Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 045ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/05/2007
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, quero também cumprimentar o nosso secretário Regional de Concórdia, nosso ex-deputado, ex-conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas, Luiz Suzin Marini.
Também gostaria de cumprimentar os alunos e os educadores presentes, que hoje pela manhã tivemos a oportunidade de nos ver no plenarinho da Assembléia Legislativa, aonde eles devem passar dois dias, aprendendo sobre os trabalhos realizados nesta Casa e colocando mais conhecimento em sua formação, através da Escola do Legislativo.
Sr. presidente e srs. deputados hoje o que me traz à tribuna desta Casa, é falar, deputado Gelson Merísio, como v.exa. já o fez, sobre a missão que tivemos e a felicidade de termos ido a Paris e a França, onde Santa Catarina, deputado Antônio Aguiar, foi reconhecida e teve a entrega de certificado de um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Embora tenhamos tido na semana passada toda a divulgação sobre este assunto, através da imprensa falada, escrita e televisada de Santa Catarina e do país, gostaria de ter feito esse pronunciamento ontem, mas não foi possível. Eu o faço deputado Nilson Gonçalves, no dia de hoje, até porque, srs. deputados, para nós que temos vínculos fortes, ligações profundas com a agricultura de Santa Catarina, especialmente com a produção de carnes de suínos, de aves, a bovinocultura, sabemos a importância desse certificado e dessa conquista para o estado de Santa Catarina.
Srs. deputados, é uma conquista na qual vimos trabalhando não de agora, mas há mais de 30 anos deputado Manoel Motta, que se persegue essa oportunidade para colocar Santa Catarina dentro dos mercados do mundo. Nós, que vivemos nos últimos anos com pendências muito grandes, deputado Clésio Salvaro, com alguns países, a partir de agora, claro que não podemos criar uma expectativa falsa, uma expectativa que não poderá se concretizar, mas a parte política que cabia ao governo acabou de ser oficializada.
Também tenho a consciência deputado Manoel Motta, de que esse trabalho não pode parar. Ele precisa ser efetivamente construído com mais força, com mais segurança, porque a partir de agora a nossa responsabilidade aumenta muito mais.
Quero fazer justiça e dizer que foram muitas pessoas envolvidas nesse processo para que essa conquista acontecesse, pessoas de governos anteriores ao nosso, secretários anteriores à época em que passei pela secretaria da Agricultura. E cito o secretário da Agricultura atual, deputado Antônio Ceron; o ex-secretário Odacir Zonta, o ex-secretário Gelson Sorgato, que inclusive estava hoje na Assembléia Legislativa, pois também ajudaram muito.
Mas preciso deixar registrado que tivemos momentos difíceis, quando em 2004, por ocasião dos focos de febre aftosa no Paraná, no Mato Grosso do Sul, deputado Herneus de Nadal, Santa Catarina sofreu pressão de lideranças políticas desses estados, que queriam que Santa Catarina voltasse a vacinar. Nós tivemos posições firmes e nos mantivemos naquilo que éramos orientados pelos nossos técnicos; o governador Luiz Henrique da Silveira decretou estado de emergência de sanidade animal para Santa Catarina, requisitou o Exército para nos ajudar numa fiscalização mais eficiente e mais firme; tivemos sempre a colaboração dos nossos técnicos da Epagri, da Cidasc, com a nossa Polícia Civil e Militar, juntamente com a convocação feita aos agricultores e produtores, que tiveram investimentos ao longo de mais de 30 anos, tentando fazer com que se pudesse erradicar de uma vez por todas essa doença.
Srs. deputados, faço questão de trazer para esta Casa, o certificado que conseguimos na semana passada, deputado Manoel Mota, que representa a independência da comercialização de carnes para o estado de Santa Catarina. E já começamos a ter boas notícias das nossas indústrias, e até ouvi a Cooperativa Central Aurora fazer declarações nos nossos veículos de comunicação de que fará novos investimentos para melhorar a planta da sua indústria. Foram anunciados investimentos pela Sadia, na construção de uma indústria nova em Santa Catarina e eu estou torcendo para que ela seja instalada em Concórdia. Quero fazer força para que essa indústria se instale em uma região de produção, com um investimento, deputado Manoel Mota, no valor de mais de R$ 200 milhões.
O secretário Antônio Ceron esteve na sexta-feira passada na primeira reunião em Bruxelas, na qual a Itália começa a transmitir os primeiros sinais de que virá para Santa Catarina comprar carne. A mesma coisa acontece com a missão do Japão, que poderá vir para Santa Catarina no mês de outubro e quiçá se consiga, de uma vez por todas, a redenção principalmente da criação da produção de carne suína, que vem se arrastando com prejuízos por mais de dois anos.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOLPESA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentá-lo e dizer da importância da discussão desse tema. E hoje temos a honra de ter aqui muitos visitantes, que são integrantes do Parlamento Jovem, que estão acompanhando os trabalhos dos deputados. Quem sabe futuramente alguns deles formem um parlamento de verdade para ajudar a contribuir nesses processos importantes e fundamentais para o nosso estado.
