Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/03/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, nos últimos dias a nossa Casa tem sido palco de discussões sobre a questão da educação. Aliás, eu já estou no terceiro mandato, deputado Elizeu Mattos, e este é um assunto que tenho sempre debatido com muita veemência e também com bastante interesse por parte de todos os deputados.
Todos têm falado sobre a questão de investimentos na educação; sobre os arts. 170 e 171, sobre a questão das bolsas de estudo e sobre a descentralização da Udesc e da UFSC.
Eu quero trazer, nos próximos dias, deputada Odete de Jesus, as coisas boas que acontecem no setor da saúde. Mas trago, hoje, aqui as coisas boas que são feitas também no setor da educação, uma vez que levantam os problemas dos prédios escolares e da estrutura das escolas. Srs. deputados, quero mostrar aqui com orgulho o que já foi realizado, mas com a consciência de que nós ainda não alcançamos todos os nossos objetivos e a estrutura que gostaríamos de ter.
Deputado Joares Ponticelli, v.exa. sempre foi um crítico construtivo pensando em elevar cada vez mais o nível da educação, mostrando escolas que precisam ser melhoradas. Então, no dia de hoje, quero falar sobre o melhoramento na estrutura de ensino da região de Concórdia. E aproveito para dizer que nós temos consciência de que ainda não temos aquela estrutura que gostaríamos de ter, aquele investimento que precisaríamos ter, mas queremos mostrar as melhorias feitas nos primeiros quatro anos do governo Luiz Henrique da Silveira.
Eu pediria que a nossa assessoria mostrasse alguns investimentos, algumas obras realizadas para a melhoria da nossa educação.
(Procede-se à exibição de slides.)
Esses são alguns dos investimentos feitos nesses últimos quatro anos. Foram as obras realizadas.
Podemos ver o ginásio de esportes. Ao todo foram dez ginásios de esportes, srs. deputados, construídos nos 16 municípios da Amauc, beneficiando dez escolas. Eu diria que com a qualidade dessa escola que estamos vendo e com essa estrutura, nós temos dez que foram ampliadas, reformadas e construídas e que dão, srs. deputados, uma condição digna para os alunos.
Nesta imagem, vemos mais um ginásio de esportes, cuja construção é necessária para a formação dos nossos alunos.
Neste slide podemos ver os uniformes escolares. Acredito que todos os alunos da região foram contemplados. Temos também o material escolar, que já foi entregue aos alunos.
Srs. deputados, estou ilustrando a minha fala com a apresentação das obras, para mostrar que falta muito, e sabemos que existem muitos investimentos a serem feitos, mas tenho a consciência, srs. deputados, de que nunca houve tanto investimento em nossa região como nos últimos quatro anos do governo Luiz Henrique.
Estou-me referindo à educação, mas poderia referir-me a todas as áreas, ou seja, à infra-estrutura, à agricultura e ao transporte. Isso é só para mostrar que nós temos que avançar, nós precisamos avançar, srs. deputados, mas nós já avançamos muito com a descentralização, que vai ao encontro do anseio, da necessidade e daquilo que pede a nossa gente.
Não temos mais apenas aquela administração que vem de cima para baixo, mas, sim, deputados Sérgio Grando e Elizeu Mattos, as ações feitas conforme o Conselho de Desenvolvimento Regional, que participa da escolha das prioridades. Os conselheiros que lá estão são representantes do povo nos municípios e nas Câmaras Municipais. Quero dizer que essa nova forma de administrar, é verdade, precisa de ajustes, mas com certeza está dando uma outra direção ao desenvolvimento do estado de Santa Catarina.
Eu mostro aqui a questão da educação porque quando jovem - eu tenho a certeza de que muitos deputados que aqui estão tiveram essa dificuldade - andava quatro quilômetros a pé ou a cavalo para ir ao colégio, pois tive a felicidade de fazer o meu primário em um colégio de freiras.
Hoje, sabemos que precisamos ter mais tecnologia, precisamos levar a informática para as nossas escolas, enfim nós precisamos ter melhor estrutura. Tenho a consciência de que se nós quisermos um país com dignidade e com justiça, teremos que começar pela educação, além de assegurar saúde a todos. E quando eu defendo que todos precisam ter alimentos é porque entendo que sem alimento ninguém consegue estudar, ninguém consegue trabalhar e ninguém consegue manter-se.
