Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2011
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Nilson Gonçalves.
Quero cumprimentar os srs. deputados, as sras. deputadas, todos os senhores e senhoras que nos asssistem, a imprensa e, da mesma forma, faço uma saudação a todos que nos visitam aqui.
Deputado Jean Kuhlmann, a bancada do PMDB teve a oportunidade de receber o presidente da Casan, sr. Dalírio Beber. E quero também, na mesma esteira de v.exa., cumprimentar o presidente e a direção da Casan, assim como todos os seus funcionários. Ouvimos também do presidente a proposta de expansão da Casan, de melhorias nos municípios, que vem ao encontro do que realmente precisamos e que sempre defendemos.
Sr. presidente, também recebi no gabinete o prefeito de Peritiba, onde há problemas sérios de abastecimento de água. E foi assumido com o prefeito e o gerente da Casan em Concórdia, com o gerente da Casan em Chapecó, o compromisso de fazer esses investimentos nesse município, que entendemos justos e necessários. Mas também nos informava o presidente Dalírio Beber da possibilidade, deputado Manoel Mota, v.exa. que é o nosso líder, de investimentos através do PAC, no município de Concórdia, que possui uma população de mais de 70 habitantes, dos quais 50 mil residem na cidade, nos bairros. Assim existe uma necessidade muito forte de investimentos, tanto na distribuição de água, como no tratamento de esgoto, uma vez que não é diferente dos demais municípios do estado de Santa Catarina.
Faço esse registro, porque acho importante. Inclusive, estaremos sempre atentos, no sentido de que a Casan possa estar nos municípios prestando os serviços que a nossa população quer e precisa.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Somente para me associar a v.exa., quero dizer que não consegui passar lá hoje, por conta de compromissos na comissão de Constituição e Justiça e outros. Sei que houve um evento comemorativo ao 40º aniversário da Casan e dos desafios que ela tem pela frente nessa fase de maturidade no sentido de reencontrar novos caminhos.
Precisamos avançar, porque houve um tempo perdido na história da empresa, especialmente na questão de saneamento e de esgotamento sanitário. Sabemos que há uma dívida histórica do poder público, do poder catarinense, e precisamos correr atrás desse tempo. Perdemos, hoje, somente para o Piauí, vergonhosamente. Em matéria de esgotamento sanitário a condição do estado é vexatória, por conta de equívocos cometidos ao longo de décadas. E quem tem que capitanear esse processo todo é a Casan.
Então, neste momento em que se comemora 40 anos, ao cumprimentar todos aqueles que fizeram a história da empresa até aqui - e acredito que na parte de abastecimento ela cumpriu plenamente o seu papel, o objetivo pela qual foi criada -, relembro o grande desafio de hoje, o esgotamento sanitário. E precisamos ajudar a empresa a encontrar meios para reverter essa dívida histórica com Santa Catarina.
Parabéns a todos que construíram a história da Casan! Estamos prontos para ajudá-la a prestar pelo menos mais um tanto de vida em favor dos catarinenses.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado. Também incorporo ao meu pronunciamento os seus cumprimentos à Casan.
Também não poderia deixar de registrar hoje, como fez o deputado Dirceu Dresch, que no sábado que passou a Aurora inaugurou uma indústria de leite no oeste de Santa Catarina, precisamente na rodovia federal BR-282, no Km 582, no município de Pinhalzinho. E tenho que registrar e cumprimentar a Cooperativa Central Aurora por esse investimento e pela decisão de fazer essa indústria no oeste de Santa Catarina.
A indústria tem 420 empregados diretos. E o número de empregos indiretos soma mais de mil, deputado Silvio Dreveck e deputado Joares Ponticelli. Realizam o trabalho em três turnos de funcionamento. A indústria tem a capacidade total de processamento de leite de 2,2 milhões de litros por dia, sendo uma das maiores do sul do país, incluindo aí 750 mil litros de soro de leite gerados a partir da produção de queijo.
Haverá um mix dos produtos lácteos gerados pela indústria com a conclusão das obras: leite UHT integral, desnatado e semi-desnatado, leite em pó integral em saco de 25kg, leite UHT, leite em pó integral, leite em pó desnatado, leite em pó integral enriquecido com vitaminas A e D instantâneo, leite em pó desnatado instantâneo, soro em pó comum, soro em pó parcialmente desmineralizado, queijo mussarela barra, queijo mussarela fatiado 150 kg, queijo prato fatiado 150 kg, queijo cremoso, queijo culinário, nata em pote, nata em balde, manteiga extra, manteiga comum, manteiga extra em pote, creme de leite pasteurizado a granel.
As cooperativas que entregam leite na indústria: Cooperalfa, Cooper1, Cooperitaipu, Cooperauriverde, Cotrel, Coopervil, Colacer, Coperio, Camisc, Copérdia. E são muitos os municípios que fazem parte dessa grande indústria, que é a Cooperativa Central Aurora, instalada em Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina, para dar oportunidade aos pequenos produtores.
Para quem não sabe, em Santa Catarina não havia uma tradição forte na produção do leite até 15 anos, 18 anos atrás. Havia apenas pequenos produtores de leite. E, hoje, se Santa Catarina não está em quinto lugar em produção de leite, deve estar perto disso, sendo um estado que produz mais leite do que o estado de São Paulo. Essa atividade junto com produtores de grande vulto ajuda muitas famílias e dá oportunidade para que haja diversificação nas suas propriedades.
A indústria de leite da Cooperativa Aurora tem uma receita bruta mensal após a reconstrução de R$ 35 milhões por mês, com investimentos totais de R$ 180 milhões, com origem de recursos do BRDE, do BNDES e próprios. A área total construída é de 51.000m², a área das instalações industriais é de 35.000m² e a área total do terreno é de 246.500m².
Quero fazer esse registro, na pessoa do dr. Mário, do Marcos Jordan e do sr. Ivor, três dos conselheiros da Cooperativa Aurora, cumprimentando todos os associados da Cooperativa Central Aurora e familiares que fazem parte dessa grande empresa.
Deputado Manoel Mota, agradeço por me conceder esse tempo. Deputado Maurício Eskudlark, v.exa. que também tem essa convivência com o oeste de Santa Catarina, esperamos ajudar a agricultura brasileira em todos os setores, como o da carne, do fumo, da produção de arroz e da produção do leite, no sentido de construir uma política de segurança para esses produtores.
A suinocultura está com uma dificuldade enorme de estabelecer uma política segura, pois enquanto o nosso produtor vende o produto, às vezes, com um preço menor do que o custo de produção, o consumidor paga dez vezes mais do que aquilo que o produtor ganhou por qualquer um dos derivados da carne suína.
Então, que se possa construir uma política forte, uma política segura. E não tenho dúvidas de que se fizermos isso iremos garantir qualidade de vida para o nosso país, desenvolvimento e segurança para aqueles que moram também nos grandes centros, para aqueles que moram na cidade, pois é do campo que vem o alimento, é do campo que vem a segurança do desenvolvimento, do progresso para todo o país e para todo o mundo.
Quero, dentro das minhas possibilidades, e tenho certeza de que os 40 deputados desta Casa têm também essa consciência, construir uma política para o nosso estado, uma política para o nosso país, mais justa, mais digna, que possa dar também ao consumidor a segurança de consumir um produto de qualidade, a segurança de poder se manter no campo e dar dignidade à sua...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)