Acho que nós, independente de cor partidária, temos que comemorar esse reconhecimento em nível mundial, porque é uma conquista evidente daqueles que têm amor e que querem ver Santa Catarina crescendo. Quantos discursos aqui foram feitos, criticando e dizendo que não podíamos vender carne, que a Rússia não queria, que outros não queriam, como se Santa Catarina não estivesse trabalhando nesse setor. Mas graças a tantos secretários que fizeram um trabalho sério, dedicado e responsável com aquela equipe técnica da Cidasc, é que hoje Santa Catarina é um orgulho para o Brasil, quer dizer, livre da febre aftosa sem vacinação.
Srs. deputados, agora podemos vender carne para o mundo inteiro. E quem é que ganha? Ganha Santa Catarina, o povo e a sociedade. Nós estamos aqui para representar a sociedade e a nossa obrigação, o nosso dever é trabalhar e buscar resultados. É para isso que o povo elege um deputado, ou seja, para buscar melhores dias para todos. Quando não acontecem os melhores dias de um político, a população se frustra.
Este é o resultado de um governo responsável e descentralizador, que continua trabalhando. Quero aqui reconhecer o trabalho fundamental de v.exa. na secretaria. E hoje o secretário Antônio Ceron continua esse trabalho belíssimo que v.exa. fez. Com isso ganha Santa Catarina, o governo do estado e também a sociedade catarinense.
Parabéns pela sua participação neste processo. E sinto orgulho de ser um catarinense que recebeu esse diploma. Parabéns, deputado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Agradeço o seu aparte, nobre deputado.
Quero dizer que não fiz nada mais do que aquilo que é minha obrigação, meu dever. Mas para poder alcançar este objetivo, v.exa. pode ter certeza de que foi importante a definição e a liberdade que o governador Luiz Henrique da Silveira nos deu de poder trabalhar, pois acreditou na proposta de que estaríamos fazendo ainda mais para melhorar a qualidade de vida dos catarinenses.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOLPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Nobre deputado, lembro que no segundo semestre de 2005 ocorreu um foco de febre aftosa que assustou o estado de Santa Catarina. Lembro do seu trabalho na secretaria da Agricultura, e que na véspera de acontecer um dos maiores eventos agropecuários do sul do Brasil, que é a Expolages, o governo anteviu, e através do secretário regional e de v.exa. como secretário da Agricultura, tivemos uma posição firme de conversarmos com o sindicato rural, com os agropecuaristas da serra catarinense, em Lages. Foi uma conversa sem imposição, um diálogo de convencimento, numa parceria que temos de lembrar do sindicato rural dos produtores da nossa região e do estado de Santa Catarina, e decidimos naquele momento, faltando dois dias para o evento, que suspenderíamos a entrada de animais no Parque Conta Dinheiro. Esta decisão também partiu dos agropecuaristas do nosso estado, em especial da serra catarinense e do sindicato rural de Lages.
Só nós sabemos, deputados Moacir Sopelsa, Antônio Aguiar e Manoel Mota, do prejuízo que teríamos abrindo mão do evento naquele momento, pois os animais estavam praticamente chegando ao parque e teríamos que dizer que não tínhamos condições de realizar esse grande evento. E por esta decisão tomada há dois anos, agora nós podemos, eu, v.exa., o governador, os pecuaristas, o sindicato rural, enfim, os idealizadores e os realizadores da Expolages, comemorar juntos esta conquista , porque ela é de todos, é uma conquista de Santa Catarina.
Desejo cumprimentá-lo pelo pronunciamento que faz.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Elizeu Mattos.
Eu não tenho dúvidas de que sacrificamos muitas ações dos nossos produtores para poder alcançar este objetivo e para podermos cumprir a legislação e a determinação que precisava ser feita. E a exposição de Lages foi um dos exemplos do sacrifício daqueles produtores de investirem nos seus animais e prepará-los para a festa, mas reconheceram o risco que estávamos trazendo para Santa Catarina e acataram aquela decisão, aquele pleito dos nossos técnicos de suspender a exposição.
São lembranças como essas que gratificam o trabalho que foi feito com o sacrifício de todos.
O SR. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Ouço v.exa. pois com certeza a sua região tem na agricultura um peso muito forte no desenvolvimento do estado.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Nobre deputado, gostaria de cumprimentar v.exa. que representa tão bem especialmente o município de Concórdia, e dizer aos munícipes da sua cidade que v.exa. como ex-secretário exerceu um papel preponderante para que realmente acontecesse este ato importante não só para Santa Catarina, mas para o Brasil.
É claro que especialmente para nós catarinenses, v.exa. teve sim, um papel definitivo para que acontecesse esse grande ato que libera as exportações do estado de Santa Catarina.
Parabéns, deputado Moacir Sopelsa!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado Antônio Aguiar.
