Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 041ª SESSÃO ORDINARIA

Em 14/05/2002
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sra. Deputada, hoje, o que me traz àa esta tribuna são dois assuntos que preocupam, eu tenho certeza, todo o Estado de Santa Catarina, mas principalmente ao Ooeste de Santa Catarina.
PercebemosEu via, hoje, ao meio- dia, quando nós recebíamos a visita do Prefeito de Imbituba, que ele estava preocupado com o fechamento de uma das suas indústrias propulsoras da sua economia.
E, ao mesmo tempo, eu me lembrava-me, Deputado Manoel Mota, que V.Exa. estava lá.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Concedo um aparte ao Deputado Manoel Mota, uma vez que estou falando de Imbituba.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eu quero agradecer, Deputado Moacir Sopelsa, que os Deputados que estão aqui presentes e os que estão nos gabinetes, que fazem parte da CPI, que são membros da CPI,, eu gostaria de poder... As pessoas que vão depor já estão lá, então eu estou e fazerndo aqui a convocação e um apelo para que compareçamos à reunião da CPI, para que possamos fazer um trabalho sério, decente e responsável da CPI, apurando aàs questões de roubo de cargas e veículos em Santa Catarina, porque é através de resposta, um trabalho sério, com resposta evidente, que nós vamos buscar resultados.
ÉE é o que o povo de Santa Catarina espera da CPI de Rroubo de Ccargas e Vveículos em Santa Catarina.
Quero lhe cumprimentá-loar e agradecê-loer peloo aparte.
Muito obrigado!!
Encaixe - Carmem
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado ao Deputado Manoel Mota. Cumprimento pelo trabalho que V.Exa. tenta fazer....


CARMEM 41°ORD. 4°APANHAMENTO



O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, o ao Deputado Manoel Mota, e lhe cumprimentando-o tambémr pelo trabalho que V.Exa. tenta fazer na CPI de Rroubos de carros e roubo de Ccargas e Veículos.
Continuando o que falava anteriormente,Mas eu quero dizer que dei comousava o exemplo do Prefeito de Imbituba, porque o Oeste de Santa Catarina, a situação do Oeste de Santa Catarina não é diferente. Nós tivemos recebemos, hoje, informações dtrazidas pelas lLideranças sSindicais de, que mais uma vez os agricultores tentam formar greves, piquetes, barreiras, querendo com issotentando buscar, Deputado Gelson Sorgato, uma solução para o prejuízo que tiveram e que estão tendo com a estiagem.
Ainda ontem, assistimosvimos nos noticiários, de que filhos de agricultores, abandonam o campo, tentando buscar na cidade uma maneira de sobrevivência. Se não bastasse a estiagem e, o prejuízo que tivemos na produção de cereais, estamos tendo a queda na produção do leite.
Também temos que registrar, aqui, a difícil situação que vive a nossa suinocultura do Oeste de Santa Catarina. A suinocultura, Deputados Valmir Comin, Odacir Zonta., que tem no Oeste de Santa Catarina, Ee sei da importância que tem essa atividade que no Sul do Estado, especificamente em Braço do Norte, sei da importância que tem essa atividade. Mas nós, no Oeste de Santa Catarina, e Mas o nosso Estado, que é um Estado pequeno, mas é responsável pela produção de mais de 30% da produção de suínos nacional.
NE esses produtores, nós estivós estivemose reunidos,mos na última quarta -feira, reunidos aqui, num sSeminário no Centro de Eventos, com os Presidentes das aAssociações de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Goiás, de Minas Gerais, deo Mmato Grosso e de São Paulo, juntamenteo com o Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos e t. Todos tinham, com a mesma preocupação:, o produtor pagarndo para produzir. OMas o que nos deixa indignados, primeiro, que o produtor paga para produzir, ou seja, o produtor não consegue cobrir o seu custo de produção!. Os preços baixam a cada semana que passa, mas não se vê a mesma coisa acontecer nas redes varejistas, aonde o nosso consumidor vai comprar os produtos ou a própria carne suína.
Tive informações, hoje, de que a carne suína nos supermercados estáa entre R$5,00 ou R$6,00, portanto, continua aumentando. Se nós formos falarmos em produtos industrializados, da carne suína, nós então, teremos, que com certeza, de deixar de adquirir esses produtos, porque o alto preço não nos dá a permite comprá-losssão., Ppara aqueles que ganham um pouco mais de um salário, para aqueles que têem um poder aquisitivo achatado, como é o poder aquisitivo do nosso País, isso é impossível, . E não dá a permissão de que os produtos sejam vistos ou sejam colocados nas suas mesas, pela ganância daqueles que são os atravessadores, e que têem a maior fatia de lucro.
Nós precisamos aqui, independentemente, de partido político, Ssabe-se do trabalho que esste setor teve, envolvendo o Governo do Estado, o Governo Federal, as indústrias, mais especialmente, os nossos produtores, pela vontade que tiveram, pela esperança que se tinha de que este ano, pudesse ser um ano em que a suinocultura pudesse ver a sua atividade, como uma atividade de lucro, mas acabou deparando-senos deparamos, com esta situação. E as informações que se tem é, que temos uma produção maior do que a do ano passado, ou seja, em torno de 7.6%. que vamos ter .... Cristiane...Deputado Moacir Zonta...

