Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 042ª SESSÃO ORDINARIA

Em 06/06/2001
O SR. DEPUTADO MOACIR SOPELSA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo esta tribuna não para deixar aqui o exemplo da lealdade, da sinceridade, da moral, da ética, até porque entendo que todos nós somos pessoas com direito de acertar e de errar.
Deputado Ivan Ranzolin, eu quero dizer a V.Exa., que tem aqui cinco ou seis mandatos, que vivo da iniciativa pública e participo dela deste 1982, foi quando ingressei na vida política. Fui Vereador, Prefeito, ganhei e perdi eleições. Fui Subsecretário de Estado e sou hoje um Deputado dos 40 que compõem esta Casa.
O que tenho visto, e é sobre isso que gostaria de dizer aqui, muitas vezes, são acusações de ambas as partes tentando defender um posicionamento, um questionamento de cada um, mas que às vezes, na defesa desses questionamentos, empobrecemos e deixamos o Poder Legislativo, a nossa Casa envergonhada.
Por isso que muitas vezes quando vamos buscar o voto, Deputado Onofre Santo Agostini, V.Exa. que preside o nosso Parlamento hoje, que tem também uma experiência longa, os eleitores nos dizem que não votam para Deputados, porque muitas vezes passamos por cima do interesse público, do interesse de todos e do nosso dever, em favor do nosso interesse pessoal.
Quero que fique registrado nesta Casa que precisamos defender os interesses de todos os catarinenses, mas com justiça e com seriedade. Vimos há pouco acusações que às vezes colocam famílias em dificuldades, mas não podemos nos esquecer, que precisamos de fato punir aqueles que tentam sonegar os tributos, pois muitos com sacrifício pagam. Nós às vezes vemos o Governo não poder cumprir com aquilo que gostaria de fazer, que deveria fazer, porque não tem os recursos necessários.
Por isso, Deputado Volnei Morastoni, precisamos trabalhar com seriedade, com sinceridade, pois estamos aqui por sermos pessoas sérias, porque a sociedade acreditou em nós, porque entre tantos que foram candidatos, entre os milhões de eleitores, escolheram esses 40 Deputados.
O Sr. Deputado Ivan Ranzolin - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MOACIR SOLPESA - Pois não!
O Sr. Deputado Ivan Ranzolin - Acho que as palavras de serenidade são muito importantes nesta hora, e é oportuno que se deixe muito claro que o que disse o Deputado Volnei Morastoni da tribuna não é a vontade de ninguém nesta Casa.
Ninguém deseja exterminar a CPI, pelo contrário, nós até ontem demos uma posição ao Deputado Júlio Garcia, que se for necessário que se prorrogue a CPI mais alguns dias, porque na realidade a CPI presta um serviço à sociedade catarinense. Os Deputados estão esclarecendo à sociedade catarinense a situação da sonegação.
Agora, nós não somos julgadores, a Assembléia não pode julgar ninguém, ela tem que levantar os fatos e entregar ao Ministério Público para que a Justiça comum faça o seu dever, pratique o seu dever. E o que está acontecendo, nobre Deputado, é que nós estamos julgando, estamos procurando enxovalhar o nome de pessoas e isso nós não podemos permitir. Não posso permitir que a Assembléia Legislativa jogue na lama nome de pessoas.
Foi dito hoje que a Deputada Ideli Salvatti é uma pessoa séria, honesta, e merece toda a nossa consideração. E até prova em contrário o Deputado Pizollatti merece toda a nossa consideração. Homem sério, honesto e sua esposa é uma mulher séria, honesta. E o nomes deles não podem ir para rua simplesmente porque a Deputada tem uma suspeita sobre a sua função.
Por isso temos que restabelecer o nosso entrosamento, o diálogo, prestar o bom serviço a Santa Catarina, mas sem fugir do fato determinado, sem fazer proselitismo político e nem tiradas emocionantes com assuntos ligados à CPI. O Presidente da CPI tem que ser um Magistrado, tem que ter a confiabilidade para colher os dados e entregar ao Ministério Público.
Por isso cumprimento V.Exa., que tem esse mesmo pensamento. Mas precisa ficar muito claro que não tem ninguém querendo acabar com a CPI, que não tem ninguém querendo exterminá-la. Por isso estamos participando, mas tem que respeitar a lei e o Regimento Interno. A lei e o Regimento Interno, repito, Deputado!
O SR. DEPUTADO MOACIR SOLPESA - Agradeço, Deputado Ivan Ranzolin. É isso que quero também deixar registrado, que devemos dar apoio à CPI. Devemos cada vez mais ser transparentes, a fim de que possamos realmente mostrar à sociedade que estamos cumprindo com o nosso dever.
Já vi V.Exa., Deputado Onofre Santo Agostini, se pronunciar por duas vezes sobre o nosso Município de Alto Bela Vista. Um Município que foi desmembrado do Município de Concórdia, e que é, sem dúvida, o maior produtor de coalho do Brasil.
O Senhor disse do mundo, mas é realmente um dos maiores produtores de coalho. Para quem não sabe, muitos me indagavam ontem, quando V.Exa. dizia isso, não se faz queijos se não se tem leite mas também se não se tem coalho.
Eu queria dizer a V.Exa. que esse Município, embora progressista, é jovem, de apenas dois mandatos, Deputado Joares Ponticelli, e não tem ainda uma via de acesso de asfalto.
Então, eu defendo e tenho visto, não porque ele é um Município governado por um Prefeito do PMDB, temos também um Município de Paial, que é governado por um Prefeito do PFL, que também ainda não tem uma via principal ou uma única via de asfalto para levar o progresso ao seu Município.
Por isso, quando vejo que muitas vezes os investimentos são desviados, são feitos para aqueles que fazem mais pressão, ou aqueles que tem mais poder, vemos que o nosso interior, que os nossos Municípios pequenos, principalmente aqueles que vivem da agricultura, às vezes têm dificuldades, vão perdendo a sua população. Por quê? Por que não têm o mínimo de estrutura.
Então, devemos nos sensibilizar. Não importa o Partido do Prefeito, o Partido do Governo, mas há de haver uma consciência de todos nós que, se quisermos que o Estado cresça, que o nosso agricultor se sinta à vontade no seu trabalho, no campo, precisamos dar primeiro a estrutura aos Municípios.
Hoje, se fala muito no desenvolvimento do turismo nos Municípios do Oeste e do Meio-Oeste de Santa Catarina. Mas de que forma vamos desenvolver o turismo se ainda muitos dos nossos Municípios não têm uma via de acesso asfaltada. A primeira coisa que o turista busca é ter oportunidade de lazer com conforto.
Por isso, temos que defender, Deputado Gilmar Knaesel, V.Exa., quando foi Presidente desta Casa, participou muitas vezes do Orçamento Participativo, independentemente do Partido Político, que todos os Municípios possam ter a sua estrutura.
A indústria que tem no Município de Alto Bela Vista precisa dividir suas cargas, tirar das carretas, colocar dois ou três caminhões, porque o acesso principal, que vai até esse Município, não oferece condições. É por isso que venho dizer que é um orgulho para todos do Meio-Oeste termos esse tipo de empresa, mas também defender que os investimentos sejam feitos nesses Municípios.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)