Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 027ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/04/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, sr. deputado Manoel Mota, v.exa. é um líder que tem o respeito da nossa bancada. A democracia nos dá a oportunidade de votar ou não votar, de obstruir ou não obstruir o quórum. V.Exa. tem-se pautado como um deputado que nos orgulha e que merece o nosso respeito.
Eu gostaria de abordar, no dia de hoje, a audiência pública que ocorreu, ontem à noite, na comissão de Agricultura; gostaria de falar sobre mais uma ida do governador à região de Concórdia. Antes, porém, tenho que dizer que são levantadas muitas questões que precisam ser esclarecidas e uma delas refere-se à senadora Ideli Salvatti - e não vejo aqui nenhum deputado do PT -, que, na terça-feira à noite, se pronunciou no Senado Federal.
Lá em Brasília, não é novidade para ninguém, o PMDB e o PP, partido do deputado Joares Ponticelli, partido dos deputados Flavio Ragagnin e Kennedy Nunes, dão sustentação ao governo Lula. E a senadora, mencionando os partidos que não fazem parte da base de sustentação do governo federal, dizia que quem perdeu a eleição não pode mandar, que manda quem ganha a eleição. E dizia mais: "A Oposição quer tomar conta da CPI, mas não tem voto suficiente no Congresso"! A líder do PT no Senado disse isso!
Portanto, aqui em Santa Catarina não é diferente: quem deve governar é quem foi eleito e não quem perdeu a eleição! Quem perdeu a eleição teve tempo para governar e tem que dizer o que fez naquela época.
Aliás, não sou contra os pedidos de informação. Não sou contra! Acho, deputado Manoel Mota, meu líder, que já conversamos sobre isso com a bancada. Nós temos que aprovar os pedidos de informação, até porque quando falam sobre o pedido de informação da Epagri, quero dizer que essa ação que foi levantada na Epagri já está no Ministério Público, para que ele faça os encaminhamentos, e quero que as respostas venham para esta Casa.
Mas também há pedido de informação que não é necessário, como um que queria saber como o governador havia se deslocado para Criciúma há duas semanas. A pé ele não foi! O governador é governador 24 horas por dia! Ele participa de ações administrativas e políticas. E não foi o governador Luiz Henrique que teve a sensibilidade, a condição de deixar o seu mandato, de renunciar o seu mandato quando candidato para não usar a máquina administrativa?
Nós precisamos colocar as coisas de forma coerente, porque quando se fala que o governador quer pagar R$ 1 bilhão para a Engepasa, não é verdade! O governador não quer pagar nada! O governador quer pagar o que a empresa tem para receber, o que a Justiça vai determinar para pagar! Não é verdade quando se diz que o governador quer pagar R$ 1 bilhão! Aliás, essa dívida começou no governo passado, não foi o governo do PMDB que fez essa dívida. Quem deixou de pagar essa dívida, de cumpri-la, e quem sabe não estaríamos na situação que estamos hoje, não foi o governador Luiz Henrique da Silveira!
Então, eu quero, desta forma, deixar registrado nesta Casa que nós temos muitas ações que não podemos ficar jogando para a platéia quando as galerias estão cheias. Claro que sei que precisamos reconhecer o trabalho dos professores aposentados, deputado Professor Grando. V.Exa. votou com a maioria, e a mesma coisa eu digo: votei com a grande maioria.
Entendo que precisamos valorizar, sim, aqueles que estão na sala de aula. Em contrapartida, precisamos buscar juntos aqui uma solução para aqueles que não receberam esse aumento, para aqueles que não receberam esse reajuste, para aqueles que não receberam esse abono! Precisamos construir essa proposta e nós, da base do governo, temos a responsabilidade ainda maior do que a da Oposição de buscar esse encaminhamento, essa proposta. Mas muitas coisas são jogadas aqui de uma forma para que a população acredite que seja verdade, quando elas não são verdadeiras.
Eu quero também deixar aqui a proposta. Vamos fazer, deputados Edison Andrino e Romildo Titon, um pedido de informação solicitando que respondam pelas 2l Regionais da Fecam sobre os investimentos que foram feitos neste governo, no mandato passado de Luiz Henrique da Silveira, e do governo anterior. Vamos ver quanto foram os investimentos do primeiro mandato do governador Luiz Henrique da Silveira e vamos ver quais foram os investimentos do governo passado. Ao mesmo tempo em que se coloca dúvida de que há desvio, de que há corrupção, os investimentos estão acontecendo em todas as áreas!
O governador estará em Concórdia, no dia de amanhã, para inaugurar ações em todas as áreas, na área da agricultura, na área da saúde, na área da educação, na área de transporte, nos acessos aos nossos municípios. Qual foi o governador que propôs e empenhou-se para que todos os municípios pudessem ter uma via de acesso asfaltada? Foi o governador Luiz Henrique da Silveira.
Eu quero fazer aqui também um desafio às indústrias. Deputado Antônio Aguiar, v.exa. que é lá no planalto norte, por que a Sadia e a Cooperativa Aurora investem no estado de Santa Catarina? Porque têm respaldo do governo. Essa é uma obrigação do governo, é uma obrigação nossa desenvolver o estado.
Nós não podemos admitir que muitas vezes a inverdade seja dita, deixando, em contrapartida, manchada a verdade. É isso que precisamos fazer: reconhecer quando necessitamos fazer os ajustes. Quando erramos, temos que reconhecer o nosso erro, mas quando acertamos, precisamos mostrar como as coisas estão acontecendo e da forma como acontecem.
Por isso eu quero dizer que esta Casa tem o direito da crítica da Oposição, mas não o ataque pessoal, o ataque à pessoa. Temos que ter respeito um pelo outro. Eu tenho esse respeito porque acho que todos devemos ter. Eu tenho isso de berço e quero dizer que respeito todos os parlamentares que estão aqui, que nós não nos acusemos...
(Discurso interrompido por término do horário regimental)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)