Pronunciamento

Mauro de Nadal - 118ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/12/2019
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Orador) - Comenta que o tema mais debatido no Parlamento, ao longo do ano, foi sobre os incentivos fiscais. Diz que todas as audiências públicas culminaram em um grande benefício para o Estado e a sociedade catarinense.
Ressalta a diminuição do imposto para a indústria, que neste ano o Governo do Estado trouxe como pauta um projeto que dará oportunidade às mesmas de comercializarem no território catarinense competitivamente, pois hoje de forma injusta a tributação para vender a produção no estado é de 17%, enquanto a nossa indústria para vender nos demais estados da federação paga 12%. Com isso, se movimentará mais a economia e cria a expectativa de mais empregos gerados, sendo um grande ganho para Santa Catarina.
Lembra que protocolou um projeto que tem como bandeira a agricultura e a bacia leiteira do Estado, permitindo a esses agricultores um aumento no percentual da indenização no abate dos animais em caso de doenças como brucelose, tuberculose bovina e outras doenças.
Diz que o seu gabinete tem pautado o meio ambiente como uma meta de trabalho, e dentre vários projetos em que obteve êxito, traz o "Projeto Recolhe", que recolhe animais abatidos de médio e grande porte, dando uma destinação correta.
Informa que nesta semana lançou um projeto, com a parceria de estudos da UDESC, que busca dar a direção correta ao lixo orgânico produzido no dia a dia. Diz ter feito um projeto experimental nesta Casa, que será monitorado pelos próprios servidores, e de forma prática, dando destinação a estes resíduos. E, após testado e aprovado, tem a intenção de levar este projeto às escolas do meio- oeste, para que as crianças aprendam desde cedo a dar o destino correto a este lixo. Faz exibição de um vídeo que ensina de forma simples como reutilizar estes resíduos orgânicos.

Deputado Fernando Krelling (Apartenate) - Parabeniza o deputado pela ação, e diz que o mesmo está pensando fora do gabinete, que esta ação poderá alcançar no futuro os demais municípios.

Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Parabeniza o deputado e diz que todos os gabinetes poderiam pensar em aderir, e isto deveria ser um projeto piloto da própria Assembleia. [Taquigrafia: Guilherme]