevivência do agricultor.
Se formos olhar os dados que comprovam essa triste realidade, veremos que muitas das pessoas que estão nos presídios e nos prostíbulos são pessoas que vieram do meio rural e que se dirigiram às grandes cidades, mas que não encontrando trabalho, envolveram-se em outros tipos de atividade.
Então, é muito triste o que estamos vendo!
É por isso, Deputado, que é urgente, que é necessário que regiões como essas sejam priorizadas em investimentos públicos.
Nós temos certeza que a partir deste ano a Comissão de Agricultura, sob sua Presidência, fará um grande trabalho.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Eu agradeço o seu aparte, Deputado Rogério Mendonça.
Eu sei, Deputado, do seu interesse pela agricultura. E não tenho dúvidas de que não adianta estarmos em um País cheio de indústrias se o cidadão não tiver o que comer.
Por isso acho que devemos realmente repensar sobre o assunto, pois não adianta morarmos nos grandes centros se não temos os agricultores produzindo aquilo que precisamos para nos alimentar.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)