Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 031ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Minhas primeiras palavras são para cumprimentar v.exa. e desejar que possa seguir nessa brilhante carreira parlamentar, hoje exercendo aqui a Presidência desta Casa. Meus parabéns.
Quero aproveitar para cumprimentar o ex-prefeito de Seara, Henrique Fabri e o dr. Michel que hoje estão nesta Casa a fim de proceder ao seu trabalho em defesa do oeste de Santa Catarina.
Sras. e srs. deputados, venho a esta tribuna para falar de obras não prometidas e realizadas. Eu venho à tribuna desta Casa para falar da felicidade em participar, no domingo passado, junto com muitos deputados deste Parlamento, como os deputados Gelson Merísio, Onofre Santo Agostini e Jorginho Melo, de um grande evento, no qual o governador Luiz Henrique entregou, em parceria com a prefeitura municipal de Faxinal dos Guedes, entregou asfaltado o acesso Faxinal dos Guedes à Barra Grande. E eu quero cumprimentar aqui o prefeito municipal daquele município, Edson Vizolli, do PT, e o vice-prefeito Jandir Carminhan, do PMDB; também não posso deixar de cumprimentar o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilberto Lazzari, que entregou o título de Cidadão de Faxinal dos Guedes ao governador Luiz Henrique.
Da mesma forma tenho que cumprimentar todas as pessoas que residem naquele município, mas especialmente quero deixar aqui o meu abraço, os meus cumprimentos aos proprietários da empresa de papel e laminados: sr. Avelino Bragagnolo e seus filhos, os diretores José Bragagnolo e Marcos Bragagnolo. É uma empresa que está localizada no distrito de Barra Grande, que pleiteava, srs. deputados, esse asfalto há mais de 40 anos. E o nosso governador não prometeu, diferentemente de tantos governadores que haviam prometido aquela obra, mas que não haviam cumprido.
E agora, numa parceria importante entre o município e o governo do estado, com alguma coisa também do governo federal, foi atendido esse pleito do prefeito municipal e daquela população, para que fosse efetivado o asfalto, que dará oportunidade de aumentar ainda mais os investimentos dessa empresa na região, além de também possibilitar o escoamento da produção de uma das áreas agrícolas mais produtivas do estado.
Então, é preciso que se diga que muita coisa que nunca se viu em todos esses anos dos demais governos, está-se vendo agora com o atual governo. Justiça seja feita! Com certeza faltam muitas coisas, mas muitas estão sendo realizadas. Eu mesmo participei da inauguração de algumas estradas em que os moradores disseram que fazia 50 anos que estavam esperando por aquelas obras. E em Faxinal dos Guedes foi assim. Fazia 40 anos que a população estava esperando pela obra e até vou-me permitir ler o texto proferido pelo prefeito na ocasião da inauguração:
(Passa a ler)
"Esta parceria entre o estado e o município deu certo e vai continuar dando certo em Faxinal dos Guedes. A pavimentação asfáltica neste distrito foi uma incansável luta, e me sinto feliz por saber que é possível não prometer, não enganar, não mentir, não usar palanque para fazer demagogia; sinto-me feliz por saber que é possível lutar pelo desenvolvimento de nossa terra; e o senhor, governador, logo identificou a importância desta obra e assegurou a participação do Estado no empreendimento. Ideologias partidárias são instrumentos para se chegar ao poder, mas para trabalhar pelo desenvolvimento é preciso romper todas essas barreiras."[sic]
Estas foram as palavras do prefeito de Faxinal dos Guedes, o prefeito Edson. Por isso eu entendo que quando se quer, quando se coloca acima de tudo o interesse pelo desenvolvimento, quando se faz política com transparência, com trabalho, atendem-se os anseios da população.
Da mesma forma, vi o sr. governador receber daquela comunidade um cartaz ilustrado que dizia:
(Passa a ler)
"Aos grandes empreendedores cabe transformar o mundo, gerando riquezas e o bem comum. Aos grandes administradores cabe abrir os caminhos para que essas riquezas circulem beneficiando a todos. Obrigado, Governador Luiz Henrique da Silveira pela rodovia FAG 50 - Acesso Faxinal dos Guedes à Barra Grande. Em 22 de abril de 2007."[sic]
Hoje o deputado Gelson Merísio falou sobre as áreas indígenas, questão que nos preocupa e sobre a qual precisamos tomar posição em defesa daqueles que têm o direito de posse, que compraram aquelas áreas, respeitando as áreas indígenas.
Quero reforçar aqui as palavras do deputado Gelson Merísio no sentido de que precisamos recompor os dias das audiências públicas. Hoje acontece uma audiência pública sobre a BR-282, que interessa a todos, deputado Edson Piriquito, principalmente a nós, que moramos no oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma obra que foi iniciada há mais de 50 anos e que ainda não está concluída. Precisaríamos estar presente, mas não conseguimos devido ao compromisso que tínhamos hoje aqui.
Por isso é preciso estabelecer que as audiências públicas fora desta Casa só podem ser feitas nas segundas, nas quintas ou nas sextas-feiras para que todos os deputados tenham a possibilidade de participar.
Finalizo, deputado Edson Piriquito, e deixo estes oito minutos e 3 segundos que restam para que v.exa. possa usar a tribuna.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)