Pronunciamento

Milton Hobus - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/02/2020
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Iniciando o ano de trabalho, cumprimenta todos os deputados e faz uma reflexão sobre a missão do Parlamentar, que não é só legislar e fiscalizar, mas defender o estado catarinense, o seu povo trabalhador, os municípios onde vivem as pessoas.
Solidariza-se com aqueles que foram desrespeitados por pessoas do primeiro escalão do governo, que está priorizando um time a favor, mas mesmo assim as dificuldades para conversar e encaminhar são muito grandes. Afirma que em nenhum momento fez conversa não republicana.
Diz que é muito fácil vir ao Parlamento e fazer discurso bonito, dizendo que tudo vai bem, pregando a união com o Executivo, que é necessária, mas na prática isso não está acontecendo.
Entende que a sua experiência o tem levado a querer construir pontes, evitar ofensas, torcendo para que o estado vá bem. Entretanto, refere-se ao discurso do governador no dia anterior, na abertura dos trabalhos legislativos, que deixou a impressão de que o mesmo está sendo enganado pela sua equipe que relata que a burocracia está sendo eliminada, e as entregas sendo agilizadas.
Reafirma que está havendo um equívoco por parte do governador, porque tal não está acontecendo. Cita que, nas emendas parlamentares de 2018, o estado não conseguiu fazer os convênios pela burocracia. Quanto à visita do secretário Douglas Borba no ano anterior, na apresentação dos convênios que foram gerados, não constava nenhum convênio da Saúde. Constata que tais fatos, além de muitos outros, não atestam um governo ágil e eficiente.
Demonstra indignação com a morosidade para atender as demandas, como no caso dos remédios, bem como a demora da licitação para reforma das escolas, fazendo com que a verba existente não pudesse ser utilizada. Concorda com o deputado Bruno Souza, que demonstrou que não existe eficiência nos gastos, mas somente o aumento da arrecadação.
Contesta, ainda, a necessidade da compra de carros de luxo para a Secretaria da Educação, cujo tipo de veículo não está adequado ao que se destina, pois deveriam ser maiores.
Acredita que o governador é uma pessoa bem intencionada, mas tem um time que o está enganando, dizendo que está tudo certo, mas o estado está indo à banca rota. Questiona a forma como têm sido recebidos os deputados, que estão defendendo os municípios, e pede um tratamento mais respeitoso.
Para finalizar, esclarece que o governo não economizou em 2019, gastou mais do que em 2018, mas o que o salvou foi a arrecadação de impostos, e não a eficiência da máquina pública.

Deputado Felipe Estevão (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo pronunciamento, concordando que o estado vai de mal a pior, e que a conduta da equipe do governo tem sido não republicana. Lamenta pela ineficiência, sentindo-se envergonhado, pois é o seu partido. [Taquígrafa: Sara]