Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 002ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 17/02/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, visitantes que aqui estão presentes, representantes da imprensa, eu ouvia o deputado Jailson de Lima quando se pronunciava desta tribuna e fazia, com justiça e propriedade, a indagação sobre onde estamos e quem somos, sobre os partidos políticos e a seriedade dos políticos.
Eu quero deixar um registro aqui, deputado Pedro Uczai, e acredito que v.exa. já está no terceiro mandato. Eu sempre disse que existe gente boa em todos os setores e que existem pessoas más e pessoas ruins, deputado Kennedy Nunes, em todos os setores.
Quando se faz uma acusação, deputado Romildo Titon - e v.exa. foi prefeito de Campos Novos, bem como este deputado foi prefeito de Concórdia -, é importante provar. O meu primeiro mandato, deputado padre Pedro Baldissera, veio em 1982, como vereador no município de Concórdia. Desde lá eu exerço função pública, deputado Reno Caramori, e o chapéu não me serve, deputado Edson Andrino, quando se trata de questões generalizadas. Por onde passei procurei dar e deixar um exemplo, deputado Reno Caramori - v.exa. está aqui já no sexto mandato, já foi prefeito em Caçador e tem uma vida toda política. Quando se acusa, deve-se provar; quando se generaliza, é porque de alguma forma não se tem segurança daquilo que se está dizendo.
Santa Catarina é um exemplo para a política nacional. Em todos os partidos nós temos pessoas de origem boa, pessoas de boa índole, pessoas que trabalham com transparência. E eu não estou aqui para dizer que quando se pensa, quando se acusa e quando se levanta suspeita, deve-se dizer quem são os suspeitas e de que forma são suspeitos. Não é girar a metralhadora e atirar em todo mundo.
Por isso, eu quero dizer que continuo sendo um daqueles políticos que prezam pela seriedade e pela lealdade. Deputado Dagomar Carneiro, aprendi isso quando criança com o exemplo de meu pai, e sei que v.exa. perdeu nesses últimos dias um dos entes mais queridos da sua família, o seu pai. Tenho certeza de que a pessoa que lhe conduziu pela mão, também lhe ensinou o caminho da seriedade e da lealdade.
Nós, que somos políticos, precisamos ter isso ainda mais em mente, porque é dessa forma que nós vamos retribuir àqueles que nos confiam o seu voto, às pessoas que nos dão a responsabilidade de tratar dos seus interesses, deputado Joares Ponticelli, ou seja, de tratamos do interesse público, e isso precisa ser feito com lealdade, com seriedade. E quando alguém faz a política do oportunismo, quando alguém faz a política da desonestidade, é preciso que seja dito quem é, é preciso que sejam apontadas essas pessoas para que os eleitores possam saber a fim de excluí-las das próximas eleições.
Deputado Elizeu Mattos, não é desta forma, caluniando a todos, colocando todos na mesma direção. Eu quero dizer que nós temos gente boa e séria em todos os partidos e, se alguém não faz a política com seriedade, com transparência, com lealdade, é preciso que seja dito o nome desses políticos, é preciso que seja denunciado o nome desses políticos.
Nós temos aqui em Santa Catarina políticos que são exemplos, como o governador Luiz Henrique da Silveira, que é uma pessoa que tem dedicado a sua vida ao trabalho público com lisura, com transparência; temos pessoas como o senador Pedro Simon, no Rio Grande do Sul. Temos pessoas aqui em Santa Catarina de outros partidos políticos, deputado José Natal, que merecem os nossos cumprimentos pela forma que tratam a coisa pública.
Quero deixar aqui registrado que lamento quando são feitas denúncias dessa forma, quando não dizem a quem essas denúncias são dirigidas e a quem elas pertencem.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Vou falar a título de corroboração com o deputado Moacir Sopelsa. Eu acompanhei e li a entrevista do senador Jarbas Vasconcelos. Nós temos a maior admiração pelo senador, pela sua história dentro do nosso MDB.
A autocrítica dentro da conduta de bandeiras, de doutrinas, isso nós sabemos! Acho que é importante o partido discutir. Agora, o que não se pode, e foi um ato leviano, é apontar, dizer que um é corrupto, que outro é corrupto e não se dar o nome de ninguém, provar se há corrupção ou não! Acho que o senador Jarbas Vasconcelos se perdeu nessa entrevista com relação a essa questão da corrupção!
Acho que é importante discutir o nosso partido. As pessoas falam, às vezes, que o MDB faz parte da história do Brasil. Eu digo que não faz parte da história do Brasil. A história do Brasil mais recente passa pelo MDB, porque nós fizemos todas as mudanças que aconteceram recentemente no Brasil.
Mas esse é um tema que o deputado Edison Andrino discutiu. Eu também iria discuti-lo, mas cedi meu tempo a fim de que se pudesse discutir a questão do Parque da Serra do Tabuleiro. De qualquer maneira, quero cumprimentá-lo por levantar essa questão do nosso MDB, que deu muitas vitórias para a história recente do nosso país.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Elizeu Mattos. Eu desejo que o v.exa., como um jovem político, um jovem parlamentar, possa ter o exemplo naqueles que pregaram no PMDB, no MDB, que fizeram, sim, a história para este País.
Mas também não posso deixar de registrar aqui nesta Casa que amanhã, deputado Reno Caramori, a Copérdia, em Concórdia, realizará o seu Dia de Campo, oportunidade em que o nosso produtor e a sociedade têm de conhecer e discutir novas tecnologias, porque tenho certeza de que os nossos produtores e nossos técnicos estarão presentes.
A Copérdia é uma das maiores cooperativas de Santa Catarina, mas há outra em Joaçaba; há a Coopervil, em Videira; a Cooperalfa, em Chapecó; a Cooper A-1 e Cooper A-2, em Pinhalzinho. Enfim, o setor cooperativista de Santa Catarina tem demonstrado que participa do desenvolvimento e da organização da agricultura do nosso estado.
Então, quero cumprimentar a Copérdia e deixar registrado, nesta Casa, que são esses eventos que dão oportunidade para que possamos saber da importância, principalmente, do setor agrícola do estado de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Ouço v.exa. deputado, que é da comissão de Agricultura e que vem defendendo sempre os interesses da produção da agricultura no nosso estado.
O Sr. Deputado Reno Caramori - Quero cumprimentá-lo por ter a sua origem em Concórdia, onde está a Copérdia. V.Exa. tem acompanhado o setor cooperativista, o desenvolvimento, o empenho, a dedicação e o carinho que as cooperativas têm com os seus cooperados.
Eu, infelizmente, não estarei presente amanhã, por ter compromissos parlamentares, mas solicito a v.exa. que represente, no setor cooperativista, a Frente Parlamentar do Cooperativismo. Tenho certeza de que v.exa. trará a esta Casa as informações sobre tudo que poderemos dar de melhor ou de mais importante para os nossos catarinenses, através da Copérdia.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Reno Caramori. Tenha certeza de que vou procurar representá-lo e justificar a sua ausência.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)