Pronunciamento

Milton Hobus - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/11/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Diz que o município de Rio do Sul é a 9° melhor cidade para se viver após os 60 anos, e que isso é fruto de um longo trabalho, que só teve êxito com a ajuda dos grupos da melhor idade.
Lembra que iniciou, no ano de 2005, a entrega de medicamentos junto com o estímulo dos grupos da melhor idade e assistência social, e hoje pode ver o resultado, pois diz que pessoas mais felizes adoecem menos.
Comenta que nos próximos 10 anos acontecerão grandes transformações nas áreas de saúde, tecnologia e medicina, e pergunta-se como devem estar preparados para esses fatos.
Parabeniza a iniciativa do vereador Mario Sérgio e os demais pelo projeto Vereador da Terceira Idade, que chama de bela iniciativa, e cita como exemplo o projeto dos deputados mirins desta Casa, e pede que se oportunize a experiência dos presentes.
Traz, ainda, dois temas, primeiramente fala sobre a estrada que liga Rio do Sul ao município de Lontras, que se encontra interditada, e pede a ajuda da Defesa Civil, pois é uma obra de grande porte e não acha justo o município arcar com toda a despesa.
Na sequência, cita a região do meio-oeste, que é a maior produtora de frutas do estado e teve um prejuízo por causa das chuvas e granizo. Reforça que isso poderia ser evitado, e lembra que quando foi secretário da Defesa Civil participou de uma audiência pública em Caçador, onde foi demonstrado o resultado do antigranizo, sistema que preservou a fruticultura da região.
Comenta do repasse que ocorreu pela Defesa Civil para a região nos valores de R$ 500 mil por ano, quando cresceu a abrangência do sistema antigranizo, de 9 municípios para 14.
Lamenta que, no ano vigente, o governo do estado não renovou a contrato do antigranizo, e afirma que se faz necessário investir na região, pois é a maior produtora de frutas do estado. [Taquigrafia: Guilherme]