Pronunciamento

Milton Hobus - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Comunica que irá viajar, na presente data, em caráter particular, sem ônus para a Assembleia Legislativa, para a Itália e Taiwan.
Traz notícia referente à sua visita a Secretaria da Defesa Civil, órgão que lhe desperta profundo respeito pelo propósito que a mesma enfrenta quando ocorrem calamidades no estado catarinense. Comenta que todos os ambientes da instituição foram integrados para o serviço do governo, e que conversou com o secretário João Batista a respeito dos trabalhos realizados, principalmente sobre a questão da liberação de recursos que o órgão recebe, e o mesmo garantiu que está sendo liberado normalmente.
Faz pedido ao deputado Ricardo Alba, como coordenador da Frente Parlamentar do Vale do Itajaí, para realizar em conjunto um reforço junto ao Ministério da Integração, no governo federal, para a liberação das pendências em relação à Barragem José Boiteux, pois ainda está pendente a construção do canal extravasor. Cita que o canal é instrumento de segurança da barragem e ainda não foi concluído. Demonstra apreensão com a situação, solicitando a todos os deputados para, em conjunto, fazer parte do encaminhamento da questão para o governo federal, e os recursos serem liberados para a conclusão da mesma.
Encerra, afirmando que já foi realizado todo o levantamento da demarcação da área que deveria passar a escritura para o governo de Santa Catarina, já que nosso estado fez o projeto e a união assumiu o compromisso. Espera que o governo estadual consiga isolar os indígenas que vivem na região para não haver mais depredação na construção, então de fato o Vale do Itajaí terá mais segurança.

Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Ressalta que, na questão da Barragem de José Boiteax, a única solução é estadualizar a área. Enquanto a mesma continuar sob o comando dos indígenas destruindo a obra, o estado não terá competência para ter vigilância completa; é necessário tirar o espaço da União, talvez esta seja a solução mais plausível para o momento. [Taquígrafa: Ana Maria]