Pronunciamento

Milton Hobus - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/03/2022
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Comenta que o Carnaval deste ano praticamente não existiu no Brasil, mas parece que a vida das pessoas está voltando à normalidade, pois as praias e restaurantes estão cheios, e confraternizações tem ocorrido habitualmente. Espera que seja esse o novo normal daqui para frente.
Defende a desobrigatoriedade do uso de máscaras para as crianças nas escolas e diz que tem dois netos que se sentem muito desconfortáveis com essa situação. Acredita que, felizmente, a pandemia está chegando ao fim. Cita que vários países da Europa já aboliram o uso de máscaras, bem como de outras medidas restritivas.
Fala sobre o pedido de desarquivamento de projeto feito pelo deputado Jessé Lopes, que ao pedir a reabertura da matéria que era de 2020, começou a falar sobre a criação ou não do passaporte sanitário. Esclarece que o projeto não era sobre tal assunto, mas infelizmente os deputados que votaram pelo não desarquivamento daquele projeto de vacinas foram acusados de serem a favor do passaporte de vacinação, porém o projeto mencionado não tinha nenhuma relação com o passaporte.
Discorre sobre a Guerra da Rússia contra a Ucrânia, alegando que o presidente russo é um ditador que tem direcionado ataques a uma nação praticamente indefesa. Afirma que este crime contra a humanidade será refletido no mundo inteiro e cita o aumento no preço dos combustíveis e de outros insumos. Demonstra solidariedade à comunidade ucraniana no Brasil e faz menção ao município de Santa Terezinha, que tem muitos imigrantes ucranianos.
Complementa a fala de outros parlamentares que o antecederam a respeito da estiagem no Estado de Santa Catarina. Pede que sejam discutidos projetos com visão de longo prazo e não somente ações emergenciais. Lembra que, quando foi secretário da Defesa Civil, recebeu informações de modelos meteorológicos que mostravam que no sul do Brasil iria ocorrer uma diminuição no volume de chuvas. Acrescenta que, na época, foi feito um estudo minucioso, com apoio da UFSC, de todas as áreas afetadas pela estiagem em Santa Catarina. Diz que todos esses estudos estão disponíveis e reforça pedido por ações de longo prazo que ajudem a combater os efeitos negativos da distorção climática no Estado. [Taquigrafia: Roberto]