Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 069ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente e srs. deputados, ouvi o colega Manoel Mota falar sobre agricultura. Neste final de semana tive a oportunidade de participar de uma exposição internacional, em Esteio. E mais uma vez, deputados Taxista Voltolini e Dirceu Dresch, nós que somos vinculados à agricultura, pude ver em Esteio a exposição não só dos grandes produtores, mas da agricultura familiar, do pequeno agricultor. No pavilhão da agricultura familiar havia produtos de origem animal, um mercado importantíssimo, com qualidade, com produtos diferenciados daqueles da grande indústria. É o que sempre defendi, que a agroindústria familiar oferecesse um produto diferenciado para atingir uma camada de consumidores que querem consumir um produto natural.
Além disso, a parte da exposição na participação de equipamentos agrícolas, na participação de animais, a bovinocultura, a ovinocultura, a suinocultura, enfim, em toda a produção que se pôde ver na exposição internacional, mais uma vez Santa Catarina acabou sendo destaque. Quando nós conversamos com os produtores do Rio Grande do Sul, de outros estados e de outros países que lá estavam, comentou-se o trabalho que Santa Catarina realiza na questão da sanidade animal.
Nós somos, deputado Deba, um exemplo para o resto do país. Eu sempre digo que na qualidade que nós alcançamos nesse trabalho que pudemos fazer em Santa Catarina, não podemos esquecer nunca do trabalho dos nossos produtores. Claro que tivemos investimentos públicos e do setor da agroindústria, mas o investimento maior, o sentimento maior foi dos nossos técnicos e dos produtores. Colocamos o estado de Santa Catarina num patamar de destaque, e tenho a segurança e a certeza de que nós vamos buscar mercados importantíssimos para garantir a comercialização da produção de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não! Eu concedo, deputado Pedro Uczai, com muito prazer, um aparte a v.exa.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado Moacir Sopelsa, eu tenho convicção de que a renda na agricultura familiar passa por agregação de valor, e por construir um programa de fomento e de desenvolvimento da pequena e média agroindústria familiar rural. Isso é fundamental e precisa virar política pública, inclusive existe legislação estadual e é preciso aperfeiçoá-la cada vez mais.
Segundo, na questão de sanidade Santa Catarina tem-se destacado com relação ao país e ao mundo, por isso há um reconhecimento dos profissionais que atuam, tanto na Cidasc quanto na Epagri, garantindo que efetivamente o estado se torne uma referência.
Uma única observação, deputado Moacir Sopelsa, e v.exa. precisa nos ajudar. O governo do estado precisa receber os servidores da Cidasc e da Epagri para ampliar e avançar nas negociações. Na última sessão aqui desta Casa, no mês de agosto, havia um compromisso do governo do estado de receber os servidores da Cidasc e da Epagri, mas o governo não os recebeu novamente. Enganou não só os servidores, mas enganou os deputados, porque iríamos ampliar e demos o retorno aos servidores para não radicalizar o movimento porque o governo os receberia. Lamentavelmente o governo não os recebeu até esse momento e v.exa. pode contribuir, porque sabe da importância da questão da sanidade animal para o desenvolvimento da agricultura e da agropecuária de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Pedro Uczai. V.Exa. pode contar com o meu apoio, e tenho certeza de que podemos contar com o apoio do secretário da Agricultura, o deputado Antônio Ceron, que tem sido uma pessoa sensível.
Acho que nós temos que olhar para os servidores, para os profissionais que dão a segurança da sanidade em nosso país. Eu tive a oportunidade de ser secretário durante quase quatro anos e sempre tive a sensibilidade, assim como o governador, e acho que terá mais uma vez, porque Luiz Henrique e o vice-governador Leonel Pavan sabem da importância que tem os profissionais da saúde animal dentro do nosso estado. Há de se conversar. Ao diálogo as portas nunca devem ser fechadas. Existe um ditado antigo que aprendemos quando criança lá o interior que diz que quem não se comunica se trumbica, nós precisamos conversar.
O Sr. Deputado José Natal - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado José Natal - Deputado Moacir Sopelsa, eu sei da sua luta e da luta da maioria dos deputados desta Casa na questão do pequeno produtor, da agricultura familiar e todas essas questões do nosso estado.
No início do mês de agosto houve um problema em Santa Catarina, eu pedi ao governador Luiz Henrique da Silveira uma audiência e ele recebeu na sua casa a presidente da associação dos pequenos produtores com certificação estadual e federal em Santa Catarina, para tratar da questão da entrada direta de carnes sem reinspeção no estado. Estavam entrando carnes em Santa Catarina vindas do Pará, do Mato Grosso, do Paraná, sem passar pela reinspeção. Levaram essa preocupação ao governador do estado, que imediatamente convocou a equipe da Cidasc, num plano muito rápido de trabalho pela consciência da sanidade para o Brasil e para Santa Catarina.
As providências foram tomadas, e Santa Catarina continua num patamar que devemos realmente manter. E o governador Luiz Henrique da Silveira, como é comprometido com a sociedade catarinense, tomou as providências, bem como o secretário Antônio Ceron e toda a sua equipe. Hoje já há uma normativa da reinspeção na entrada desta carne sem osso em Santa Catarina, que era a preocupação da fiscalização, principalmente com relação aos miúdos e a tantas outras coisas, cujos termos técnicos não conheço.
Mas, aqui, quero fazer o reconhecimento da Associação dos Pequenos e Médios Frigoríficos de Santa Catarina pela certificação que o governador deu a eles, dando-lhes o exemplo de que é comprometido com todas as classes e com Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Isso mesmo, deputado José Natal. Essa é uma realidade. Nós precisamos dar também segurança e proteção as nossas pequenas indústrias, mas, acima de tudo, precisamos ter segurança e cuidado para que Santa Catarina se mantenha no patamar que está hoje.
Sei que não é fácil, nós chegamos ao topo máximo e para nos mantermos nele todos os cuidados e todo um trabalho precisa ser feito.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)