Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/04/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, quero dizer que o assunto que v.exa. abordava da tribuna desta Casa é, sem dúvida nenhuma, um dos projetos mais importantes que devem tramitar neste Parlamento durante este ano. Não é um projeto do governo, é um projeto do estado de Santa Catarina.
Eu disse que daria um aparte à deputada Ada De Luca porque vi o deputado Flavio Ragagnin fazer um pronunciamento importantíssimo sobre o oeste de Santa Catarina, precisamente acerca da questão dos dejetos suínos.
Mas preciso fazer justiça aqui ao governador Luiz Henrique da Silveira, que levou para o oeste de Santa Catarina duas indústrias que, num primeiro momento, vão aproveitar a cama dos aviários, os dejetos de aves. Num segundo momento, vai ser feito o aproveitamento e a transformação dos dejetos de suínos em energia elétrica.
O deputado Professor Grando, que foi presidente da Fatma, tem muito conhecimento disso e sabe que se trata de uma ação importantíssima que o governo do estado faz em prol do oeste de Santa Catarina.
Deputado Silvio Dreveck, a cama sobreposta teve o seu desenvolvimento iniciado na Embrapa, com o empenho da Associação Catarinense de Criadores de Suínos e da Fapesc, liberando R$ 400 mil, a fim de serem feitas algumas das primeiras ações, das primeiras estufas, aproveitando os dejetos de suínos com uma cama sobreposta e transformando isso em energia elétrica, em gás, diminuindo os altos índices de poluição determinados pela produção de suínos na nossa região.
Sei que o deputado Flavio Ragagnin conhece esse assunto, mas quero apenas registrar aqui que está havendo um empenho forte do governo do estado. É claro que falta muito. Sabemos que falta muito porque os problemas foram criados ao longo de mais de 50 anos, mas hoje, pela primeira vez, um governo começa a se empenhar, a se preocupar em ajudar a resolver esse problema ambiental e dele criar uma maneira de gerar renda para o nosso produtor.
Ontem foi homenageado um ilustre catarinense, um homem fortemente ligado à agricultura, que é o dr. Glauco Olinger, a quem a Embrapa concedeu o Prêmio Frederico Menezes Veiga; concedeu também à dra. Vânia Maria Gonçalves, que é baiana. Isso nos deixa orgulhosos e quero parabenizar o dr. Glauco Olinger pelo prêmio e a Embrapa pelo reconhecimento. Quero também cumprimentar o dr. Glauco Olinger pelo trabalho que faz em defesa da Epagri, da agricultura e dos interesses agropecuários de Santa Catarina. Sem dúvida nenhuma, foi uma homenagem justa e precisamos prestar o nosso reconhecimento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)