Pronunciamento

Mauro de Nadal - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/08/2017
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Orador) - Cita a oportunidade que a Câmara dos Deputados tem de fazer a reforma política para o país ao mencionar a aprovação do "distritão" na comissão Especial da referida câmara, bem como o financiamento público de campanha.
Recorda com saudades do ex-governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, quando em 2002 percorreu o estado com a expressão 'descentralização' ao exemplificar o modelo clássico da relação de distância entre o município de Santa Terezinha do Progresso e Brasília, dizendo que o recurso quando chegava já não era suficiente para sanar as demandas dos munícipes. Assim, a importância das secretarias regionais é no sentido de levar desenvolvimento às regiões longínquas, como o de turismo na cidade de Palmitos. Ao mesmo tempo, relaciona a questão das UPAs prontas pelo Brasil afora que os prefeitos não têm condições de colocá-las em funcionamento devido a falta de recursos.
Cita que a Espanha levou 17 anos para implantar o sistema descentralizado e o aprimora a cada ano em busca do melhor. Pensa que a questão a ser debatida é sobre a redução do número agências de desenvolvimento. Critica que nomeá-las como caos financeiro em Santa Catarina não condiz, pois os cargos já existiam na grande Florianópolis e foram levados para o interior do estado. Acredita que o citado ex-governador restabeleceu a dignidade do povo catarinense esquecido no interior ao participar e discutir as necessidades dos cidadãos. [Taquígrafa: Sílvia]