Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/10/2012
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente e srs. deputados, vou dividir o meu tempo com o deputado Manoel Mota e falar por seis minutos.
Quero cumprimentar todos os srs. deputados, as sras. deputadas e os proprietários das autoescolas.
Eu disse o seguinte no almoço da bancada do PMDB: Chega de enrolar! Nós temos que acertar! Retira-se esse encaminhamento, mas precisamos definir um encaminhamento que dê segurança a todos e para que amanhã não haja outra liminar.
Então, essa é a minha posição e acho que vai ser a posição da grande maioria dos parlamentares, pois sei da importância que o trabalho de vocês tem.
Deputada Dirce Heiderscheidt, hoje eu vou me propor a falar, nesses quatro minutos que me restam, sobre as eleições. Não tive a oportunidade de falar sobre elas porque após o primeiro turno estive fora por três semanas e não me manifestei aqui.
Em Concórdia, o deputado Neodi Saretta foi o grande vencedor. Fizemos uma boa eleição e ganhou quem teve melhor competência e melhor proposta. O meu candidato perdeu, mas eu, publicamente, quero desejar que o prefeito João Girardi, da minha cidade, tenha sucesso. Inclusive, quero me colocar à sua disposição.
Mas quero comentar, deputado Manoel Mota, as três eleições do segundo turno.
Na eleição de Blumenau, tivemos dois colegas nossos disputando a prefeitura: a deputada Ana Paula Lima e o deputado Jean Kuhlmann. A população optou pela mudança e espero que o prefeito eleito Napoleão Bernardes também possa cumprir o seu mandato.
Uma das eleições, ainda do primeiro turno, teve um grande vitorioso. E aqui não quero diminuir o trabalho de ninguém, mas o nosso colega deputado Elizeu Mattos foi um herói e sobreviveu em Lages. Lá dois amigos disputaram a eleição, porque o deputado Antônio Ceron também é meu amigo, mas o deputado Elizeu Mattos teve persistência, fez um bom trabalho e foi o vencedor.
Houve outro perdedor, mas que para mim foi um vencedor, na disputa da eleição em Florianópolis. Eu tenho que fazer um elogio a Gean Loureiro, porque acho que é importante. Inicialmente, houve uma dúvida se ele seria ou não candidato. Não se sabia se o partido o apoiaria ou não, pois havia outro candidato, mas ele foi, deputado Romildo Titon, construindo a sua candidatura. Chegou, em determinados momentos, a faltar dinheiro para pagar o marqueteiro e o suplente de deputado federal Gean Loureiro bancou a sua eleição e fez uma bonita eleição. Perdeu a eleição para outro colega do Parlamento, o deputado Cesar Souza Júnior, a quem quero cumprimentar e desejar que possa fazer um grande mandato. Mas não posso deixar de reconhecer o grande trabalho e a grande liderança que teve o candidato do meu partido, o suplente de deputado federal Gean Loureiro.
Quero falar do terceiro município, deputado Nilson Gonçalves, e que é a sua cidade. E aqui, mais uma vez, eu falo do meu reconhecimento ao grande líder político, ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira.
Lembro-me, deputado Manoel Mota, há dez anos, quando o senador Luiz Henrique deixou a prefeitura de Joinville para ser candidato a governador do estado de Santa Catarina com 3% na pesquisa. Todos duvidaram da sua vitória, e o nosso senador saiu, naquela época ex-prefeito, com o seu plano de governo e foi para o segundo turno buscar a eleição. Ele se reelegeu governador e ajudou a eleger o nosso atual governador, com as alianças que foram construídas.
Veio a eleição do sucessor, srs. deputados, e aí estivemos com Raimundo Colombo e com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. E mais uma vez a liderança do nosso ex-governador e senador fez com que tivéssemos um governador, dois senadores, um vice-governador e aqui na Casa, pela nossa aliança, as maiores bancadas.
Veio a eleição a prefeito de Joinville e, mais uma vez, quando todos duvidavam, quando todos tinham certeza de que o candidato do nosso ex-governador, do nosso senador, não seria vitorioso, pois começou a eleição também com 3%, mas com persistência, com trabalho, com a militância, tivemos o reconhecimento do povo de Joinville, deputado Elizeu Mattos, à liderança do nosso ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira.
Por isso, quero deixar esse registro deste que é um grande líder político, um grande articulador. Ninguém é perfeito, e o ex-governador Luiz Henrique, acredito, também não é, como eu também não sou. Mas tem-se que reconhecer a capacidade e a liderança política que esse homem é para Santa Catarina. Não tenho dúvida nenhuma de que ele não é orgulho só do meu partido, o PMDB, mas tenho certeza de que é orgulho de todos os partidos políticos, porque ele sabe construir uma eleição escolhendo aquilo que entende, e a população entendeu, ser o melhor para o nosso estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)