Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 142ª SESSÃO ORDINARIA

Em 15/12/1999
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero saudar todos os idosos presentes nesta Casa.
Eu não tenho nenhuma dúvida (já disse isso aqui) de que os senhores nos deram um exemplo de vida. Os senhores com os cabelos brancos e com o rosto cansado foram quem desbravaram os nossos Municípios e o nosso Estado, criando o progresso do nosso País.
Por isso, o meu respeito e o meu reconhecimento, eu que ainda tenho a felicidade e a alegria de ter meu pai e minha mãe.
Os Deputados Sandro Tarzan, Volnei Morastoni e Jaime Duarte levantaram aqui um problema triste e sério que acontece com os nossos jovens.
Lá em Concórdia, Deputado Volnei Morastoni, foi feito no ano passado um convênio entre o Governo e as Prefeituras da Amauc, para a construção de um abrigo para menores, ou seja, para atender todos os menores dessa microrregião. Mas esse abrigo, por infelicidade, continua fechado por falta de apenas seis funcionários.
Passou por aqui um projeto do Governo do Estado que criava vagas para os CIPs do Estado de Santa Catarina. E uma emenda nossa, a pedido dos Prefeitos da microrregião da Amauc, independentementede Partido Político, pedia que se incluísse também as seis vagas para o CIP de Concórdia. Infelizmente, fomos pegos de surpresa quando o projeto foi retirado e foi-lhe dada uma outra redação. Isso fez com que mais uma vez Concórdia ficasse sem as vagas, que iria atender também toda a região da Amauc.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, vejo que muitos desses filhos que hoje são considerados menores delinqüentes vieram do interior, do campo, porque o nosso agricultor não consegue mais dar uma vida digna e justa aos seus familiares, pois só vamos ter uma boa educação e uma boa saúde se tivermos comida. Enfim, esses agricultores não conseguem dar a vida digna e justa aos seus familiares.
Dizia aqui o Deputado Nelson Goetten que, às vezes, aqueles que vêm procurar um vida melhor na cidade nem sempre encontram. Mas nós, que temos a responsabilidade de conduzir a política, precisamos fazer com que os Governos dêem oportunidade àqueles menos favorecidos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)