Pronunciamento

Milton Hobus - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/10/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Comunga com os deputados sobre a questão de redistribuição da renda no estado, bem como o debate realizado na CCJ, na presente data, a respeito das emendas impositivas.
Faz uso de transparências no telão do Plenário para mostrar a posição no ranking de competitividade de 2019, em que Santa Catarina é o segundo estado brasileiro, pelo terceiro ano consecutivo, para se investir, e que tem por itens os indicadores: potencial de mercado, sustentabilidade ambiental, inovação, eficiência da máquina pública, solidez fiscal, segurança pública, sustentabilidade social, educação, capital humano, infraestrutura.
Também, exibe que em 2011 Santa Catarina ocupava a sétima posição, e que o crescimento se deu, mesmo com a crise da economia brasileira dos períodos de 2014 a 2017, porque os empreendedores investiram no estado e tiveram o apoio do governador do estado, Raimundo Colombo, que foi criticado por causa dos incentivos fiscais, mas que tomou medidas duras e preservou o setor têxtil que estava competindo com os produtos da China. Assim, foi um governo que vislumbrou crescimento e desenvolvimento em longo prazo, porque os números colhidos, atualmente, são frutos do trabalho em conjunto.
Igualmente, explana a terceira transparência que retrata a sobrevivência das empresas e o desequilíbrio econômico nas regiões catarinenses, destacando e considerando que o Alto Vale do Itajaí diminuiu, está ilhado, ao comparar com o oeste, que cresceu 5,2%.
Por isso, pede que o governador do estado, Carlos Moisés, converse com o Parlamento, escute os empresários e lideranças, e faz citação dos números do Confaz em que mostra o desempenho de Santa Catarina quanto à arrecadação de tributos, que chegou a 17,99% no primeiro trimestre do presente ano, quando não ocorreu o aumento dos impostos. Assim, entende que o estado está preparado para crescer e desenvolver ainda mais, e menciona que Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira administraram o estado em um momento de grave crise. E ressalta que a pior crise é aquela que tira o emprego e a capacidade de subsistência do trabalhador.

Deputado Laércio Schuster (Aparteante) - Defende que o Parlamento tem prerrogativa legal em relação às emendas impositivas. [Taquígrafa: Sílvia]