Tenho consciência de que ninguém consegue sozinho ou sem um trabalho em conjunto fazer alguma coisa. Nós temos a felicidade de ter, deputado Antônio Aguiar, em Santa Catarina uma equipe técnica da Cidasc, que tem o conhecimento e a responsabilidade e que nos ajudou e muito a alcançar esse objetivo. Mas acima de tudo, deputado Antônio Aguiar, não se pode deixar de reconhecer aqui a consciência do produtor catarinense que tem às vezes uma propriedade difícil, uma propriedade pequena, na qual apenas cabem as instalações de uma pocilga para criar suínos ou aves, mas consegue transformar aquela pequena propriedade numa grande produtora de alimentos. Por isso acho que valeu a pena o sacrifício de todos esses anos, o trabalho de todos juntos, sem que se possa puxar, como disse o deputado Manoel Mota, questões pessoais ou políticas para um ou para outro partido, mas todos os governos têm seus méritos. O governo Paulo Afonso, Kleinübing, Esperidião Amin, e agora, no momento decisivo o governador Luiz Henrique da Silveira.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Não poderia deixar de parabenizar v.exa. e todas as autoridades da secretaria da Agricultura, assim como todas as pessoas que trabalharam nesse período que v.exa. citou. E como membro da comissão de Agricultura deste Poder Legislativo, comandada por v.exa. e pelo deputado Reno Caramori, gostaria de registrar também a nossa satisfação e dizer que conhecemos um pouco isso. Inclusive, na última sexta-feira de madrugada, conversando com os barreiristas, lá na divisa com o Paraná, em Dionísio Cerqueira, estávamos falando sobre esse assunto. E o pessoal, os trabalhadores barreiristas da Cidasc, junto com os demais trabalhadores desta importante instituição, estão satisfeitos com o trabalho realizado e esperando, inclusive, um retorno, uma compensação.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado, deputado.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Pois não, ouço v.exa. E a nossa querida Joinville, bonita em flores, bonita em tudo, também é uma grande região produtora de bananas que transforma Santa Catarina no maior exportador de bananas do país.
Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Tanto é verdade deputado Moacir Sopelsa, que fui convidado para ir com essa comitiva à França, mas por ser deputado do norte, de Joinville, onde a agricultura é mais forte no arroz e na banana, entendi que não seria de bom alvitre, como deputado, ir à França tratar da questão dos suínos, pois v.exas. entendem muito melhor. Então, declinei do convite, pois entendi que não deveria ir, porque não me diria respeito ou pelo menos não tenho tanta intimidade com esse tipo de atividade, como v.exa. tem.
Eu quero apenas parabenizá-lo e enaltecer o trabalho que v.exa. sempre fez em prol deste segmento, quando secretário da Agricultura e como parlamentar nesta Casa. Quero também aproveitar para convidá-lo para participar da comissão do Mercosul, pois estamos com um problema sério, que é a questão da exportação da banana. E os nossos agricultores do norte, os bananicultores, estão tendo problemas, dificuldades enormes para exportar os seus produtos.
Como v.exa. é um grande conhecedor da nossa agricultura, já foi secretário e aqui nesta Casa também tem um papel relevante, gostaria de fazer um convite a v.exa. para participar da nossa comissão, que tratará deste assunto na terça-feira.
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Muito obrigado pelo seu aparte e pode contar comigo.
Quando estávamos na secretaria da Agricultura passamos por dificuldade em função da doença que contaminou os bananais de São Paulo e do Mato Grosso. E tivemos a contribuição efetiva dos produtores da sua região, que tiveram prejuízos, deixando, às vezes, de embarcar o seu produto. E é uma das atividades que nós precisamos defender também em Santa Catarina, porque são mais de 12 mil famílias que têm a sua atividade principal na produção de banana, coisa que muito pouca gente sabe.
O Sr. Deputado Renato Hinnig - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Como restam ainda alguns minutos, eu vou conceder um aparte a v.exa., inclusive os 30 segundos a que tenho direito, mas antes eu quero registrar com alegria, deputado Renato Hinnig, a presença, nesta Casa, do nosso diretor financeiro do Laticínio Tirol, Tarso Dresch, que também é uma empresa que investiu numa indústria que vai industrializar mais de um milhão de litros de leite em pó em Santa Catarina, graças aos incentivos que v.exa. deu, quando foi diretor adjunto da secretaria de Finanças, no ICMS do leite, para que ela pudesse fazer o seu investimento em nosso estado.
O Sr. Deputado Renato Hinnig - Deputado Moacir Sopelsa, eu quero parabenizar v.exa. por nos trazer notícias desse evento tão importante para Santa Catarina como para o país, que certamente vai trazer uma nova dinâmica à nossa economia que é muito forte na questão agropecuária, até mesmo nessa questão do leite que agora se está desenhando. Isso tem a ver com a atitude enérgica na época em que v.exa. foi secretário da Agricultura, que por justiça citou o trabalho dos seus antecessores, que também tiveram o seu mérito e o seu trabalho...
(Discurso interrompido por término do horário regimental)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)