Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2008
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente e srs. deputados...
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Quero fazer um esclarecimento ao nobre deputado Joares Ponticelli sobre a Udesc. Para conhecimento de s.exa. e dos nossos pares, a Udesc de Lages, no governo Luiz Henrique da Silveira, foi duplicada. Lá tínhamos os cursos de Agronomia e de Veterinária há mais de 20 anos. Hoje foram criados dois cursos, o de Engenharia Florestal e, a partir de agosto, teremos o de Engenharia Ambiental. Então, com a descentralização a Udesc de Lages passou a ter quatro cursos. Isso sem falar nos demais laboratórios que foram instalados na instituição.
Faço esta referência para mostrar aquilo que está sendo feito na Udesc, em Lages, na serra catarinense.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Deputado Elizeu Mattos, v.exa. lembrou que está sendo investido nas universidades particulares, nas universidades criadas por lei municipal, no caso de Concórdia, o laboratório de leite que não tínhamos. E o governo passado, a que o nosso colega Joares Ponticelli se referiu, tanto prometeu, mas não havia acontecido o laboratório de análise de alimentos.
É claro que tenho que cumprimentar o deputado Pedro Baldissera, todos os parlamentares, os companheiros do oeste de Santa Catarina, a nossa bancada federal e o governo federal. Deputado Pedro Uczai, v.exa. que tem seu título de professor sabe a importância que tem o ensino público superior para o oeste de Santa Catarina e para o interior do nosso estado. Claro que essa é uma conquista que veio de uma decisão do presidente da República, mas é uma conquista dos catarinenses que quero compartilhar com todos. E acho que no momento em que tivermos a oportunidade de ter educação, saúde e segurança, teremos um país com mais dignidade e justiça.
Também quero me referir, deputado Valdir Cobalchini, ao que aconteceu no último final de semana, que não é só um problema de Santa Catarina, mas de todo nosso país, sobre a questão da Segurança. Fico triste quando vejo que precisamos investir mais em cadeia, em contratação de policiais, de agentes de segurança, enquanto não temos ainda a estrutura necessária na Saúde e na Educação, bem como uma alimentação adequada para todos, enfim, coisas dignas para a vida de cada cidadão.
Hoje, assomo à tribuna no horário reservado aos Partidos Políticos, para falar um pouco sobre o aniversário da emancipação política de Concórdia, no dia 29 de julho, quando o município completará 74 anos. Por isso, quero render aqui a minha homenagem a este município no qual tive a oportunidade de nascer e de constituir a minha família. Meus pais são imigrantes do Rio Grande do Sul, e aportaram em Concórdia há mais de 80 anos, onde tive também a oportunidade de ser prefeito.
(Passa a ler.)
"Nosso município é o décimo primeiro colocado em Santa Catarina no critério do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH -, e pelo mesmo critério, é o trigésimo oitavo colocado no Brasil, entre mais de cinco mil municípios.
No Índice de Desenvolvimento Social é o 12º município do ranking catarinense. Nossa população tem origem em colonizadores de famílias italianas e alemãs, que construíram uma economia com sólida tradição agrícola.
Concórdia é o berço da Sadia, a maior agroindústria do Brasil, em alimentos, que ali se instalou em 1944, por iniciativa do sr. Attilio Fontana, que mais tarde chegou ao Senado da República.
Ali se desenvolveu aquela que é considerada a mais eficiente forma de desenvolvimento do modelo agropecuário nacional, que é a integração entre a indústria e os produtores rurais. Mais de 28% de sua população reside no meio rural. Cerca de 19 mil munícipes vivem e produzem em comunidades do interior do nosso município, que tem 67 mil concordienses.
Podemos citar números que falam por si: são quase 1.200 criadores de suínos, cujo rebanho supera meio milhão de cabeças. Concórdia é o principal município produtor de suínos, conforme dados do Levantamento Agropecuário Catarinense.
Está à frente de Seara, que é o segundo no estado de Santa Catarina; Xavantina; Braço do Norte; Xaxim; Videira; Iomerê; Tangará; Xanxerê e Arabutã, também grandes produtores.
Na avicultura, Concórdia tem 545 propriedades com granjas que garantem uma capacidade instalada de milhões de aves.
A pecuária de leite e outras culturas agrícolas também têm força na região. Só em bovinos há mais de 60 mil cabeças no município.
A área de plantio de milho supera 12.500 hectares e a produção anual passa de 60 mil toneladas.
A tecnologia sempre estimulou a produtividade das lavouras de Concórdia, através do trabalho da Embrapa, da Epagri e da Cidasc.
Os minifúndios de Concórdia são extremamente produtivos e também produzem culturas de subsistência como a mandioca, hortaliças e frutas. O reflorestamento também é uma prática já inserida há décadas na cultura dos agricultores locais.
Mais recentemente a Cidasc e a Epagri tiveram uma participação importante na produção de cerca de 150 toneladas de peixe por ano, com destaque para as espécies de carpa e tilápia.
Eu também gostaria de dizer que o município de Concórdia abriga 158 indústrias, 1.118 empresas comerciais e 1.800 empresas de prestações de serviços.
Mais uma vez destaco a Sadia, com a sua grande unidade que emprega milhares de concordienses e gera outros tantos de empregos indiretos. Mas há uma forte indústria metalúrgica em expansão, um segmento moveleiro e outras tantas unidades, como a Coopérdia, a Coopercentral, que têm a sua integração no município de Concórdia.
Concórdia tem um Produto Interno Bruto total de quase R$ 1,3 bilhões ao ano, o que representa a décima primeira posição no PIB catarinense. A renda per capita dos concordienses é de R$ 19.355,00 ao ano.
Por fim, quero destacar que Concórdia só tem números tão expressivos porque tem um povo trabalhador, que preza pelo crescimento da comunidade e pela educação de sua gente. Temos em Concórdia a 14ª posição no índice de desenvolvimento da educação básica entre os 293 municípios de Santa Catarina, e temos uma rede de ensino que se estende até o nível superior.
Nosso município se desenvolve desde os primeiros colonizadores graças a sucessivas gerações de empreendedores, de famílias que formaram uma grande comunidade produtiva, de gente que sempre primou pela vida harmoniosa e pela hospitalidade.
Por isso, já que esta Assembléia estará em recesso na semana do aniversário do município, quero antecipar os cumprimentos a todos os concordienses e dizer que tenho muito orgulho de ser um deles."
Quero cumprimentar Concórdia, e desejar que este município cada vez mais possa contribuir e colaborar com o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. Cumprimentar também a administração municipal e em nome dela todos os concordienses.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)