Pronunciamento

Milton Hobus - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/10/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Discorre sobre a região do Alto Vale do Itajaí, que considera uma das regiões mais prósperas do estado, e, no atual momento, vive um dos piores índices de crescimento e desenvolvimento das últimas décadas. Percebe que devido à falta de melhorias nas rodovias, como de Rio do Sul e Blumenau a Itajaí, leva-se quatro horas para percorrer 120 ou 150 quilômetros até Itajaí.
Comenta reunião da Amavi no município de Santa Terezinha, na última sexta-feira, e de prefeitos da Amplanorte, em busca de uma estratégia para ligar a citada cidade com o Planalto Norte; também, se fez presente o secretário da Infraestrutura, que pode ouvir as demandas dos prefeitos. E, no encontro, a pedido do governador do estado, a Amavi solicitou aos prefeitos que escolhessem três obras relevantes para a região. Ao mesmo tempo, comenta que a região do Alto Vale viveu um período longo sem investimentos estratégicos e faz um contraponto com outras regiões, como o meio-oeste, que teve obras recentes de infraestrutura, e no oeste catarinense quase todas as cidades são interligadas, enquanto no Alto Vale não existe saída, além do problema das enchentes, o que entende ser um dos motivos de empresas desistirem de investir na região.
Enfatiza a rodovia que liga Rio do Sul e Presidente Getúlio, obra que teve o empenho do deputado Aldo Schneider e do governador Raimundo Colombo; necessita ser concluída. Também, ressalta a pavimentação entre Vidal Ramos e Botuverá, trecho que facilitará o acesso ao litoral, ligação do Planalto Norte com o Alto Vale, e entende como primordial para o desenvolvimento econômico da região.
Por isso, considera importante o diálogo do governador com as lideranças, prefeitos, deputados do Alto Vale para se colocar em prática projetos que foram apreciados, porque obras de infraestrutura têm alto custo e não há dinheiro para tudo, mas existe para fazer alguma coisa, e as prioridades têm que ser estabelecidas a partir de um planejamento.
Comenta indicação de sua autoria ao governador do estado e à secretaria de Turismo que objetiva elaboração de um projeto em parceria com a Floripa Airport, elencando atrações turísticas, oportunidades de negócios e incentivos fiscais catarinenses às novas empresas aéreas homologadas pela Anac, bem como demais empresas aéreas com potencial de operar no Brasil, pois com a ampliação do novo aeroporto de Florianópolis vislumbra-se prospecção e inovação para o turismo no estado de Santa Catarina. [Taquígrafa: Sílvia]