Cristy - 4 ord - 14/04


Deputado Odacir Zonta, V.Exa. que foi Secretário dae Agricultura do Estado, que tem procurado fazer um trabalho de valorização a esse setor, quero lhe informar que, infelizmente, nos deparamos que o trabalho feito nos deixa triste e aborrecidos, porque vemos o setor pagando, mais uma vez, pagando para produzir, sem falardizer do desespero pelo qualque vivem esses produtores, Deputada Ideli Salvatti, pois não conseguem vender o seu produto.
Imaginem uma propriedade que tem os seus animais prontos para o abate e não conseguem sequer mercado para abater esste produto. Issto faz com quedá sem dúvida nenhuma um desespero no produtor fique desesperado,. Ee com um agravante ainda maior:, nós nos deparamo-noss também com a falta de milho.
Nós tivemos uma redução na produção, por causa da estiagem, que colheu parte do nosso produto. Se não tivermos a sensibilidade do o Governo Federal não tiver a sensibilidade de colocar esste produto aqui no Estado, de Santa Catarina para que os nossos produtores possam ter a certeza de que vão poder alimentar os seus rebanhos, eu não tenho nenhuma dúvida de que vamos provocar uma situação que vai deixar muitas e muitas famílias irão abandonarabandonando as suas atividades e migrarndo para as grandes cidades, para as periferias dos grandes centros, sendo mais uma das famílias que vaião viver uma vida sem dignidade, porque sem dúvida nenhuma também será difícil encontrar trabalho também nos grandes centros.
Por isso, quando recebo aqui o relatório da Associação Catarinense de Criadores e que coloca na sua integra tudo aquilo que nos espera, a situação da suinocultura neste ano, precisamos tentar buscar, nesta Casa, independentemente de Partido Político, tentar buscar junto ao Governo do Estado,, ao Governo Federal e, àas indústrias e os produtores, uma proposta para salvarmos da desgraça, como dia no relatório da associação, os nossos produtores.
Eu só acredito que isso possa acontecer se todos se sensibilizarem, e todos entenderem que este é um setor importantíssimo para a economia do nosso País, e principalmente para a economia do Estado de Santa Catarina.
Estou fazendo aquiDeixo aqui este registro porque sei quevendo os Deputados Odacir Zonta, Gelson Sorgato e outros Deputados que vêm de regiões que ao longo desses 5cinqüenta0 anos investiram em tudo o que podiam e, se prepararam da forma mais especializada possível para ter uma atividade de lucro, mas, e na verdade, estamos, mais uma vez, numa épocaatividade de dificuldades, tristeza e prejuízo.
Eu espero que possamos -, e tenho certeza de que vamos contar com o apoio de todos -, buscar uma solução;, e se necessário for, se for um pedido dos nossos produtores, instalaremos, nestsa Casa, uma CPI para salvar os nossos produtores e buscar aqueles que estão na ganância de ganharem sem olhar para o consumidor...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)