Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/09/2009
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. presidente deputado Gelson Merísio, srs. deputados, sra. deputada, também quero cumprimentar o deputado Padre Círio Vandresen e dar-lhe as boas-vindas.
Quero cumprimentar todas as pessoas que vieram prestigiar a posse do deputado, e tenho a certeza de que teremos aqui um colega interessado em defender as ações deste Parlamento para o desenvolvimento do nosso estado e da nossa gente. Também quero cumprimentar o prefeito Djalma Berger, um amigo que tenho, pessoa a quem admiro muito e a quem desejo uma grande administração no município de São José. Sei que v.exa. possui essa competência e essa vontade também.
Quero, nas minhas primeiras palavras, fazer aqui um cumprimento especial, deputado Reno Caramori, à Copérdia, que no dia 5 de setembro completou 42 anos de existência.
A Copérdia, instalada em Concórdia, que possui filiais em mais de 30 municípios, teve no ano passado um movimento de R$ 315 milhões. E nesta oportunidade quero cumprimentar os mais de nove mil associados que a cooperativa possui, todos os diretores, na pessoa do presidente Valdemar Bordignon, e reconhecer aqui a importância que tem essa cooperativa para o desenvolvimento da nossa região e do nosso estado.
Eu tenho dito que as cooperativas em Santa Catarina têm dado o exemplo de desenvolvimento, de trabalho e de transparência e têm sido grandes contribuidoras do nosso desenvolvimento, especialmente na agropecuária.
Por isso, quero deixar aqui este registro, fazer este reconhecimento e desejar que a cooperativa possa continuar sendo administrada da forma como está, com transparência, com lealdade e com o crescimento que vem tendo nos últimos anos. Isso demonstra que o nosso produtor vai estar amparado.
No dia de hoje recebi do governador Luiz Henrique, srs. deputados, uma notícia boa. Deputados Silvio Dreveck e Ismael dos Santos, entre tantas notícias ruins que temos para o nosso estado, principalmente para os nossos produtores, vem do ministro da Agricultura e do governador a informação de que as Filipinas decidiram comprar carne suína e carne de frango de Santa Catarina. Isso é importante, muito importante para esse setor. Algumas indústrias já foram reconhecidas e já estão aptas a exportar. São elas: Sadia, de Concórdia e Chapecó; Seara, de Itapiranga, Forquilhinha e Jaraguá do Sul; Frigorífico Pamplona, de Presidente Getúlio; e Central Oeste, de Quilombo. Espero que consigamos abrir esse mercado e ir em busca de outros que até então não tínhamos ou que não compravam carne, especialmente a carne suína, do nosso estado.
As Filipinas, que têm uma população, deputado Silvio Dreveck, de 95 milhões de habitantes, têm um consumo de carne em torno de 40kg per capita por ano. É um país com a metade da população do Brasil, mas que consume quatro vezes mais do que nós consumimos em média, que são 13kg por ano. As Filipinas têm um PIB corrente de US$ 168 bilhões e teve um crescimento real, em 2008, de 4,66%.
Isso tudo, sr. presidente, vem ao encontro daquilo que durante todos esses anos se procurou fazer, independentemente de governo: ser reconhecido como um estado livre de febre aftosa sem vacinação. O trabalho dos nossos produtores, das nossas indústrias, dos nossos governos, o trabalho do governador Luiz Henrique e a estrutura das nossas empresas, principalmente a Cidasc, levaram-nos a conseguir esse status para Santa Catarina.
Tenho a esperança de que possamos colher resultados que venham ao encontro da segurança e do desenvolvimento da agricultura de Santa Catarina. A suinocultura é uma atividade que é parte forte do desenvolvimento e da economia do estado de Santa Catarina e vem passando por muitas dificuldades há muito tempo. Além das exportações, além daquilo que se espera vender para o exterior, ainda não me conformo com o fato de não termos carne suína in natura à disposição dos consumidores internos. Afinal de contas, são mais de 190 milhões de brasileiros, deputado Ismael dos Santos, e se houvesse oferta de carne suína como há de carne de frango e de carne bovina, eu não tenho nenhuma dúvida de que dobraríamos o consumo em nosso país. Se nós aumentássemos em apenas um quilo per capita por ano o consumo de carne suína no país, estaríamos aumentando em mais de 180 milhões o volume de quilos consumidos. E isso viabilizaria uma atividade em Santa Catarina que é importantíssima não só para a economia, mas também para os produtores que têm conhecimento, têm uma experiência muito longa nessa atividade.
É uma notícia boa, é uma notícia que, eu espero, possa trazer resultados e quero torcer para que o nosso produtor possa sair dessas dificuldades em que está, possa encontrar nessa, uma atividade que lhe dê dignidade, que lhe dê condições de continuar na sua produção.
O restante do tempo será usado pelo meu colega, deputado Adherbal Deba Cabral, com quem tenho a alegria de poder dividir o horário do meu partido no dia de hoje.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)