Então, a educação, a saúde e a agricultura, responsável por produzir alimentos, são segmentos que precisam do reconhecimento e do investimento do poder público.
Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não! Sei que v.exa. vai engrandecer ainda mais aquilo que procuro trazer, hoje, para esta Casa.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Muito obrigado, deputado Moacir Sopelsa.
Quero cumprimentá-lo pelo pronunciamento, mas tenho que dizer que não posso concordar com tudo o que v.exa. disse, porque não acho que as críticas do deputado Joares Ponticelli sejam construtivas. Eu ainda não ouvi criticas construtivas de s.exa. nesta Casa.
Só não vê quem não quer o que está acontecendo na educação do estado, o que foi realizado. Lógico que temos muitas coisas para fazer ainda. O caminho para o desenvolvimento do estado, do país e de uma região é a educação! Não existe desenvolvimento de um estado, de uma região ou de um país, se não apostarmos na educação. E relacionada à educação está a saúde, está a segurança pública, enfim, tudo depende da educação. Não adianta termos estradas e mais estradas se não temos um povo educado e preparado, porque nós não vamos progredir.
O governo Luiz Henrique da Silveira, com a descentralização, apostou muito na educação. São mais de 1.200 escolas no estado de Santa Catarina, das quais quase 90% receberam melhorias. Lógico, deputado Moacir Sopelsa, não podemos fazer tudo de uma só vez. Eu acho que o secretário de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Idair Piccinin, nosso colega, está de parabéns. E o que está sendo mostrado aqui, está acontecendo por toda Santa Catarina!
Cumprimento v.exa. por trazer o que está acontecendo na região de Concórdia, mostrando que a descentralização lá está funcionando muito bem, como está por toda Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Elizeu Mattos.
Claro que ouvimos todas as críticas. E aqui o deputado Manoel Mota foi feliz, quando colocou que nós temos unidades escolares interditadas, mas que não foi em quatro anos que elas se deterioraram, não foi em quatro anos que elas ficaram sem condições de uso, a ponto de ser interditadas.
Contudo, acho que todos os governadores têm interesse em fazer o melhor que podem durante o seu mandato. Agora, precisamos ser justos e dizer que o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira fizeram, nesses quatro anos, uma administração diferente daquelas habituais. Uma administração na qual houve uma participação, sem dúvida nenhuma, muito maior da sociedade, com decisões que puderam ser tomadas pelos prefeitos, pelos vereadores, pelos conselheiros, pela sociedade. Sem dúvida, tivemos uma participação maior de todos e pudemos ver os investimentos, deputado Marcos Vieira, que foi secretário da Administração e pode ajudar-nos muito, pois houve ganhos também na questão dos servidores públicos.
Claro que nós temos que ter consciência e aceitar a crítica sempre que ela vem de uma forma que nos ajude a acertar naquilo que ainda não conseguimos. Mas, às vezes, não temos os recursos que precisamos para fazer os investimentos necessários. Agora, precisamos ser competentes e buscar alternativas, para que os poucos recursos que existem possam ser investidos de fato na direção que a nossa sociedade deseja, que os nossos municípios precisam, pois o governador Luiz Henrique da Silveira sempre diz que é lá no município que vivem as pessoas; as pessoas não vivem em Brasília, não vivem só em Florianópolis, mas, sim, nos 293 municípios do estado de Santa Catarina e nos mais de cinco mil municípios do país.
Por isso nós precisamos aperfeiçoar-nos ainda mais e ajudar o governador para que ele possa consolidar o processo da descentralização. Não é um processo apenas do governador Luiz Henrique da Silveira, mas é um processo que eu entendo que vem ao encontro do desenvolvimento do estado, das decisões de todas as pessoas, um projeto novo, que tem apenas quatro anos. Quero dizer que é um projeto que vem para mudar, principalmente, a situação daquelas pessoas que estão longe do poder, enfim, daquelas pessoas que têm mais dificuldades.
O presidente Lula não é do meu partido, mas eu torço para que o governo federal possa distribuir melhor a receita, a renda, que possa acertar o país e que esses 30 milhões de brasileiros que não têm condições de se alimentar, possam ter um dia condições de comer bem para assim vivermos numa sociedade mais justa.
Muito obrigado!
(Sem REVISÃO DO ORADOR)